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postado em 11/04/2017

Didática da participação

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Apresentada sob uma perspectiva que se consolida por meio de práticas de debate, reflexão e tomada de decisões conjuntas, Victor J. Ventosa defende que a participação pode ser aprendida

 

Embora possa soar estranho, o princípio da participação – um dos pilares para a construção de uma sociedade democrática – não faz parte da natureza do sujeito. Baseado no conceito de animação sociocultural (ASC), Victor J. Ventosa defende que a participação é aprendida, consolidando-se por meio de práticas cotidianas de alternância de fala, escuta, discussão e tomada de decisões conjuntas. No livro Didática da participação: teoria, metodologia e prática, Ventosa elenca diferentes práticas de ensino-aprendizagem que promovem a emancipação do sujeito e o abandono de modelos tradicionais, privilegiando a troca de experiências e a resolução de situações-problema.

Víctor J. Ventosa Pérez foi professor universitário em diversas universidades europeias e norte-americanas, bem como diretor dos Centros Municipais de Animação e Informação Juvenil de Salamanca e fundador e presidente da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA). Seus mais de quarenta livros sobre educação social, animação sociocultural, ócio e tempo livre, publicados em diversos países e traduzidos para os mais diversos idiomas – bem como sua participação como orador convidado em mais de trezentos congressos internacionais –, endossam sua trajetória e proporcionam um legado que marcou o desenvolvimento científico e profissional da animação sociocultural.

Dividido em duas partes, o livro inicialmente estabelece as relações e diferenças entre a animação sociocultural e outras formas de educação participativa. Na sequência, descreve e exemplifica os métodos para se aplicar os princípios da participação. Ao traçar um panorama histórico da ação sociocultural e propor iniciativas que retomam sua perspectiva educativa, Didática da participação contribui para a atuação de educadores formais e não formais. A análise parte do contexto geral da pedagogia da participação para alcançar seu efetivo exercício. Daí o interesse que deve gerar em públicos especializados, como educadores, gestores e profissionais dedicados à ação cultural, além de pesquisadores vinculados às áreas de educação e sociologia, entre outros. 

 

Veja também:

:: Trecho do livro

 

 

:: Ensino e aprendizagem | Um novo conceito para a animação sociocultural e a necessidade de mudar o papel do educador são temas examinados por Victor J. Ventosa em Didática da participação: teoria, metodologia e prática. Por Margareth Brandini Park

 

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