ManiFesta Digital 22 na Encruzilhada

14/12/2021

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre os 100 anos Semana de 22?  
Como você compreende os 200 anos da Independência do Brasil? 
 
A partir dessas duas questões, o Sesc convidou artistas, pensadores e realizadores a manifestarem seus pontos de vista, percepções e opiniões. O resultado é a série ManiFesta Digital 22 na Encruzilhada, composta por 22 vídeos curtos que trazem olhares de diferentes campos artísticos e regiões do país.  

O primeiro deles é do sambista carioca Nei Lopes, que apresenta um samba feito especialmente para o projeto. O compositor criou a canção “Macunaíma 22”. Você pode escutar esta música inédita a seguir!

A artista transdisciplinar maranhense Tieta Macau é a segunda a nos apresentar um trabalho artístico audiovisual. Nessa obra inédita, Tieta evidencia sua maneira de compor cenas de poéticas populares que trazem como pano de fundo suas afroreferências. Gravado em cenários históricos do Maranhão, esse ‘vídeo-manifesto’ nos traz uma nova nuance do #Diversos22 por meio da obra dessa mulher premiada que se dedica às pesquisas do teatro e da dança junto com artistas do Maranhão, da Bahia e do Ceará. Assista!

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, por sua vez, criou peça audiovisual com fortes referências do seu trabalho, que subverte estruturas, experimenta novas linguagens e leva o teatro para tomar a ruas. Com cenas de teatro e frases de impacto, o grupo rio-grandense relaciona o Brasil contemporâneo com aquele narrado pelos intelectuais paulistas em 1922. Será que o país mudou tanto assim, nos últimos cem anos? Vem descobrir!

O artista Danilson Baniwa também chega para somar a sua visão de mundo ao projeto “Manifesta Digital 22 na Encruzilhada”. Para ele, que é da nação Baniwa, natural do Rio Negro, interior do Amazonas, marcos da história brasileira como a Semana de Arte Moderna e a Independência do Brasil reforçam o nosso passado eurocentrado, que deixa de lado as manifestações políticas e culturais dos povos originários do país. Por isso, para Denilson, pensar nesses marcos históricos em 2022 pode ser uma maneira de reinventar o futuro e construir outras possibilidades de Brasil. Você concorda? Assista ao vídeo-manifesto que ele preparou.

 A atriz Aretha Sadik concebeu e dirigiu uma obra audiovisual que nos traz a provocação “Isso não é um manifesto, é algo maior”. Com a direção de arte assinada pela A Transälien, a obra conta com a narração de Aretha que narra e performa em meio a uma fusão de artes visuais e sons. Natural do Rio de Janeiro, a artista também atua na área de design de moda e protagonizou longas-metragens como o Lili e as Libélulas, além também ter atuado nos palcos. Assista a seguir!

O Manifesta Digital 22 na Encruzilhada chega agora ao Distrito Federal! No sexto vídeo da série, ouviremos as reflexões da produtora cultural e ativista social Joice Marques sobre a descolonização da arte e o apagamento dos artistas negros quando pensamos no centenário da Semana de 22 e o bicentenário da Independência. “Onde estão os negros no modernismo?”, questiona a diretora geral da Casa Akotirene Quilombo Urban, que também é empreendedora no projeto no Sextayo cozinha cultural.

Serão exibidos ainda ‘vídeos-manifestos’, no Facebook e Instagram do Sesc SP, de artistas das cinco regiões do país, entre eles estão Jhonny Salaberg, Leda Maria Martins, Linn da Quebrada, Milton Hatoum e Tião Carvalho. 

Acompanhe as próximas criações por aqui!

A Manifesta faz parte da ação “Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões”, que desde setembro de 2021 e durante todo o ano de 2022 integra a programação das Unidades do Sesc SP, com atividades artísticas e socioeducativas, programações on-line e presenciais, com o objetivo de marcar um arco temporal entre esses dois importantes momentos históricos.

Conheça mais em sescsp.org.br/diversos22

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.