Nas Entrelinhas do Futebol Feminino

16/06/2023

Compartilhe:

Como um aquecimento para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, que acontece esse ano entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia, o Sesc Avenida Paulista promove, no dia 28 de junho, um bate-papo sobre as perspectivas da atuação da seleção brasileira no campeonato, em busca de um título inédito. Para esta conversa, a jornalista esportiva Mariana Pereira recebe a comentarista da Conmebol TV e especialista em futebol feminino, Juliane Santos, e a lateral-esquerda do Corinthians e da Seleção Brasileira, Tamires Dias. O bate-papo Nas entrelinhas do futebol feminino é aberto, gratuito, acontece na Praça da unidade (térreo), das 19h às 20h30.

Nome dado como certo na convocação deste ano (que será revelada um dia antes do bate-papo), Tamires Dias atua como lateral-esquerda do Corinthians e da Seleção Brasileira de Futebol Feminino e foi capitã do time brasileiro em diversas oportunidades. Pela Seleção, foi campeã da Copa América, em 2014, 2018 e 2022 e dos Jogos Pan-Americanos, em 2015. Pelo Corinthians, tem os títulos da Copa Libertadores da América (2019 e 2021), Campeonato Brasileiro (2020, 2021 e 2022), Campeonato Paulista (2019, 2020 e 2021), Supercopa do Brasil (2022 e 2023) e Copa Paulista (2022), em sua maioria atuando como capitã da equipe. Neste bate-papo, ela terá a companhia de Mariana Pereira, jornalista esportiva formada pela PUC-SP e Pós-Graduada pelo Instituto de Pós-Graduação de São Paulo, que atua como repórter na TV, internet, rádio, streaming e mídia escrita, além da comentarista e apresentadora da Conmebol TV, Ju Santos, que trabalha também em outros canais especializados em futebol como: FPF TV, CBF TV, Vity TV e Youtube.

A Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, é uma competição internacional de futebol disputada pelas seleções femininas associadas à Federação Internacional de Futebol (FIFA). A competição acontece a cada quatro anos, desde 1991, quando a edição inaugural foi realizada na China. A edição desse ano tem 32 seleções na disputa, divididas em 8 grupos. Formam o grupo F, junto com o Brasil, as seleções da França (atual vice-campeã), Jamaica e Panamá (primeiro adversário do Brasil, no dia 24 de julho). 

Até hoje, ao longo das oito edições da competição, apenas quatro seleções já foram campeãs: EUA (atual campeã, tem 4 títulos), Alemanha (2 títulos), Japão (1 título) e Noruega (1 título). As melhores colocações do Brasil aconteceram em 1999, com o 3° lugar e em 2007, como vice-campeão.  

O bate-papo Nas entrelinhas do futebol feminino terá mais duas edições. Em julho, no dia 12, o trio Roseli de Belo, Juliane Santos e Natália Santana vai analisar como está a nossa seleção na Copa do Mundo de 2023, as adversárias e uma análise da competição e a evolução do futebol feminino no Brasil em comparação com o restante do nosso continente e de mundo. No dia 19 de agosto, Day Natale, Jordana Araújo e Luiz Teixeira, discutem a participação da população negra na mídia e na Copa do Mundo. 

Nas Entrelinhas do Futebol Feminino
28/6, quarta, 19h
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço
Praça (térreo)
Livre

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.