Sesc SP

postado em 06/08/2021

Mais de Ruth Escobar – a biografia

Detalhe da obra de Júlio Pomar, pintura usada na capa do caderno especial disponível no Sesc Digital
Detalhe da obra de Júlio Pomar, pintura usada na capa do caderno especial disponível no Sesc Digital

      


Na esteira do lançamento de [...] metade é verdade – Ruth Escobar, o autor Alvaro Machado apresenta documentário com depoimentos de colaboradores da atriz-produtora e um caderno especial com materiais não publicados no livro

 

A biografia [...] metade é verdade – Ruth Escobar acaba de ganhar dois conteúdos extras – e inéditos – na plataforma Sesc Digital. Além de um caderno especial com uma série de fac-símiles, fotos e documentos do Acervo Ruth Escobar não publicados no livro, o autor Alvaro Machado apresenta um documentário, realizado com o cineasta Philip Spoto, com depoimentos de Juca de Oliveira, Oswaldo Mendes, Nelson Aguilar, Nilda Maria e Elizabeth Azevedo, além de áudios da própria Ruth e raras imagens fotográficas e cinematográficas. Na plataforma também é possível ler Ritmos náuticos: o trabalho de Ruth Escobar, resenha escrita pelo diretor e dramaturgo Sérgio de Carvalho, publicada por ocasião do lançamento do livro em live transmitida pelo Sesc Consolação, em abril de 2021.

E, se no Sesc Digital é possível conferir o documentário completo, aqui você acompanha a íntegra de declarações que relembram episódios marcantes da trajetória da artista luso-brasileira. Com a palavra:

 

:: o jornalista e autor Alvaro Machado

 

:: o ator e diretor Juca de Oliveira

 

:: o ator, diretor e escritor Oswaldo Mendes

 

:: o curador e crítico de arte Nelson Aguilar

 

:: a coordenadora do Centro de Documentação Teatral – ECA-USP, professora Elizabeth Azevedo

 


Veja também:

 


Trecho do livro

 

E-book | Confira a versão digital revista e atualizada na loja virtual ou no aplicativo de sua preferência: Amazon, Apple, Google e Kobo.

 


Na mídia:

Teatro Jornal | O papel transbordante de Ruth Escobar. Por Valmir Santos

Revista Continente | Biografia documenta a trajetória da atriz portuguesa que se confunde com a do teatro brasileiro da segunda metade do século XX. Por Márcio Bastos

Produtos relacionados