O Trabalho Social com Idosos do Sesc SP completa 60 anos em 2023

12/09/2023

Compartilhe:

No início da década de 60, alguns aposentados pelo comércio recebiam suas aposentadorias pessoalmente no Instituto de IAPC – Aposentadoria e Pensão dos Comerciários. Saindo dali, costumavam almoçar no Centro Social Mário França de Azevedo, hoje Sesc Carmo – localizado no centro da cidade de São Paulo, e passavam a tarde conversando, ou, simplesmente, sentados nos bancos, antes de voltarem para a casa.

Em 1962, um grupo de funcionários do Sesc São Paulo foi enviado aos Estados Unidos para estudar o sistema de trabalho dos Golden Age Centers, que reuniam grupos de idosos para a realização de atividades intelectuais e de lazer. No retorno dessa viagem, como uma primeira tentativa de reunir as pessoas aposentadas, os técnicos enviaram cartas que as convidavam para participar de um grupo de convivência. Praticamente não houve adesões.

Em uma segunda tentativa, algumas pessoas da equipe do Sesc foram à fila do IAPC e fizeram o convite pessoalmente aos aposentados. Dessa vez, um número um pouco maior de pessoas topou participar, formando, assim, um grupo com 12 integrantes, que se reuniram pela primeira vez no dia 26 de setembro de 1963 no Centro Social Mário França de Azevedo. Após 60 anos de trabalho, o Sesc SP consolidou o seu programa de Trabalho Social com Idosos, praticando a inclusão de pessoas da Terceira Idade em diversas atividades, como pode ser visto nos depoimentos do público que frequenta as atividades do Sesc Ipiranga.

Leia a matéria sobre o Trabalho Social com Idosos na íntegra aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.