Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A conquista da qualidade de vida através da pintura

Foto: Nilton Silva
Foto: Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

SAMUEL RODRIGUES DE SOUZA (1)

RESUMO: 

Através dessa pesquisa verificou-se a im portância do contexto institucional do PROVE  como um lugar possibilitador da reconstrução  da identidade social da pessoa idosa. A exposição na Casa da Ciência/UFRJ  abriu um leque de opções em direção à so ciedade e às demais faixas etárias. 

As pinturas  produzidas pelos artistas idosos têm lhes possibilitado elevar a auto estima e assumir  um lugar privilegiado como produtores sociais  com suas criações, que podem ser fruídas e  consumidas pela família e pela comunidade permanecendo historicamente como legado,  de acordo com a teoria da geratividade de  Erikson (apud NERI, 2001).

Ficou claro no decorrer do PROVE Pintura que a qualidade de vida para o idoso não  significa uma alteração do rumo “natural” de  sua velhice, mas se inclui nos novos contextos  que incentivam os idosos a ter um projeto de  vida, a exercer o seu papel social e a perceber  que além das perdas também existem ganhos. 

Aprofundou-se em cada um de nós a convicção  de que o idoso não pode ficar estático; precisa  estar atualizado permanentemente e aberto  a mudanças para o eterno movimento, como  no fluir de Heráclito (Franca,1969). Em síntese, o que quisemos junto a esses  idosos foi nada mais nada menos que construir,  produzir, elaborar no idoso essa peculiar espécie de aptidão de experimentar no contato com  um objeto, uma forma ou uma obra, um tipo  especial de emoção, o prazer estético.

Palavras-chave: pintura; arte; qualidade de vida

(1) Jornalista e artista plástico, pós graduado em geriatria e gerontologia Interdisciplinar,  coordenador da oficina PROVE Pintura do Hospital Neurológico Deolindo Couto, da Universidade Federal do RJ.