O serviço social na formação esportiva infanto-juvenil

19/01/2023

Compartilhe:

O Sesc São Paulo em parceria com o CBCISS – Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais, realiza nos dias 9, 11, 16 e 18 de setembro, o 5º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol.

Neste ano, por conta das orientações de distanciamento físico social devido a COVID-19, o seminário tem sua primeira edição virtual com transmissão ao vivo pelo Facebook do Sesc Interlagos. Trazendo como tema principal O Serviço Social na defesa dos direitos humanos na formação esportiva infanto-juvenil, propõe reflexões sobre violações dos direitos existentes no cenário do futebol, buscando estratégias para seu enfrentamento.

Os encontros reúnem profissionais das áreas de serviço social, educação física, direito, jornalismo e educação como: João Batista da Costa Saraiva, Gabriela Moreira, Silvana Trevisan, Breiller Pires, Megg Rayara Gomes de Oliveira, Marcelo Carvalho, entre outros que compartilham suas experiências voltadas às infâncias e juventudes, especialmente no futebol, visando à construção de um saber coletivo.

Além disso, o seminário abre espaço para assuntos referentes à direção social do trabalho profissional da/o assistente social no esporte para que se mantenham permanentemente vigilantes em seus posicionamentos éticos e políticos, de modo a transformá-los em ações que enfrentem as diversas manifestações de violência na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Os encontros abordam temas que permeiam o mundo do futebol, como racismo estrutural, direito à educação, abuso sexual, redes de proteção, entre outros. O intuito é evidenciar a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, destinatários de prioridade, respeitando sua condição de pessoa em desenvolvimento, portanto, não podem sofrer nenhum tipo de negligência, de discriminação, de exploração e de violência.

A participação é gratuita e aberta para o público interessado. Basta acessar a página do Facebook do Sesc Interlagos, nos dias 9, 11, 16 e 18 de setembro, quartas e sextas-feiras.

*No dia 9, tem seu início às 15h, nas demais datas, a partir das 15h30.

PROGRAMAÇÃO

Dia 09.09

15h – Abertura

Com Danilo Santos de Miranda – diretor do Sesc São Paulo / Ilda Lopes Rodrigues da Silva – presidente do Centro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais – CBCISS / Ricardo de Oliveira Teixeira Barros – assistente social do Depto. de Futebol de Base do Santos Futebol Clube, representante da Comissão Organizadora do Seminário.

15h30 – Infâncias e Juventudes: comunicar e assegurar direitos

Com João Batista da Costa Saraiva – advogado, consultor na área de Direitos da Criança e do Adolescente e atual diretor presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Criança – IBDCria/ABMP / Gabriela Moreira – repórter nos canais do Grupo Globo. Mediador: Júlio Cesar Pereira Junior – assistente da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

Dia 11.09

15h30 – Abuso sexual e rede de proteção numa perspectiva interdisciplinar

Com Silvana Trevisan – assistente social do Sindicato dos Atletas de São Paulo / Breiller Pires – comentarista dos canais ESPN e repórter da sucursal brasileira do jornal El País / Claudia Regina Lovato Franco – procuradora do trabalho do MPT/SP, 2ª vice-coordenadora da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente da PRT/ 2ª Região. Mediadora: Natalia Caetano da Silva – socióloga e supervisora do Núcleo Socioeducativo no Sesc Santo André.

Dia 16.09

15h30 – Direito à educação: cidadania e formação integral para crianças e adolescentes no esporte

Com Regiane Cristina Ferreira – assistente social no Sport Club Corinthians Paulista / Ricardo Antônio Torrado de Carvalho – gestor de projetos esportivos e educacionais / Megg Rayara Gomes de Oliveira – professora adjunta no Setor de Educação e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFPR. Mediador: Rafael Antônio Ghirardello – bacharel em Comunicação das Artes do Corpo – Teatro e Dança pela PUC/SP e educador do Programa Juventudes no Sesc Bom Retiro. 

Dia 18.09

15h30 – O racismo estrutural no esporte e a luta antirracista

Com Bárbara Santos Parra – assistente social da Sociedade Esportiva Palmeiras / Marcelo Carvalho – idealizador e diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol / Daniela Alves – ex atleta de futebol, defendeu a Seleção Brasileira dos 15 aos 24 anos (1999 – 2008), conquistou 2 Pratas Olímpicas, 1 Prata no Mundial e 1 Ouro no Pan-Rio. Mediador: José Evaristo Silvério Netto – mestre em Educação Física – UEL/Londrina, monitor de esportes do Sesc 24 de Maio e estudioso dos temas: corporeidade, identidades e subjetividade; colonialidade e racismo; esporte e sociedade.

17h – Encerramento 

Com o grupo Sertãoperifa, voltado à valorização da cultura popular nordestina e sertaneja presentes nas periferias de São Paulo.

Confira o cordel para saber mais sobre o tema deste ano!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.