Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Ande! Um manual para você fazer seu programa de boa forma

Ilustração: Eron Silva
Ilustração: Eron Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda 

 

OSVALDO GONÇALVES DA SILVA

RESENHA: 

Se você quiser entrar em forma, sem agredir seu ritmo biológico, procure andar diariamente, sobretudo se você leva vida sedentária. Com linguagem simples, objetiva e marcadamente didática, Stephen Kiesling e E.C. Frederick, em seu livro" ANDE!", como subtítulo: "um manual para você fazer seu programa de boa forma", Editora Edgard Blücher Ltda.- 1987, apresentam uma série de exercícios e técnicas que fazem da caminhada o método mais eficaz para melhorar a aptidão física, perder peso e modelar o corpo, sem o recurso das dietas especiais, de equipamentos sofisticados de musculação e do supertreinamento.

Os autores advertem que sua proposta se dirige às pessoas em boas condições de saúde, embora não exclua aquelas que são portadoras de alguma patologia tipo deficiência cardiovasculares, distúrbios neuromusculares ou ortopédicos, hipertensão etc. Nesses casos, recomenda-se a prática do exercício sob rigorosa supervisão médica.

A justificativa da importância do andar para a saúde está ancorada em pesquisas recentes que recomendam este exercício como uma atividade natural, sem contraindicações, na busca da forma física e da harmonia corporal.

Outros estudos revelam igualmente que uma caminhada diária de pouco mais de três quilômetros diminui 28% ou mais o risco de um ataque cardíaco e cada hora de caminhada significa uma hora a mais de vida.

As afirmações dos cardiologistas de que o movimento da perna, ao andar, funciona como um segundo coração permite concluir também que o envelhecimento não se constitui de desgaste, mas de falta de uso de determinados membros.

Cada pessoa deve programar seu exercício de acordo com suas necessidades e ritmo próprio. Neste sentido, sugerem-se diferentes testes de avaliação que permitem diagnosticar o nível de aptidão física, orientações para alongamento da musculatura dos membros inferiores e exercícios de resistência para o fortalecimento dos músculos abdominais.

Enfim, são 70 páginas de leitura agradável que certamente levarão o leitor a começar sua caminhada rumo à recuperação de sua forma física e de seu estado geral de saúde.

KIESLING, Stephen; FREDERICK, E. C. Ande!. Edgard Blucher Editora, São Paulo, 1987.