Manguezal, Lama Natal!

05/06/2022

Compartilhe:

#PraCegoVer #ParaTodosVerem Imagem colorida e horizontal na qual se destaca uma paisagem composta por um grande rio que reflete parte de um manguezal, a serra do mar coberta pelo verde e nuvens que acompanham seu recorte, além de um céu azul claro. Foto: Luis Felipe Natálio.

*Por Luis Felipe Natálio

Quem que já foi um dia ou vai constantemente tomar banho quando a maré encher nas cidades litorâneas deve ter ouvido falar de um ambiente misterioso, cheio de lama, árvores “pernudas”, bichinhos com pinças e com um cheirinho peculiar, chamado manguezal. Esse lindo ambiente é encontrado em poucos lugares, ocorre apenas em áreas costeiras que possuem o encontro do rio com mar em regiões tropicais e normalmente recebe pouca atenção das pessoas. Mas o manguezal é um ecossistema com papéis importantíssimos na natureza, colaborando muito para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Trecho do Mangue em Bertioga. Foto: Foto Nativa
#PraCegoVer #ParaTodosVerem Imagem colorida e horizontal na qual se destaca, da esquerda para direita, um grande tronco de árvore retorcida e raizes pretas imersas na água. Ao fundo, a margem do rio e o manguezal. 

Os manguezais são os berçários do oceano!

Esse ambiente é um lugar calmo, de águas riquíssimas em nutrientes, fonte de comida e energia para muitos bichos e plantas. Essa abundância de nutrientes ocorre devido ao encontro de águas marinhas e fluviais, que carregam matéria orgânica, como detritos vegetais e restos de animais, para dentro do mangue. Todo esse material é decomposto até formar uma espécie de adubo para as águas e solos de suas florestas. Esse adubo sustenta o crescimento de microalgas, algas e plantas, que, por sua vez, servirão de alimento para vários animais em fase de reprodução e desenvolvimento, como crustáceos – caranguejos, siris, camarões -, peixes e aves. Além disso, parte desses nutrientes é carregado para o mar e fertiliza as águas marinhas próximas.
 

Mais um dia de pesca na Praia da Enseada em Bertioga. Foto: Foto Nativa
#PraCegoVer #ParaTodosVerem Imagem colorida e horizontal na qual se destaca um caminhão antigo com a boleia azul e carreta amarela guinchando um barco pequeno branco e preto. Atrás do barco, um homem com boné olha para o mar e a serra no entardecer.
Assim, boa parte da biodiversidade dos oceanos e da pesca marinha e costeira dependem direta ou indiretamente dos manguezais!

São também reconhecidos como barreiras naturais que protegem o litoral de eventos climáticos extremos, como tempestades e ressacas do mar, evitando a erosão da costa. E, mais recentemente, esse ecossistema foi catalogado como um grande aliado na mitigação das mudanças climáticas. O gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e os manguezais retiram carbono do ar durante o crescimento de suas árvores, estocando carbono nos troncos e nas raízes dos mangues, e, principalmente, acumulam carbono na lama graças a toda matéria orgânica enterrada ali. Por isso, esse ecossistema pode ser chamado de “sumidouro de carbono”. 

Visita ao Manguezal pelo Projeto Barco Escola. Foto: Luis Felipe Natálio.
#PraCegoVer #ParaTodosVerem Imagem colorida e horizontal de um dia de céu azul, árvores de folhagens verdes com suas pernas em meio à lama e o rio logo à frente. 

Pois bem, da lama ao caos, é preciso dizer que essa preciosidade natural corre riscos vindos de todos os lados. O local que os manguezais crescem é muito visado para a instalação de áreas portuárias e marinas, pois está perto do mar, mas longe da turbulência das ondas. Na cidade de Bertioga, por exemplo, ações do poder público e privado como a transposição do Rio Itapanhaú, podem gerar efeitos negativos nos manguezais da região, caso alterem o regime hídrico e o balanço entre as águas do mar e do rio. Essa é uma das principais preocupações do movimento da sociedade civil @salveoitapanhau, criado em luta por maiores estudos referentes aos impactos da obra, que já foi iniciada. As florestas de mangue também acabam sendo ocupadas por pessoas em situação de vulnerabilidade social, formando verdadeiras comunidades sobre palafitas. O @ecofaxina aponta que são cerca de 50 mil pessoas nessa condição apenas no estuário de Santos e São Vicente.  

Uma vez destruído, o manguezal pode devolver todo o carbono que estoca para a atmosfera, causando um efeito reverso. Esse é um grande problema para ficarmos atentos, pois o Ministério do Meio Ambiente indica que, pelo menos, 25% dos manguezais brasileiros já foram destruídos. Estima-se que se perdem entre 0,2 e 2% de área de manguezal no planeta por ano. 

No Brasil, os manguezais são Áreas de Proteção Permanente (APP), ou seja, só podem ser utilizados para usos indiretos, como pesquisa científica, ecoturismo e educação ambiental. Alguns usos diretos, como cata de caranguejo, são permitidos de maneira regulamentada.

Bertioga, cidade do Litoral de São Paulo, é uma cidade-mangue – Manguetown! –, com mais de 1300 hectares de manguezais.

Fonte: Plano de Manejo da Área de Proteção Marinha Litoral Centro (APAMLC), gerida pela Fundação Florestal.

O Sesc Bertioga, a unidade mais praiera de todas, possuí e protege suas áreas de manguezal localizadas em suas Glebas 3 e 4. Esses locais, bem como as outras áreas de florestas pertencentes ao Centro de Férias, são vistoriados pelos guarda-parques para garantir a integridade do ecossistema. Além disso, no campo da pesquisa, temos realizado visitas periódicas para o levantamento da diversidade de aves locais e migratórias, uma expansão do Projeto Avifauna.  

#PraCegoVer #ParaTodosVerem Vídeo colorido e vertical de um percurso por um rio margeado pelo manguezal. Ao fundo a serra do mar, poucas nuvens em um dia de céu azul. 

Vídeo: Gustavo Xavier, Guarda-parque da Reserva Natural Sesc Bertioga.

Outra maneira de ajudarmos a conservar essas áreas é através da educação ambiental.

Acreditamos na necessidade de evidenciarmos a relação entre as pessoas e esse ecossistema, para que se reconheçam na beleza dos manguezais e passem elas mesmas a fazer a boa propaganda sobre a importância deles. Neste sentido, como parte de nossa programação, recentemente levamos os hóspedes para o Barco Escola, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga que atende cotidianamente estudantes da rede municipal de ensino, para um passeio de barco pelos canais e manguezais da cidade e, com isso, trazer à tona um novo olhar para esse bem natural. E não vamos parar por aqui! Podem crer que este tema estará cada vez mais presente em nossas ações.

Esse ambiente é lama natal para muitas plantas, animais e fungos. Ele dá comida e proteção para muitos seres vivos, inclusive o ser humano. O manguezal é belo e único, comove a emoção e espiritualidade de muita gente.

Ele deve ser respeitado como é. Protegido, por isso! 

*Luis Felipe Natálio é bacharel em Ciências Biológicas e Agente de Educação Ambiental no Sesc Bertioga. 
Guará, ave avistada na região de mangue em Bertioga. Foto: Leonardo Casadei

#PraCegoVer #ParaTodosVerem Imagem colorida e horizontal de uma ave vermelha alaranjada e bico longo andando na lama do manguezal. Ao fundo, alguns resíduos orgânicos.

Referências Bibliográficas

Atlas dos manguezais do Brasil. 2018. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/manguezais/atlas_dos_manguezais_do_brasil.pdf 

Duke et al. 2007. A World Without Mangroves? Science 317, 41-43.

Plano de Manejo da Área de Proteção Marinha Litoral Centro. 2019. Fundação Florestal. Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. Disponçivel em: https://sigam.ambiente.sp.gov.br/sigam3/Repositorio/511/Documentos/APAM_LC/2019.02.26_Plano_Manejo_APAMLC.pdf

Richards et al. 2007. Quantifying net loss of global mangrove carbon stocks from 20 years of land cover change. Nature Communications 11, 4260.

Músicas Quando a Maré Encher, Da Lama ao Caos, Manguetown! e Propaganda, da Banda Nação Zumbi. Página do Youtube dos mesmos https://www.youtube.com/c/NacaoZumbiOficial
   
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.