O programa Curumim celebra 35 Anos!

02/08/2022

Compartilhe:

Foto: Jorge_Etecheber

Desde 1987 o programa Curumim proporciona o fortalecimento da autoestima, o exercício do pensamento crítico e o desenvolvimento da ética, da solidariedade e da autonomia, transformando a vida de crianças e seus familiares.

Em 1986, o Sesc São Paulo elaborou o Programa de Desenvolvimento Infantil – PIDI, que buscava refletir as práticas dirigidas às infâncias, além de contribuir para a criação de diretrizes institucionais.

Naquele momento, o Brasil passava por reconfigurações sociais e econômicas, alterações importantes nos modos de produção e consumo, novos modelos de organizações familiares, maior inserção da mulher no mercado de trabalho, aumento dos indicadores de violência e criminalidade, das desigualdades sociais e, consequentemente, das vulnerabilidades das infâncias, o que evidenciava uma maior necessidade de propostas e programas sociais que possibilitassem o desenvolvimento integral de crianças e jovens.

Em resposta à esta necessidade, o Sesc São Paulo criou, no dia 17 de agosto de 1987, o Programa Curumim. Um programa socioeducativo, gratuito, de educação não formal, voltado às crianças de 7 a 12 anos, prioritariamente, em prol de filhas e filhos de comerciários e prestadores de serviços com baixa renda mensal.

Com o objetivo de desenvolver integralmente as crianças participantes, o programa oferece atividades voltadas às linguagens de expressões artísticas, ambientais, corporais, tecnológicas, nutricionais e de saúde bucal, a fim de, estimular as diversas formas de expressão da criança, o fortalecimento de sua autoestima, o exercício do pensamento crítico e o desenvolvimento da ética, da solidariedade e da autonomia. Busca, também, a formação cidadã e democrática de pessoas mais sensíveis e conscientes de sua realidade, e atuantes na transformação de seu entorno.

Ao longo das últimas décadas, o Curumim tornou-se cada vez mais relevante socialmente, e à medida que o Sesc São Paulo ampliava sua atuação instalando novas unidades nas diversas cidades do estado, o programa também se difundia.

No início contava com atividades em seis unidades: Bauru, Campinas, Carmo, Piracicaba, Pompeia e Santos. Dez anos após sua implantação, em 1997, já existiam 12 unidades com turmas do Curumim. Em 2007, passou a contar com 20 unidades.

Atualmente, em 2022, o programa acontece em 32 unidades, com capacidade de ocupação total de 4.200 crianças. Na Capital e Grande São Paulo: 24 de Maio, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Consolação, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Santo André e Vila Mariana. No Litoral: Bertioga e Santos. No Interior: Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Ainda neste ano, iniciaremos ações para implementação do Curumim no Sesc Thermas de Presidente Prudente. E até o início de 2023, seremos 33 unidades!

Durante esses 35 anos o programa contou com muitas realizações, onde se destacam:

  • Comemoração dos 25 Anos, em 2012 no Sesc Santos.
  • Em 2015, o Lançamento do Livro: Programa Curumim: Memórias, Cotidiano e Representações com a organização de Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes, no Sesc Vila Mariana.
  • O Ciclo Educar Hoje, com os temas: Educação Integral e Cidades Educadoras, As Diferentes Infâncias do Território e A Importância da Escuta, respectivamente nos anos de 2017, 2018 e 2019.
  • A Comemoração dos 30 Anos com a participação de 2.500 crianças no Sesc Pompeia, em 2017.
  • E a realização da Conferência Curumim, com a participação de 420 crianças, que resultou na elaboração da Carta Curumim, no Sesc Interlagos, em 2019.

O programa tem passado, permanentemente, por revisões conceituais, estruturais e metodológicas, buscando sempre incorporar as novas formas de pensar, sentir e agir do momento vivenciado, se adaptando às necessidades das infâncias de cada época, além do aprimorando para oferecer ações que tenham significado para as crianças e seus familiares.

Um exemplo disto, foram os encontros, bate-papos, atividades no formato virtual durante os dois anos iniciais da pandemia, que somados às entregas de materiais e atividades lúdicas nos lares das crianças participantes, possibilitaram o funcionamento do programa e uma maior intensidade nas interações com todos os membros das famílias.

O Sesc São Paulo entende sua responsabilidade, mantendo o compromisso com as demandas sociais necessárias para a atualidade, contribuindo de maneira efetiva na constituição de sujeitos que percebam e valorizem a importância e a potência da educação como fazer diário, para si e para a sociedade que integram.

Feliz 35 anos ao Programa Curumim!

Clique aqui e veja os destaques das atividades oferecidas pelas unidades durante todo o mês de agosto!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.