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Turismo e biodiversidade em equilíbrio apontam para a sustentabilidade

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional - SESC SP

O direito ao lazer dos trabalhadores é uma das bandeiras mais antigas do SESC-SP e remonta aos valores primordiais de sua criação  em 1946. De lá para os dias atuais, os  conceitos de lazer e turismo sofreram  inúmeras transformações e o programa  desenvolvido pela entidade, absorveu tendências e experimentou possibilidades diversas, sem nunca abdicar de suas ideias  alternativas e conceitos fortemente  embasados no caráter socioeducativo de  suas ações.

Com os Cadernos SESC de Cidadania  que contemplam o Dia Mundial do  Turismo em consonância com as reflexões  propostas pela Organização Mundial  do Turismo(OMT), apresentamos um  rico espaço de propostas, debates e  experiências que estimulam uma abertura  para interessantes formas de implantação,  desenvolvimento e gerenciamento de  ações no campo do turismo com respeito  às questões mais urgentes da agenda  global: desenvolvimento e preservação  local, economia solidária e acesso ao  turismo como forma de contato com a  biodiversidade.

Se há uma relevante base econômica  para muitos indivíduos em diferentes instâncias sociais no campo do turismo,  é fundamental trabalhar em todos os  segmentos dessa cadeia: alertando  para um equilíbrio respeitoso que  preserve a biodiversidade e mantenha  as comunidades em seu lugar de origem,  isto é, aprimorando as condições para uma cultura de sustentabilidade. Outras  questões importantes se colocam nos dias  atuais: Como viabilizar o turismo urbano  em cidades com patrimônios degradados?  Onde buscar o fortalecimento de  comunidades que desenvolvem  manifestações culturais em risco de  extinção? Por quê alavancar o turismo  de base comunitária como ferramenta  educativa e manutenção de áreas nativas?

Existem diferentes formas de  articulação com base no turismo e o SESC-SP participa desse contexto oferecendo espaços para reflexão,  apresentando propostas e experiências relevantes, mas, sobretudo, interagindo com o seu público prioritário para a consolidação de conceitos que vão além do imediato bem-estar individual, favorecem a qualidade de vida por meio de uma mudança de atitude, o que aponta para uma cultura global de sustentabilidade.