Sesc SP

postado em 31/01/2024

Amor, teatro, fotografia e Curitiba

Eu de você | Em cena: Denise Fraga | Direção: Luiz Villaça
Eu de você | Em cena: Denise Fraga | Direção: Luiz Villaça

      


Livro Festival de Teatro de Curitiba, da premiada fotógrafa Lenise Pinheiro, retrata as montagens icônicas do teatro brasileiro entremeadas com depoimentos de profissionais das artes cênicas em comemoração aos 30 anos do Festival

 

Festival de Teatro de Curitiba, da fotógrafa paulistana Lenise Pinheiro, uma das mais importantes das artes cênicas brasileiras, traz um vasto acervo sobre esse evento que acontece há mais de trinta anos, completados em 2022, e considerado um dos mais relevantes da América Latina. A publicação apresenta fotos de montagens icônicas do teatro brasileiro, intercaladas com depoimentos de profissionais das artes cênicas que discorrem sobre o Festival e Lenise.

Ao longo de três décadas, o evento reuniu e prestigiou os principais atores, atrizes, diretores, iluminadores, dramaturgos e também companhias e equipes nessa celebração nacional, que hoje é referência no cenário das artes do palco. 

A obra conta com uma apresentação de Danilo Santos de Miranda (1943-2023) e reúne imagens de espetáculos que marcaram o festival, como: As boas, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa (1992); The Flash and Crash Days, de Gerald Thomas; Dois perdidos numa noite suja, direção de Emílio Di Biasi (1993); Romeu e Julieta, direção de Gabriel Villela (1993); Vereda da salvação, direção de Antunes Filho (1994); A loba de Ray Ban, direção de José Possi Neto (2010); Simplesmente eu, Clarice Lispector, direção de Amir Haddad (2012); Esta criança, direção de Marcio Abreu (2013); A vida é sonho, de Gabriel Villela (1992); entre muitas outras montagens.

 


1. As boas. Direção: Zé Celso Martinez Corrêa | 2. The Flash and Crash Days. Direção: Gerald Thomas. Em cena: Fernanda Torres | 3. Dois perdidos numa noite suja. Direção: Emílio Di Biasi. Em cena: Marco Ricca e Petrônio Gontijo | 4. Romeu e Julieta. Direção: Gabriel Villela. Em cena: Eduardo Moreira e Wanda Fernandes | 5. Esta criança. Direção: Marcio Abreu. Em cena: Renata Sorrah

 

30 anos de história

O Festival movimenta o cenário cultural e econômico de Curitiba, proporcionando uma média de 400 espetáculos de companhias teatrais nacionais e internacionais e atraindo a cada edição um público de mais de 200 mil pessoas. 

Segundo Lenise, a proposta de editar as fotografias dos 30 anos do Festival de Teatro de Curitiba lhe trouxe imensa satisfação. “Foram escolhas que começaram a partir de datas históricas e muitas lembranças, e continuaram com as pesquisas, os gráficos e as obsessões. Estudos e buscas infindas. Elos entre reportagens, fechamentos e encontros. Contatos líquidos, notabilizados por gentilezas. Autorizações e olhares complacentes. E... se fotografar é escrever com luz, ficam aqui os retratos iluminados pelos palcos da cidade”, afirma a fotógrafa.

As fotos de Lenise retratam artistas renomados como Beth Goulart, Christiane Torloni, Débora Falabella, Drica Moraes, Fábio Assunção, Fernanda Montenegro, Isabel Teixeira, Luís Melo, Luís Miranda, Mateus Solano, Ney Latorraca, Renata Sorrah, Reynaldo Gianecchini, Ricardo Tozzi, Vera Holtz, Yara de Novaes, Zé Celso Martinez Côrrea, entre outros.

A obra ainda possui depoimentos de Andrea Elia, Bia Lessa, Fernanda Torres, Fernando Bonassi, Gerald Thomas, Gilberto Gawronski, Gregório Duvivier, Guilherme Weber, Guta Stresser, Ivam Cabral, Marco Ricca, Matheus Nachtergaele, Nany People e Valmir Santos.

 

Trecho do livro

Produtos relacionados