Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Como enfrentar a velhice

Ilustração: Eron Silva
Ilustração: Eron Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

OSVALDO GONÇALVES DA SILVA

RESENHA:

O autor abre o livro com esta frase: “ser velho, além de um fato, é um conjunto de convenções sociais da pior espécie. Não sei o que pesa mais sobre os velhos, se a idade ou a ideia que eles fazem de si mesmos, movidos pelo modo como são tratados, levados pelas ideias tantas vezes vingativas que orientam o comportamento da maioria frente a eles.” Este preâmbulo define o pensamento de José Angelo Gaiarsa sobre a velhice e dá a tônica de sua obra: “Como Enfrentar a Velhice” - Ícone Editora (em co-edição com a Editora da Unicamp), 1986-São Paulo.

Com seus conhecimentos de médico psicoterapeuta, J.A. Gaiarsa tem autoridade e liberdade de não usar meias palavras, quando fala de velhice, abordando a questão com muito realismo e não de maneira velada, ou seja, para dourar a pílula. Para ele este fenômeno, além de ser algo natural, é de uma transparência cristalina, pois muitas de suas conclusões estão baseadas na própria experiência. Como diz, começou a interessar-se pelos problemas da velhice quando notou que estava ficando velho e queria comunicar a seus leitores e ouvintes o segredo da eterna juventude bioquímica.

“Como Enfrentar a Velhice”, na verdade, não passa de um opúsculo, mas nem por isso deixa de ter sua importância na bibliografia gerontológica pela consistência e objetividade de seu conteúdo e, sobretudo, pela persistência do autor em querer levar ao conhecimento dos velhos e das pessoas maduras a necessidade de certas práticas que possam prevenir contra o fantasma do envelhecimento. Evidentemente, não se trata de fórmulas mágicas, mas de uma série de cuidados, tendo em vista o homem em sua dimensão total.

Pode-se até não concordar com todos os seus argumentos, mas a firmeza, a fundamentação e convicção de suas colocações não deixam dúvidas quanto à seriedade de seus propósitos.

Em suma, com seu estilo fluente e didática de quem conhece os mais variados públicos, discorre sobre a natureza da velhice e seus problemas mais agudos, procurando desfazer mitos, descrevendo seus principais sintomas e apontando caminhos para a convivência mais saudável com este processo inerente a todo ser vivo. Vale a pena conferir.

GAIARSA, José Angelo. Como enfrentar a velhice, Ìcone Editora. São Paulo, 1986.