Educação ambiental e pesquisa para a conservação das aves

19/04/2022

Compartilhe:
#PraCegoVer #ParaTodosVerem Imagem horizontal colorida, com fundo desfocado com folhagens verdes e amarelas. Ao centro, o tangará, uma ave com penugens azuis no dorso, rabo e cabeça pretas e um topete vermelho aparece apoiada em um galho. 

Por Marcelo Bokermann e Fábio Schunck*   

O Sesc SP traz, em sua missão, a transformação social por meio da ação educativa. Em Bertioga, a presença de áreas naturais, incluindo uma Reserva Natural, conecta as possibilidades socioeducativas com os aspectos naturais.  

O respeito pelo ambiente e o fortalecimento do contato com a natureza estão presentes nas atividades do Centro de Férias Sesc Bertioga há décadas. Dentre as suas principais ações neste âmbito, o Projeto Avifauna é considerado um marco na trajetória da instituição. Criado em 1993, o projeto se iniciou a partir do estudo das aves que ali habitavam ou visitavam, e seguiu ativo com a instalação de pontos de atração destes animais como comedouros e bebedouros, plantio de vegetação nativa e adaptação para um paisagismo funcional, elaboração de publicações e realização de programações sobre a temática das aves. 

Para a realização do inventário das aves, foram contratados profissionais especializados em levantamentos científicos, que durante aproximadamente seis meses, registraram cerca de sessenta espécies de aves. Com intuito de atualizar os dados pesquisados, em 1999, realizamos um novo estudo, uma vez que diferentes espécies haviam se integrado ao primeiro grupo, mas permaneciam sem registro. Como resultado chegou-se ao montante de 113 espécies de aves que foram devidamente fotografadas e catalogadas.   

Com o trabalho de pesquisa concluído em 2002, nasce o livro “Aves do Sesc Bertioga”. Em formato de catálogo, idealizado para facilitar a consulta, a obra apresenta alguns aspectos sobre a biologia das aves, locais de presença, hábitos e estações do ano de maior frequência, seguindo a nomenclatura científica. Outro tema que compôs o livro foram as espécies de plantas cujos frutos e flores alimentam as aves. O exemplar apresenta também uma introdução histórica do município de Bertioga, seguida pelos aspectos institucionais do Sesc SP e as transformações ocorridas, desde as origens do Centro de Férias, em 1947, às décadas mais recentes. Lançado em 2004 e reeditado em 2009, tornou-se um material de referência programática, contribuindo em ações educativas e no suporte de difusão institucional junto à diferentes agentes e entidades, consolidando-se como significativo produto editorial do Sesc SP. 

Corocoxó (Carpornis cucullata) | Fábio Schunck
#PraCegoVer #ParaTodosVerem Foto retangular e colorida. Em primeiro plano, do lado esquerdo da imagem, uma ave com a cabeça, pescoço e costas com penas pretas e peitoral amarelo. Ela está sobre um galho e olha para cima. Do lado esquerdo e ao fundo, folhagens desfocadas. 

Estas ações com atividades de pesquisa, bem como seus resultados e produtos gerados inauguraram um repertório de conhecimentos e orientações que, com o passar do tempo, foi incorporado às práticas e ações desenvolvidas, tanto no Sesc Bertioga quanto em outras unidades. 

Além dos profissionais contratados pontualmente para a realização dos inventários específicos, profissionais com repertórios ligados à avifauna/ornitologia passaram a fazer parte do quadro funcional da instituição, colaborando com o monitoramento ativo e contínuo do número de espécies de aves avistadas no Sesc Bertioga e região, ampliando conhecimentos, qualificando ações educativas e operacionais.   

O conhecimento produzido e sistematizado ao longo dos anos, é referência para o desenvolvimento de materiais de mediação, guias de identificação e produção de artigos científicos – bases para a ação educativa. Alguns exemplos são: atividades programáticas de observação de aves para hóspedes e grupos de escolas no centro de férias; a nomeação das ruas do centro de férias com os nomes das aves mais comuns, como forma de evidenciar e aproximar o público do Sesc ao tema; a criação do Clube de Observadores de Aves de Bertioga – COAB, que realizada saídas de campo com hóspedes e membros da comunidade para observação de aves e troca de saberes/conhecimentos.  

Pica-pau-bufador (Piculus flavigula) | Fábio Schunck
#PraCegoVer #ParaTodosVerem Foto retangular e colorida. Em primeiro plano, ao centro da imagem, uma ave com a cabeça e o rosto vermelho, região dos olhos até o início do pescoço amarelo e restante do corpo acinzentado, aparece presa e atrás de um tronco de árvore. Do lado esquerdo, um pedaço de tronco de madeira e ao fundo, folhagens verdes desfocadas. 

E não paramos por aqui! A lista de espécies aumentou e, atualmente, são quatrocentas e trinta registradas no município de Bertioga. Com o objetivo de conhecer a diversidade de aves em suas cinco áreas em Bertioga, o Sesc recentemente iniciou, em novembro de 2021, a “Pesquisa científica ornitológica sobre as espécies de aves encontradas nas glebas da unidade Sesc Bertioga”. Coordenado pelo ornitólogo Fabio Schunck, especialista em aves da Mata Atlântica e da Serra do Mar, o projeto conta com o apoio do Parque das Neblinas (Instituto Ecofuturo), Parque Estadual Restinga de Bertioga e Parque Estadual Serra do Mar.  

Com duração de 12 meses, o projeto conta com quatro viagens de campo de 21 dias cada uma, período necessário para detectar as espécies residentes e migratórias que habitam/visitam a região de Bertioga no decorrer do ano. Na intenção de disseminar os conhecimentos acumulados, os pesquisadores promovem ações educativas com as equipes do Sesc, parceiros e comunidade. 

Viagem de campo realizada no verão de 2021/22 com o pesquisador Fábio Shunck. 
#PraCegoVer #ParaTodosVerem Vídeo retangular e colorido. Um homem branco, com cabelos castanhos compridos, máscara e jaqueta pretas aparece de perfil. Ao fundo o rio e vegetação de mangue. A câmera segue da esquerda para direita e revela que ele está em um barco e segue acompanhado de outro homem, também branco de cabelos compridos, este com roupas verdes e colete preto, aparece de costas. Neste momento aparece a vegetação e o rio. Na sequência, Fábio Schunck fala para a câmera com plano médio, da barriga para cima. Em seguida, imagens dele olhando para a mata por meio de um binóculo, o segundo homem caminha pela mata, uma ave em seu ninho entre folhagens e um plano sequência do voo de uma ave branca. Por fim, novamente Fábio fala para a câmera e, pouco depois, tira uma foto com uma máquina fotográfica com uma grande lente.   

O estudo contempla os mais variados tipos de ambientes, desde a praia, florestas de restinga, manguezais e matas altas, de baixada, encosta e planalto, sendo que estas últimas estão no topo da serra, a cerca de 900 metros de altitude. 

A rotina de pesquisa com aves inicia antes de clarear o dia, por volta das 4h30 da manhã, horário em que algumas aves começam a cantar, se estendendo até o início da noite. Durante este período, o pesquisador percorre trilhas, estradas e caminhos existentes nas áreas de estudo, contando com apoio da equipe do Sesc Bertioga, pesquisadores convidados e instituições parceiras. 

Neste projeto, utiliza-se um método denominado “pontos de escuta”, que consiste em determinar pontos fixos distantes 250 metros um do outro, onde são feitas as contagens das aves por 10 minutos no início da manhã, em cada ponto. Dessa forma é possível obter dados quantitativos padronizados das espécies de cada área de estudo, com o objetivo de montar um banco de dados que possa servir para comparações futuras. Esse tipo de abordagem científica é utilizado em diferentes regiões do mundo para se detectar alterações na comunidade de aves a médio e longo prazo, provenientes de mudanças naturais e ações potencializadas pelo homem, como as mudanças climáticas. Agora o Sesc poderá monitorar a qualidade das suas reservas naturais em relação à presença das aves e contribuir com estudos globais. 

O objetivo é documentar as espécies de aves por meio de fotografias e gravações de áudio das vocalizações, material que já está sendo utilizado em divulgações científicas e de educação ambiental, além de publicações realizadas em nosso meios digitais, visando o constante diálogo com o público. As imagens, juntamente com textos elaborados pelo pesquisador Fabio Schunck, serão utilizadas para produzir uma nova versão do livro “Aves do Sesc Bertioga”. 

Corujinha-do-mato (Megascops-choliba) | Fábio Schunck

#PraCegoVer #ParaTodosVerem Foto retangular e colorida. Em primeiro plano, uma coruja com penas acinzentadas, e olhos amarelos sobre um tronco de árvore que vem do canto inferior direito e segue até o canto superior esquerdo. Ao fundo, folhagens verdes desfocadas.

Durante as duas primeiras etapas do projeto já foram registradas 264 espécies de aves, sendo 60 endêmicas da Mata Atlântica, 11 migratórias e 7 ameaçadas de extinção, isso representa 80% das 330 espécies conhecidas para o município de Bertioga. Entre os ambientes estudados, destacamos as aves da praia, como o gaivotão (Larus dominicanus) e a fragata (Fregata magnificens), as aves na unidade do Sesc Bertioga, como o enigmático urutau (Nyctibius griseus) e a curicaca (Theristicus caudatus). Conforme seguimos em direção a Serra do Mar, encontramos espécies típicas das matas de restinga, como o beija-flor-roxo (Chlorestes cyanus) e garrinchão-de-bico-grande (Cantorchilus longirostris) e das matas de baixada, de pé de serra, como o tangará (Chiroxiphia caudata) e jaó-do-sul (Crypturellus noctivagus). Na encosta podemos observar grandes grupos de saíras, formados por saíra-sete-cores (Tangara seledon), saíra-militar (Tangara cyanocephala) e saíra-lagarta (Tangara desmaresti), com suas mais variadas cores. No topo da Serra, a cerca de 900 metros de altitude, é possível escutar os cantos inconfundíveis do corocoxó (Carpornis cucullata) e da araponga (Procnias nudicollis), além da presença de muitas espécies típicas daquela região, como o beija-flor-rubi (Heliodoxa rubricauda). 

As áreas conservadas do Sesc em Bertioga são refúgio para centenas de espécies de aves e outros animais, além de plantas, fungos e demais formas de vida, que encontram condições propícias para viver e cumprir seu papel ecológico em harmonia. Cuidar desses espaços para sua conservação, aproveitar deles para ampliar o conhecimento a partir de estudos de pesquisa científica, promover educação ambiental por meio da programação e espaços, bem como facilitar e aprofundar a relação do ser humano com o ambiente natural fortalece nossa missão institucional. “É da nossa natureza!” 

*Marcelo Bokermann é biólogo, taxidermista e ilustrador científico com foco de ações em ornitologia e educação e agente de educação ambiental no Sesc Bertioga.

*Fábio Schunck é ornitólogo, especialista em aves da Mata Atlântica e da Serra do Mar.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.