O que é envelhecimento precoce da boca?

10/09/2021

Compartilhe:

Boca, pra que te quero? oferece ações educativas sobre saúde bucal e autocuidado

Envelhecimento precoce da boca é a perda de estrutura mineral dos dentes (esmalte) muito precocemente, o que está intimamente relacionado com o estilo de vida atual. Mas por que nossos dentes estão envelhecendo cedo demais?

Muitos jovens apresentam hipersensibilidade dentinária (dentes sensíveis), erosão ácida, fricção (bruxismo) e retração gengival.

Em um processo normal de envelhecimento, a perda da estrutura dura (esmalte) que protege os dentes é compensada pelo aumento da camada interna de proteção (dentina), em um processo fisiológico que evita desconforto e problemas bucais. No envelhecimento precoce da boca, há perda de estrutura mineral dos dentes (esmalte) muito precocemente, o que está intimamente relacionado com o estilo de vida atual. Mas por que nossos dentes estão envelhecendo cedo demais?

Os principais grupos que sofrem com o envelhecimento precoce da boca são:

• Pessoas com comprometimento gástrico, como refluxo, bulimia e que passaram por cirurgias bariátricas (a acidez acaba causando degradação química da estrutura dentária – erosão ácida).

• Pessoas que fizeram tratamento ortodôntico, sem acompanhamento pós-tratamento, e que ficaram suscetíveis à retração gengival.

• Esportistas com dietas ricas em bebidas cítricas, água com limão, isotônicos e chás verdes (além das pessoas que consomem refrigerantes com frequência, causando um efeito corrosivo).

• Pessoas ansiosas que apertam, rangem ou friccionam os dentes (bruxismo), sobrecarregando todas as estruturas orais.

• Pacientes oncológicos que precisam passar por quimio e radioterapia, acarretando uma diminuição do fluxo salivar.

Algumas dicas são importantes para evitar o envelhecimento da boca, entre elas:

• Evite que as bebidas ácidas fiquem por muito tempo na boca; prefira tomá-las com canudos (ecológicos).

• Aguarde alguns minutos para escovar os dentes após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas (isotônicos, refrigerantes, açúcar, alimentos processados etc). Enxague a boca com água e aguarde alguns minutos para escovar.

• Intercale alimentos/bebidas ácidas com alimentos ricos em cálcio, como queijos e leites (eles reequilibram o PH da boca).

• Evite consumir alimentos/bebidas cítricas à noite. O fluxo salivar diminui e a saliva é um importante aliado para proteger os dentes.

• Beba água, pois ela contribui para a diluição dos alimentos e regula o PH da boca.

Equipe de Odontologia do Sesc Pompeia

Essa ação faz parte do projeto do Sesc São Paulo “Boca, pra que te quero?” que, de 3 a 12 de setembro, realiza uma série de ações educativas que promovem o debate sobre saúde bucal e autocuidado para além de dentes, língua e saliva. Baseado no conceito de bucalidade, o Boca, pra que Te Quero? reúne em uma programação online pesquisadores, artistas e especialistas para refletir sobre as nossas relações, tendo a boca como ponto de partida.

Saiba mais em sescsp.org.br/bocapraquetequero

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.