Sesc SP

postado em 16/01/2018

Notas sobre Piscator

piscator-dest

      


A obra compila as impressões da autora, a atriz Judith Malina, sobre as aulas e a influência do diretor Erwin Piscator no teatro político e experimental

 

As Edições Sesc São Paulo lançam o livro Notas sobre Piscator: teatro político e arte inclusiva, de Judith Malina, fundadora do Living Theatre, um dos mais antigos grupos de teatro experimental existente nos EUA, criado em 1947 por ela e seu parceiro Julian Beck, resultado de sua experiência como aluna do Dramatic Workshop, de Piscator, em Nova York. A tradução do livro foi realizada por Ilion Troya, membro do Living Theatre.

Judith Malina (1926-2015) e o Living Theatre são ícones do teatro político há sete décadas. Poucos sabem, no entanto, que Malina estudou com Erwin Piscator (Alemanha, 1893-1966), um dos mais importantes encenadores do século XX e cocriador com Brecht e outros grandes nomes, do teatro épico, cujas técnicas inovadoras tiveram grande influência nas produções europeia e norte-americana. Meio termo entre um diário e um tratado sobre o método de Piscator, o livro  compila as impressões de Malina sobre as aulas e a influência dele no teatro político e experimental, além de refletir sobre a contribuição dos ensinamentos do encenador alemão para o trabalho do Living Theatre.

No livro, a autora, ex-aluna do Dramatic Workshop de Piscator, comenta as aulas de seu mestre na New School, em Nova York, nos primeiros meses de 1945, fazendo uma relação entre o que aprendeu nessa escola e o trabalho que desenvolveu no Living Theatre. A obra foi o modelo dos inúmeros diários que Judith Malina escreveu durante toda sua vida. Dentre eles seu cotidiano de detenta no DOPS de Belo Horizonte, em 1971, quando a companhia foi presa em Ouro Preto, que na época foi publicado pelo jornal Estado de Minas e posteriormente pelo Arquivo Público Mineiro.

O livro é dividido em três partes. A primeira é o detalhado diário dos primeiros meses de Malina no Dramatic Workshop, de 5 de fevereiro a 27 de abril de 1945. Um relato do dia a dia, das expectativas e dos desafios da aluna aplicada ingressando no mundo teatral. A segunda parte desvela preciosas anotações sobre os cursos com os diferentes professores da escola, observações sobre os colegas e descrições do funcionamento das produções de Piscator na New School. Já a terceira e última parte é um fascinante tratado sobre a influência de Piscator no teatro moderno. É uma reflexão que leva Malina a tecer o fio condutor da concepção do teatro que ela melhor conhece: o Living Theatre, que construiu juntamente com Julian Beck, Hanon Heznikov e uma companhia de atores empenhados em realizar uma “versão da visão de Piscator”.

Se em determinado momento ela confessa sua tristeza por nunca ter conseguido exprimir diretamente a seu mestre o quanto o estimava, neste livro ela não só demonstra o quanto ele foi importante como faz reverberar seu legado para as gerações que o sucederam.
 

Serviço
O que: Lançamento do livro Notas sobre Piscator

Bate-papo com o tradutor do livro, Ilion Troya sobre Erwin Piscator, Judith Malina e o Living Theatre. Mediação de Cynthia Petnys (coordenadora de programação do Sesc Consolação).

Onde: Sesc Consolação | Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo - SP

Quando: 23 de janeiro de 2018, às 19h30

Quanto: Grátis

A atividade integra a programação relacionada à exposição Living Theatre, presente!, em cartaz no Sesc Consolação até 27 de janeiro.

 

Veja também:

:: trecho do livro

 

 

Produtos relacionados