Sesc SP

postado em 16/11/2017

Macksen Luiz et alii

macksen-dest

      


Livro reúne mais de trezentos textos publicados pelo crítico teatral carioca em jornais como O Globo, Jornal do Brasil, Opinião, e revistas como IstoÉ

 

Na prática de crítica na imprensa nacional, Macksen Luiz é um espectador da produção teatral brasileira por mais de quatro décadas, em análises que registram a ascensão de movimentos, inflexões de técnicas interpretativas, reposições de linguagens cênicas e a atuação do ambiente político-social na dramaturgia do palco. Percorre em cobertura abrangente e permanente um amplo espectro de tempo, com análises que procuram a reflexão e o registro extensivo das temporadas cariocas e também de outros estados. Parte desta produção está reunida no livro Macksen Luiz et alii, com mais de trezentos textos publicados pelo crítico teatral carioca em jornais como O Globo, Jornal do Brasil, Opinião, e revistas como IstoÉ.

A obra traz uma seleção dos textos mais relevantes publicados por Macksen Luiz em veículos impressos ou eletrônicos desde sua primeira crítica, em 1982, sobre a peça As lágrimas amargas de Petra Von Kant; até Maria do Caritó, de 2010, período em que o autor foi testemunha privilegiada do teatro. Na primeira, o crítico faz um profundo elogio à atuação da protagonista, ao afirmar que “Em quase duas horas, o privilégio de ver Fernanda Montenegro interpretando a sensível Petra von Kant vai ganhando contornos de verdadeira aventura pessoal, a alegria de compartilhar de uma poderosa aula de técnica teatral e de absoluto domínio da emoção em cena”.

Além das teses produzidas pelas universidades, as críticas de jornal são um dos poucos registros analíticos que permitem aos pesquisadores buscar informações sobre espetáculos realizados no passado. Nessa área em que ainda há poucas publicações voltadas para as realizações cênicas, as críticas de Macksen Luiz são um suporte valioso para a recuperação dos espetáculos que marcaram a cena nacional. Assim, Macksen Luiz et alii cumpre importante papel de resgate da memória do teatro brasileiro e constitui uma referência abrangente para os estudiosos da área.

 

Veja também:

:: Trecho do livro

 

 

Produtos relacionados