Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Daqui para frente

Foto: Lúcio Érico
Foto: Lúcio Érico

SESC LANÇA DOCUMENTÁRIO IDEIAS E AÇÕES PARA UM NOVO TEMPO

NO AMBIENTE DIGITAL E APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O HORIZONTE DA SOCIEDADE

 

O Sesc São Paulo mapeia desde 2016 iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. Essa ação acontece por meio do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, que, durante este mês, apresenta atividades educativas no ambiente digital, abordando diversas perspectivas para a compreensão das questões ambientais diante das novas dinâmicas de vida que se apresentam neste momento de isolamento social para contenção da Covid-19.

Na programação, será lançado o documentário Ideias e Ações para um Novo Tempo, que traz depoimentos de representantes de iniciativas e especialistas sobre formas de conciliar aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais nos modos de vida e de geração de trabalho e renda. A exibição será no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), às 16h, no canal do Sesc no YouTube, seguida por um debate com a líder comunitária da Vila Nova Esperança, Maria de Lurdes de Andrade Silva, conhecida como Lia, e o historiador Célio Turino. Além disso, ao longo do mês de junho, será compartilhada com o público uma série de matérias e vídeos sobre outras formas de nos relacionarmos com o consumo, com nossos resíduos e com as áreas naturais.

“Diante da urgência de vislumbrarmos futuros possíveis no momento em que vivemos, o Sesc promove ações educativas que dialogam com questões socioambientais presentes no cotidiano das pessoas. Esse diálogo é feito por meio da apresentação de projetos e ações que resistem e constroem outros modos de viver, pautados pelo reconhecimento da interdependência entre a sociedade e a natureza, no fazer comunitário, no exercício da cidadania, na valorização das diferentes visões de mundo”, afirma Gabriela Graça Ferreira, assistente técnica da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania.

Para conhecer o documentário e as matérias, entre outros conteúdos, acesse sescsp.org.br/ideiaseacoes.

 

SESC IDEIAS

Durante a quarentena para controle da Covid-19, o Sesc São Paulo realiza a série de debates Ideias, com reflexões acerca do presente e suas implicações. Diariamente, às 16h, a série vai ao ar pelo YouTube levando uma agenda sociocultural e educativa atual. Nessa conferência virtual, o público é convidado a interagir com debatedores e mediador por meio de perguntas e comentários. Um diálogo entre gestores, pesquisadores, pensadores, atores, médicos e profissionais de diversas áreas. Dentre os temas já debatidos estão: Cultura em tempos de Covid-19; Como a pandemia afeta os idosos; e Protagonismo negro. Assista em: youtube.com/sescsp.

 

Coletivos Culturais - Ações em territórios durante a pandemia. Um dos encontros promovidos pela série Ideias. Participantes: Cleiton Ferreira, Marcos Felipe e mediação de Bianca Santana

 

OS NOMES SELECIONADOS PARA AS LIVES CARREGAM UM HISTÓRICO DE SHOWS NOS PALCOS DAS UNIDADES DO SESC, E AGORA, EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL, VÃO LEVAR SEUS REPERTÓRIOS A UM NÚMERO AINDA MAIOR DE PESSOAS E DE GRAÇA!

Matéria no site Catraca Livre sobre as lives de artistas exibidas nas redes sociais do Sesc São Paulo.

 

A PROPOSTA DA ATIVIDADE, DIVIDIDA EM SEIS AULAS, É ENSINAR TÉCNICAS “FAÇA VOCÊ MESMO” PARA A ELABORAÇÃO DE LETREIROS POPULARES. ISTO É, MÉTODOS PARA PINTAR PLACAS, FACHADAS, DECORAÇÃO DOMÉSTICA E ATÉ PARA CAPACITAR PESSOAS À PROFISSÃO DE PINTOR LETRISTA.

Matéria no site do jornal Correio Braziliense sobre o curso O Pintor Letrista, disponível no Sesc Digital.

Ilustração: Divulgação

 

A PLATAFORMA SESC DIGITAL É DIVIDIDA POR CATEGORIAS PARA FACILITAR A BUSCA. ENTRE OS CONTEÚDOS LITERÁRIOS, UM DOS MAIS PROCURADOS É O PROGRAMA SUPER LIBRIS (EPISÓDIO “OS RITMOS DA PROSA”), QUE ABRE A SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE DO SESCTV, DIRIGIDA POR JOSÉ ROBERTO TORERO, COM CHICO BUARQUE EXPLICANDO COMO ENCONTRA A MÚSICA EM SEU TEXTO.

BRUNO CALIXTO, em matéria para o jornal O Globo, sobre programa exibido no SescTV.

 

Foto: Piu Dip

 

TEATRO EM CASA

Além de lives de artistas da música, o teatro integra a programação do #EmCasaComSesc nas redes sociais do Sesc São Paulo. São apresentados, diretamente da casa de atores do teatro brasileiro, textos clássicos e contemporâneos, em monólogos especialmente adaptados para o meio digital. As apresentações acontecem todas as segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30, nos canais youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo. Na estreia, dia 15 de maio, o ator Celso Frateschi (foto) apresentou Diana, texto autoral sobre um professor que se apaixona por uma escultura e passa a se comunicar apenas com objetos. Acompanhe nas redes sociais do Sesc São Paulo as próximas apresentações.

 

Foto: Edson Kumasaka

 

Desde o mês de abril, o Sesc São Paulo direciona a infraestrutura de seus Espaços de Tecnologias e Artes para a fabricação de protetores faciais para doação. No polo de produção estabelecido na unidade Avenida Paulista, são produzidas, em média, até 500 unidades por semana para serem entregues a instituições sociais e hospitais. Entre as instituições já beneficiadas está a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

Foto: Danny Abensur

 

 

 

SOLIDARIEDADE EM REDE

O Mesa Brasil Sesc São Paulo já distribuiu, desde janeiro deste ano, 2 mil toneladas de alimentos, complementando 2 milhões de refeições em 702 instituições sociais no estado. Neste momento, o programa busca expandir sua rede de parceiros doadores para ampliar a distribuição de alimentos. Também foram incluídos na lista produtos de higiene e limpeza, a fim de atender a outras necessidades de um número cada vez maior de pessoas atingidas pela pandemia. Indústrias, cerealistas, produtores rurais, centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, confeitarias, feiras livres e outros que queiram realizar doações podem acessar o site www.sescsp.org.br/mesabrasil e enviar um e-mail para mesabrasil@sescsp.org.br para obter mais informações.

 

O DOCUMENTÁRIO, TODO DISPONÍVEL NO SITE DO SESCTV PARA SER VISTO SOB DEMANDA, APRESENTA PERSONAGENS MUITO INTERESSANTES EM UMA GAMA DE TIPOS QUE NOS PERMITE TER UMA DIMENSÃO DO QUE É ESSE PROCESSO, DE COMO SE PREPARAR PARA ELE E DE COMO ARRUMAR A CASA PARA OS VELHOS DO NOSSO PAÍS.

CRISTINA PADIGLIONE, na coluna Tele Padi, publicada na Folha de S.Paulo, sobre a série Envelhecer, exibida no SescTV.

 

Foto: Arapy Produções

 

revistae | instagram