Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Chelpa Ferro reconstrói sons e objetos

Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler [foto: Julio Callado]
Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler [foto: Julio Callado]

Criado em 1995 pelos artistas plásticos Barrão e Luiz Zerbini, e pelo editor de cinema Sergio Mekler, o Chelpa Ferro explora a plasticidade do som em esculturas, objetos, instalações, performances e apresentações musicais que desafiam os sentidos do espectador.

O grupo carioca, conhecido uma obra híbrida, centrada na plástica do som, é o tema do novo documentário da série Videobrasil Coleção de Autores, com direção de Carlos Nader e realização da Associação Cultural Videobrasil e do SESC São Paulo. O filme será lançado dia 26 de novembro, às 20h, no SESC Avenida Paulista, que exibe o documentário e a instalação ‘Acusma’, do grupo, até 31 de janeiro de 2010.

Composta por vasos de cerâmica que emitem vozes, ‘Acusma’ será vista pela primeira vez em São Paulo na mostra. O documentário ‘Chelpa Ferro’ será exibido dentro do espaço expositivo, de hora em hora. O público terá acesso a três telas de plasma que exibem os extras do DVD: uma entrevista com Moacir dos Anjos, curador da 29ª Bienal de São Paulo, sobre o grupo, e registros de obras do Chelpa Ferro, como ‘Pêndulo’ (2009), ‘Microfônico’ (2009) e ‘Jungle Jam’ (2008).

Exposição Irmãos Grimm
Instalação

Durante o período da exposição, educadores e uma programação composta por visitas mediadas e oficinas terão como objetivo aproximar o público dos conceitos da obra do grupo e da ideia de pesquisa sonora.

Oito registros de obras mapeiam pontos importantes do trajeto do grupo, de instalações recentes, como Microfônico 1, Microfônico 2 e Pêndulo, apresentadas este ano na Galeria Progetti, Rio de Janeiro, a Chelpa Ferro, apresentação musical realizada durante o 15º Videobrasil, no SESC Pompeia, São Paulo, em 2005.

Saiba mais:
canal no Youtube com as instalações do grupo

 

o que: Chelpa Ferro
quando:

de 27/11 a 31/01.

onde: SESC Avenida Paulista | Av. Paulista, 119 - tel.: 3179-3700
ingressos:

Grátis