Oficinas e Mesas de Debate abordam Direitos Sociais e a Primeira Infância

07/02/2022

Compartilhe:

De 7 a 16 de fevereiro, o Sesc Carmo realiza o Ciclo de Oficinas “Direitos Sociais e Primeira Infância“, atividade que se debruça sobre o tema do ponto de vista prático, com a apresentação de casos e experiências concretas de fortalecimento da cidadania, a partir do engajamento na defesa dos direitos sociais das crianças.  
   
Com a mediação e mentoria do pesquisador Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti, professor, mestre em Sociologia, doutorando pela EACH-USP e pesquisador do CEAPG-FGV, as oficinas, que acontecem de maneira online nos dias 7, 9, 14 e 16 de fevereiro, são divididas em quatro blocos: Políticas Públicas de Educação; Políticas Públicas de Assistência Social; Políticas Públicas de Saúde; e Sociedade Civil e Primeira Infância. Os encontros contam com a participação de convidados para conversar sobre os direitos, as legislações específicas de cada área e os mecanismos de defesa da cidadania, sempre conectados à agenda da Primeira Infância. 

7/2 – Estado e a temática da Primeira Infância: Políticas de Educação 

Com Luiz Bambini, consultor em alimentação escolar sustentável, engenheiro agrônomo e mestre em desenvolvimento rural.  

Inscreva-se em https://bit.ly/inscricoes_Carmo
 

9/2 – Direitos sociais e primeira infância: Sociedade Civil e Primeira Infância  

Com Pedro Hartung, advogado e Diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana, doutor em Direito do Estado pela USP.  

Inscreva-se em https://bit.ly/inscricoes_Carmo 

14/2 – Direitos Sociais e Primeira Infância: Políticas de Saúde

Com Francisca Ivaneide, assistente social e atua no Movimento popular de saúde Sapopemba. Também integra a coordenação da União dos Movimentos Populares de Saúde da Cidade de São Paulo.  

Inscreva-se em https://bit.ly/inscricoes_Carmo

16/2 -Segurança Alimentar e Nutricional

Com Vera Vilella, mestre em Saúde Pública, diretora do Sindinutrisp e representante do Sindicato no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo – Comusan.  

Inscreva-se em: https://bit.ly/inscricoes_Carmo 

Mesas de Debate

Ainda como parte do Cuidar de Quem Cuida e com foco na ampliação do debate sobre os Direitos e Políticas Públicas para Primeira Infância, assim como sobre a Garantia de renda como ética de direitos infantis, ainda no mês de fevereiro, o Sesc Carmo realiza duas mesas de debate, transmitidas ao vivo em seu canal do YouTube

Garantia de Direitos e Políticas Públicas para Primeira Infância 

No dia 22 de fevereiro, com a participação de Lucimar Rosa Dias e de Marilda Santos Lim, a proposta é discutir sobre a garantia dos direitos e políticas públicas de proteção integral para as crianças.  

Lucimar trata sobre a garantia de Direitos e Políticas Públicas para Primeira Infância no combater aos efeitos do racismo estrutural que afeta o desenvolvimento das crianças negras em seus primeiros seis anos de vida e o papel da educação no cuidado com estas crianças.  

Marilda aborda a Legislação Brasileira em sua Constituição e nas Diretrizes do sistema de garantia de Direitos, da Educação, da Saúde e da Assistência, que preconiza a Proteção Integral como tarefa primordial do Estado em conjunto com a família, a sociedade e a comunidade.  

O paradigma da proteção integral nos primeiros anos de vida da criança, abrange a dimensão humana e política, assegurando as condições e ideias para o desenvolvimento pleno desde a concepção e existencial no sentido de uma sociedade evoluída que deseja e concretiza a vida de seus pequenos e pequenas.

Garantia de renda como ética de direitos infantis 

No dia 23, o debate, que conta com a participação de Aldaiza Sposati e Iracema Araújo, discute do ponto de vista histórico, técnico e cultural a ética em torno da consideração de que as formas de garantia de renda se constituem em direitos infantis inalienáveis.   
   
Ainda que programas como o Bolsa Família e o Auxílio Brasil tenham avançado no reconhecimento deste direito, é preciso refletir sobre a igualdade em se efetiva este direito desde a primeira infância.  

Cuidar de Quem Cuida

Lançado em 2018, o Cuidar de Quem Cuida é uma ação realizada pelo Sesc São Paulo desde 2018 e tem como objetivo sensibilizar e inspirar pessoas, comunidades e instituições sobre assuntos relativos aos cuidadores e cuidadoras de bebês e crianças de 0 a 6 anos e as implicações do ato de cuidar.  

  
A 4ª edição traz como tema, Exercícios do Cuidar na Primeira Infância – Políticas Públicas, onde por meio de oficinas, apresentações e bate-papos, a ação, que acontece de setembro de 2021 a março de 2022, nas redes digitais e nas unidades do Sesc São Paulo, traz questões relacionadas às práticas que já estão, ou não, na pauta coletiva, e que impactam de maneira direta, ou indireta, a vida de cuidadoras e cuidadores de crianças da primeira infância, além de propor a construção de questões no sentido de suas possibilidades de revisão e ampliação, inclusive, diante do contexto pandêmico e pós-pandêmico. 

Veja mais sobre o assunto aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.