Sesc SP

postado em 09/01/2024

Apiacás, H+F e Nitsche

Estúdio Madalena (Apiacás), Museu do Ipiranga (H+F) e Casa em Iporanga (Nitsche)
Estúdio Madalena (Apiacás), Museu do Ipiranga (H+F) e Casa em Iporanga (Nitsche)

      


Coleção Arquitetos da Cidade, série dedicada a escritórios brasileiros que se destacam no enfrentamento dos desafios inerentes à cidade contemporânea, ganha três novos títulos

 

Após o sucesso dos livros SIAA, MMBB e GRUPOSP, a Editora Escola da Cidade e as Edições Sesc São Paulo lançam três novos volumes da coleção Arquitetos da Cidade, série dedicada a escritórios brasileiros que se destacam no enfrentamento dos desafios inerentes à cidade contemporânea: Apiacás, Nitsche e H+F.

Os trabalhos ali reunidos qualificam o espaço público com ações positivas: para este grupo de arquitetos, certamente, é na cidade que reside seu maior interesse, independentemente do que estejam a desenhar. Não por acaso, todos os presentes nessa série são professores universitários que dividem seu tempo entre a prática e o ensino.

As publicações apresentam uma seleção de projetos, com textos, entrevistas, croquis e detalhes construtivos que permitem uma aproximação efetiva com a poética de cada escritório. Vistos em conjunto, os projetos autorais expõem seus trajetos, experimentações, numa curadoria que busca enfatizar a relação íntima entre arquitetura e cidade.

 

Apiacás

 

"A admiração pela materialidade da arquitetura tem a ver com o respeito que o Apiacás tem pelo ofício da construção. Não se trata de um simples arranjo de texturas ou revestimentos, mas sim de uma espécie de articulação tectônica, já́ que os materiais são empregados em sua forma mais racional e construtiva.
Tal jogo de materialidades tem como ponto de partida a realidade que nos cerca: componentes banais do mercado da construção civil ganham importância. Assim revela-se o traço marcante do escritório, isto é, uma prática baseada na estreita relação entre projeto e soluções desenvolvidas no canteiro que voltam para a prancheta, sendo constantemente reelaboradas enquanto sistemas construtivos que alimentam então novos projetos."

Alexandre Benoit

Organizado por Alexandre Benoit, o livro conta com colaborações de Ciro Pirondi e Rosa Artigas, além de entrevista com Anderson Freitas, Acácia Furuya e Pedro Barros, que coordenam o escritório.

 

trecho do livro

 

 

Nitsche

 

"Nitsche arquitetos tem suas obras facilmente reconhecidas no âmbito nacional, muitas vezes em posição de destaque. Porém, como é possível identificar os elementos que fazem de sua produção uma linha dissonante de outros escritórios paulistanos da mesma geração?
Este volume da coleção Arquitetos da Cidade procura responder essa pergunta através de textos críticos, uma apurada seleção de obras e uma entrevista franca com os três irmãos e sócios fundadores do Nitsche arquitetos. Será́ possível entender como a vivência de diferentes espaços habitáveis na infância, a influência do mundo das artes plásticas e oportunidades de trabalhos distantes da cidade conduziram à uma produção pautada em versatilidade de espaços, uso da cor e estruturas pré-fabricadas. Uma oportunidade de análise de uma maneira de fazer arquitetura a serviço de espaços que realmente funcionam, valorizando o que é essencial."

André Scarpa

Organizado por André́ Scarpa, conta com colaborações de Catherine Otondo e Daniel Mangabeira, além de entrevista com Lua Nitsche, Pedro Nitsche e João Nitsche, que coordenam o escritório.

 

trecho do livro

 

 

H+F

 

"Circunstâncias várias como prazo, orçamento, cliente, gestor e construtora não são constantes durante a concretização de algo tão demorado como um projeto arquitetônico: isso deixou de ser visto como uma adversidade por Hereñú e Ferroni, convertendo-se em fonte de possibilidades virtuosas. Os arquitetos do H+F entenderam que, tal como os jazzistas, devem ser flexíveis em seu métier: não somente aceitando a indeterminação inerente ao processo de um projeto arquitetônico, mas também estimulando a imprevisibilidade. Tal posicionamento foi fundamentado gradativamente com a experiência cotidiana ao longo das duas décadas de escritório."

Francesco Perrotta-Bosch

Organizado por Francesco Perrotta-Bosch, conta com colaborações de Regina Meyer e João Masao Kamita, além de entrevista com Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni, que coordenam o escritório.

 

trecho do livro

 

 

Produtos relacionados