O Sesc SP celebra os 35 anos do programa Curumim com atividades pelas unidades

02/08/2022

Compartilhe:

Foto: Alexandre Nunis

Em comemoração aos 35 anos do Curumim, as unidades da capital, interior e litoral oferecem atividades para crianças e familiares.

Criado no dia 17 de agosto de 1987, o Programa Curumim é um marco nas ações de educação não formal do Sesc São Paulo. Oferecido de forma gratuita em 32 unidades do estado, atua com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças de 7 a 12 anos.

Com um olhar atento ao território onde cada unidade está situada, o programa proporciona encontros, vivências, passeios, atividades ambientais, que buscam somar na formação de uma educação cidadã, com base na solidariedade e comprometimento com a sociedade. O programa valoriza, também, o brincar e as relações que se dão a partir das interações entre as crianças participantes.

O Curumim traz como valores a cooperação, a ludicidade, o protagonismo e a autonomia das crianças, que, além de serem estimuladas a experimentar, conviver e a ampliarem seu espaço de expressão de forma lúdica e ética, participam, também, das escolhas e possíveis necessidades do programa na atualidade.

Nos últimos 12 anos, o programa obteve uma média de 4 mil crianças inscritas por ano, gerando aproximadamente 1 milhão de atendimentos a cada ano. E para celebrar esta data as unidades da capital, interior e litoral do Sesc São Paulo, oferecem, durante todo o mês de agosto, diversas atividades presenciais e online que trazem bate-papos, rodas de conversas, jogos, brincadeiras, teatros, música, contação de histórias, vivências circenses, apresentações e muita festa para as crianças e familiares.

Algumas unidades convidam o público geral para conhecer o programa e participar também!

Clique aqui para conhecer um pouco mais da história do programa Curumim no Sesc São Paulo.

Acompanhe a programação

Para todo público

Sesc 24 De Maio

Flou! Performance Interativa

É uma experiência coletiva e interativa para crianças que sentadas ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho comunitário. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida. Com Artefactos Bascos.

Dia 20/8. Sábado, das 14h às 15h.

C A M P O – Performance e Experiência Afetiva

Uma performance de criação artística coletiva para crianças que, acompanhadas de seus responsáveis, participam de uma experiência afetiva e de construção de uma instalação. Com Artefactos Bascos.

Dia 27/8. Sábado, das 14h às 15h.

Jardim Curumim – Borboletas

A oficina traz a transformação dos casulos-novelos em cores para borboletas em madeira, a partir de uma história de Cecilia Meireles. As crianças bordam junto com as famílias. Com Coletivo Meiofio.

Dias 6 e 13/8. Sábados, das 14h às 17h.

Sesc Araraquara

Festival de Brincadeiras de Rua

O Festival propõe um dia de atividades para toda a família, contando com oficinas de equilibrismo, malabarismo, carrinho de rolimã, aviões de papel entre outras atividades e brincadeiras de rua. Com Huleru e Unsquepensa Arte.

Dia 7/8. Domingo, das 10h às 16h.

Depoimentos: 35 anos de Curumim

Vamos conhecer um pouco de algumas das histórias das crianças que participam do programa e daquelas já participaram, partindo da pergunta: o que é, o que foi o Curumim para você?

A partir de 31/8, às 19h. Nas redes sociais do Sesc Araraquara.

Sesc Guarulhos

Saberes Curumim 

A cada dia, uma brincadeira nova proposta pelas crianças inscritas no programa. A unidade convida o público a conhecer o Curumim e as brincadeiras preferidas das crianças. Vagas limitadas. Para crianças de 7 a 12 anos.

De 7 a 21/8. Domingos, das 14h às 16h.

Conhecendo o Curumim: Programa de educação não formal voltado a crianças de 7 a 12 anos

Educadoras(es) propõem um momento de conversa e compartilhamento de experiências sobre o programa Curumim. Vagas limitadas.

Dia 28/8, domingo, das 14h às 16h.

Sesc Interlagos

Uma vez curumim, sempre curumim

O Sesc Interlagos convida ex-curumins para compartilharem suas lembranças por meio de comentários ou por suas redes, usando as hashtags #Curumim e #Curumim35anos.

A partir de 13/8, nas redes sociais do Sesc Interlagos.

Sesc Ipiranga

Mamulengo é terno divino

Nessa apresentação, Carlos Gomide revive o Babau, dando vida a bonecos que foram recebidos das mãos de mestres do folguedo. Com Carroça de Mamulengo.

Dia 7/8. Domingo, às 16h.

Fábula

A peça narra a saga de Hari, um pequeno leão que foi criado por uma família de carneiros. Sua estranheza diante do mundo faz com que deixe o rebanho e parta numa jornada de encontros extraordinários em busca de sua verdadeira natureza. Com a Cia Bendita. Classificação Livre. (Ingressos limitados à venda).

Dia 7 e 14/8. Domingos, às 11h.

Num Passe de Música

Em cena, o cantor e compositor Flavio Tris executa canções enquanto o mágico Ricardo Malerbi interpreta os números, provocando a sensação de fusão verdadeira entre as duas artes e transcendendo as relações comuns entre encenação e trilha sonora. Com Ricardo Malerbi e Flavio Tris. Classificação Livre. (Ingressos limitados à venda).

Dia 13 e 14/8. Sábado e Domingo, às 18h.

Sesc Pompeia

Curumim Picadeiro Show – Intervenções

Momentos interativos e vivência circense, que tem como objetivo criar oportunidade para que participantes aprendam e experimentem a arte do circo, passando por diversas habilidades como lenço, pratinho, devil stick, equilíbrio, mimica e diabolô. Com Leandro Calado. Grátis.

Dia 28/8. Domingo, das 16h30 às 18h30.

Sesc São Carlos

Sala de memórias: Curumim 35 anos

Espaço ambientado com recordações, depoimentos e fotos das ações realizadas dentro do Curumim do Sesc São Carlos.

Dia 20 e 21/8. Sábado, das 15h às 18h. Domingo das 10h às 15h.

Sesc São José dos Campos

Álbum Curumim

Álbum fotográfico digital que conta um pouco da história do Programa Curumim do Sesc São José dos Campos. Nas redes sociais da unidade. Durante o mês de agosto.

Sesc Taubaté

Tchoukball para curumins e seus familiares

Imagine um esporte onde não existe contato físico e disputa de bola. Extremamente dinâmico, com regras simples e todos podem jogar. Este é o Tchoukball, conhecido como Esporte da Paz e pela ONU e UNESCO como esporte pedagógico, um esporte com filosofia única e que vem crescendo no Brasil. Com tribo tekokatu.

Dias 20 e 21/8. Sábado e domingo, às 10h e às 15h.

Fazendo Retratos

Nesta oficina participantes realizam uma pintura em dupla, onde a partir de uma superfície transparente sobre uma moldura fazem o retrato do outro participante.

Dias 20 e 21/8. Sábado e domingo, às 15h.

——————————–

Apenas para crianças inscritas no programa Curumim e familiares

Sesc 24 De Maio

Flou! Performance Interativa

É uma experiência coletiva e interativa para crianças que sentadas ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho comunitário. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida. Com Artefactos Bascos.

Dia 19/8. Sexta, das 9h15 às 10h15.

C A M P O – Performance e Experiência Afetiva

Uma performance de criação artística coletiva para crianças que, acompanhadas de seus responsáveis, participam de uma experiência afetiva e de construção de uma instalação. Com Artefactos Bascos.

Dia 26/8. Sexta, das 9h15 às 10h15.

Jardim Curumim

Instalações e oficinas onde flores e bichos aparecem e transformam o espaço com o fio condutor da poesia de Cecília Meireles, homenageando os 120 anos da autora e incentivando construções e feituras coletivas. Com Coletivo Meiofio.

Dias 10, 17, 24 e 31/8. Quartas, das 9h às 10h30.

Sesc Bauru 

Programa Curumim 35 Anos 

Grande festa com o intuito de celebrar a amizade. Cada criança pode trazer um(a) amigo(a) convidado(a) pra brincar junto. A animação fica por conta da Cia O Cavalo e o Panda. Os familiares também são bem-vindos. 

Dia 19/8. Sexta, das 14h às 18h.

Sesc Bertioga

Dia de Curumim no Sesc

Atividade para crianças e familiares, onde as famílias vivenciam um dia da rotina das crianças, apresentado por elas e educadoras(es), celebrando a autonomia, a ludicidade e o livre brincar.

Dias 7 e 21/8. Domingos, das 10h às 15h.

Sesc Birigui

Curumim Convida – Escolas

Curumins convidam crianças de escolas da região para vivenciarem atividades e a rotina de um dia dentro do Curumim.

Dia 16/8. Terça, das 14h às 15h30.

Curumim Convida – Instituições

Curumins convidam crianças de instituições de referência em Birigui para vivenciarem atividades e a rotina de um dia dentro do Curumim.

Dia 17/8. Quarta, das 14h às 15h30.

Curumim Convida – Amigos 

Curumins convidam um(a) amigo(a) para conhecer o programa, além de participar de uma série de atividades desenvolvidas pelos curumins e pelas(os) educadoras(es) da unidade.

Dia 18/8. Quinta, das 14h às 15h30.

Curumim Convida – Funcionários do Sesc

Curumins convidam funcionárias e funcionários da unidade para vivenciarem atividades e a rotina de um dia dentro do Curumim.

Dia 19/8. Sexta, das 14h às 15h30.

Festa Curumim

Crianças inscritas e ex-Curumins participam de uma ação festiva planejada pelas crianças do programa em conjunto com as(os) educadoras(es) do Sesc Birigui.

Dia 20/8. Sábado, das 14h às 15h30.

Curumim em Família

Curumins e seus familiares são convidados a se apresentarem de forma artística, utilizando a música, a literatura e algumas brincadeiras de roda. Com a mediação do grupo Pimenta Cultural.

Dia 21/8. Domingo, das 10h às 12h.

Sesc Bom Retiro

Encontro Especial de Familiares 35 Anos do Curumim

Para a celebrar a memória do programa, o encontro conta com a exibição de fotos antigas, cardápio especial e participação com depoimentos de alguns ex-curumins e seus familiares. Traz, também, o espetáculo de circo Cabaré Sabatino Brós é 10, com a Cia Irmãos Sabatino.

Dia 20/8. Sábado, das 14h30 às 17h.

Sesc Campinas

Celebrando o Curumim

Celebração no estilo anos 80, com música, brincadeiras, registros para guardar no coração e lanche especial.

Dias 25 e 26/8. Quinta e Sexta, das 14h às 17h30.

Sesc Carmo

Nossa identidade Curumim

Processo criativo, onde o artista visual Marcus Grillo, curumins e educadoras(es) criam um novo mural para sala do programa na unidade.

Dias 22 e 29/8, 5 e 12/9. Segundas, das 9h às 10h30 e das 15h às 16h30.

Crias do Carmo

Uma tarde de reencontros e memórias, em que curumins podem conhecer um pouco da história do programa na unidade e ex-curumins podem relembrar os momentos que passaram aqui. Com esquetes bem-humoradas, música e uma apresentação de batalha de rimas. Com Felipe Kot e BrasiRima.

Dia 27/8. Sábado, das 14h às 17h.

Sesc Catanduva

Uma vez Curumim…. Sempre Curumim: 35 Anos de História

Publicação de fotos do acervo Sesc para comemorar com os atuais e ex curumins.

Dias 5, 12, 19, 26/8. Sextas, às 18h. (Atividade online)

Minha História com o Curumim

Funcionárias e funcionários da unidade contam às crianças sua relação com o programa e o que vivenciaram até os dias de hoje.

Dias 11, 18 e 25/8. Quintas, das 14h30 às 15h30.

Ciclos Curumim

Encontro entre atuais e ex-curumins, com um grande show de talentos, onde crianças e adultos são protagonistas de suas próprias histórias.

Dia 17/8. Quarta, das 18h30 às 21h30.

Sesc Consolação

Mural 35 Anos Curumim

Ao longo da última semana de agosto, as crianças e a artista Bianca Habib desenvolvem cartazes com a técnica de estêncil e criam um mural de lambe-lambe na parede ao lado da sala do Curumim da unidade.

Dias 18/8. Quinta, das 14h às 17h30; e dias 19 e 26/8. Sábados, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Capuera de Banco

Faremos um encontro entre crianças, educadoras(es) e familiares para celebrar os 35 anos do programa. Apresentamos às famílias o mural criado pelas crianças e pela artista Bianca Habib. Com a participação do Mestre Nenê e do grupo Flor d Aroeira fazendo a Capuera de Banco com brincadeiras, histórias e vivências.

Dia 27/8. Sábado, das 10h às 12h.

Sesc Guarulhos

Festa de comemoração dos 35 anos do Programa Curumim. 

Encontro comemorativo com a participação das crianças inscritas no programa.

Dias 16 e 17/8. Terça, das 14h30 às 18h. Quarta, das 8h às 11h30 e das 14h30 às 18h.

Sesc Interlagos

Guiné Brincante

Atividade lúdica e teatral em que se apresentam provérbios e cantos ancestrais do continente Africano, por meio de histórias tradicionais, danças, ritmos e percussão. Com Mariama Camara.

Dia 11/8. Quinta, das 09h30 às 10h30 e das 15h às 16h.

Sesc Jundiaí

Jogo e Festa do Curumim 35 anos – “7 e 7 são 14, com mais 7, 21…”

Jogo com a participação das crianças, onde passam por diferentes locais da unidade encontrando fotos que, ao final, irão compor uma pequena exposição desses 7 anos do programa no Sesc Jundiaí. Cada turma ganha uma planta para cuidar até o final do ano. Ao final do Jogo as crianças comem um lanche festivo num cardápio especial.

Dias 25 e 26/8. Quinta e sexta, das 14h30 às 18h30.

Sesc Piracicaba

Curumim 35 anos – Educação e tempo livre

A maneira colonizadora de enxergar, viver e estar no planeta se mostra a cada dia menos sustentável. No aniversário de 35 anos do programa Curumim, convidamos educadoras e educadores indígenas para falar sobre o tempo e a forma como lidamos com ele, principalmente, na educação.

Dia 19/8. Sexta, às 19h.

Sesc Pompeia

Celebração Programa Curumim

Encontro para celebrar e contar um pouco da história do Curumim.

Dias 16 e 17/8. Terça e Quarta, às 8h30 e às 14h.

Curumim Picadeiro Show – Intervenção

Encontros circenses no formato de aula-show que mescla trechos do espetáculo Mimicalado Show com momentos interativos e uma vivência circense, que tem como objetivo criar oportunidade para que participantes aprendam e experimentem a arte do circo, passando por diversas habilidades como lenço, pratinho, devil stick, equilíbrio, mimica e diabolô. Com Leandro Calado.

Dias 23, 24, 25 e 26/8. Terça a sexta, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h.

Curumim Picadeiro Show – Espetáculo

Espetáculo de variedades, criado especialmente para celebrar a trajetória do Curumim trazendo diversas modalidades circenses, mesclando momentos interativos e enaltecendo a história do Curumim. Durante o show, teremos um momento especial, onde artistas e curumins estarão lado a lado, em uma rica interação com o protagonismo das crianças, mostrando algumas habilidades aprendidas durante a semana nos encontros circenses, conduzidos por Leandro Calado.

Dia 28/8. Domingo, às 18h30.

Sesc Registro

Um Dia de Curumim em Família!

Crianças e familiares vivenciam um dia com muita brincadeira, arte, poesia e um bolo de aniversário! Com a Cia Língua de Carne. 

Dia 28/8. Domingo, às 14h.

Sesc Santana

35 anos do Programa Curumim

Encontro para celebração dos 35 anos do programa, com a contação de história Histórias De Bichos da Mata, que traz contos de animais de vários cantos do mundo. Com As Meninas do Conto.

Dia 6/8. Sábado, às 10h30.

Sesc Santo Amaro

Mão na Terra

Neste passeio e visita ao Sítio Nossa Vida, o agricultor agroecológico, Albert Sassaki, conduz os participantes na oficina de compostagem, preparação, adubação e plantio, colheita de verduras, legumes e frutas, passeio pela trilha de Mata Atlântica e almoço com produtos da própria roça.

Dias 20, 27 e 28/8. Sábados e domingo, das 08h às 17h.

Sesc Santo André

Curumim 35 anos

Diversas atividades comemorativas, como: gincana, contação de histórias, apresentação e intervenção artística.

Dia 28/8. Domingo, das 13h às 17h.

Sesc Santos

Cabaré Sabatino Brothers é 10

O espetáculo circense traz números aéreos no tecido, trapézio e barra fixa, no solo tem parada de mão, acrobacias e palhaçadas. Com a Cia Sabatino Brothers é 10.

Dia 13/8. Sábado, às 15h30.

Espaço Game e Tótem Interativo

Espaço com oito tipos de console de vídeo game de diferentes tecnologias e um totem interativo para que as crianças possam registrar a celebração dos 35 anos do programa, com fotos descontraídas.

Dia 17/8. Quarta, das 8h30 às 11h e das 15h30 às 18h.

Sesc São Carlos

Gran Cirque Brado

Apresentação do Gran Cirque Brado. Fundado por Stoy Fallid, é um circo quase bom que quase fez muito sucesso, mas atualmente encontra-se abandonado pelo público. Com o Circo Caramba e Damião e Cia de Teatro.

Dia 19/8. Sexta, 16h.

Um dia de Curumim: Curumim 35 anos

Familiares dos curumins, podem ter a experiência de vivenciarem atividades e rotina das crianças, numa manhã festiva e recreativa.

Dia 21/8. Domingo, das 10h às 12h.

Sesc São José dos Campos

Piquenique Curumim

Um piquenique com as crianças inscritas, ex-curumins, e pessoas que passaram pela unidade e conquistaram os corações das crianças.

27/8. Sábado, às 10h30

Jogo Curumemórias

Jogo da memória divertido com figuras que remetem à história do Programa Curumim.

Dia 27/8. Sábado, às 10h30.

Memórias Afetivas

Depoimentos colhidos de ex-funcionárias(os) do Sesc São José dos Campos que fizeram parte da história do Programa Curumim e que são lembrados com carinho pelas(os) nossas(os) curumins! A ideia é trazer esses depoimentos para o dia do Piquenique.

Dia 27/8. Sábado, às 10h30.

Sesc Sorocaba

Dia especial: Traga um amigo!

Durante dois dias, curumins podem trazer amigas(os) convidadas(os) para vivenciarem o programa, com atividades por eles selecionadas para recepcionar os amiguinhos!

Dias 17 e 24/8. Quartas, das 8h às 11h30, e das 14h às 17h30.

Sesc Taubaté

Oficina de mágica

Nessa oficina as crianças aprendem a fazer alguns truques de mágica utilizando objetos que têm em casa. O objetivo é trabalhar corpo e mente e promover a integração das crianças. Com Ricardo Malerbi.

Dia 16/8. Terça, às 8h e às 15h30.

Oficina de estamparia com motivos afro

A oficina consiste em apresentar algumas máscaras (stencil), contextualizar sua importância, estampar uma prova em papel e depois estampar o tecido com o uso de rolinho de pintura e tinta para tecidos. Com Solange Barbosa.

Dia 18/8. Quinta, às 10h e às 15h30.

Cabine de fotos

Além das fantasias e criações com as fotos, vamos atualizar o painel de curumins com novas molduras e fotos atuais das crianças.

Dia 19/8. Sexta, às 10h e 15h30.

Fazendo Retratos

Nesta oficina participantes realizam uma pintura em dupla, onde a partir de uma superfície transparente sobre uma moldura fazem o retrato do outro participante. Com Bruno Perê.

Dias 20 e 21/8. Sábado e domingo, às 10h.

Kokedama

Nesta atividade os mini jardineiros aprenderão de forma simples a fazerem a própria ‘bola de musgo’, além de absorverem informações importantes sobre preparação desolo e técnicas de cuidado com as plantas, que poderão ser aplicadas no dia a dia. Com Talits Domingos. Atividade para crianças inscritas no Programa Curumim e familiares. Local: Espaço Vida. Grátis.

Dias 20 e 21/8. Sábado e domingo, às 10h.

Contação de Histórias

Para crianças do programa curumim e seus adultos de referência. Com Fernanda Ventura. Atividade para crianças inscritas no Programa Curumim e familiares. Local: Nave Cultural. Grátis. Dias 20 e 21/08. Sábado e domingo, às 12h.


Clique aqui para saber mais sobre o programa Curumim.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.