Sesc SP

postado em 06/03/2013

Corpo, pra que te quero?

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Livro de Ivaldo Bertazzo ensina a leigos e profissionais, na prática, o que é consciência corporal

 

A parceria do coreógrafo e bailarino Ivaldo Bertazzo com o Sesc tem rendido muitos frutos nas áreas da arte, cidadania, cultura, educação, esporte e saúde, entre os quais se podem destacar o projeto "Dança Comunidade" (destinado a jovens da periferia); os espetáculos Cidadão corpo, Palco, academia e periferia, Além da linha d’água, Mãe gentil, Dança das marés, Milágrimas, Samwaad: rua do encontro e Corpo vivo: carrossel das espécies; e o livro Corpo vivo: reeducação do movimento. Em cada uma dessas iniciativas, sobressai a preocupação com a consciência corporal, que deve pautar os movimentos e as emoções do indivíduo que anda, corre, nada, joga, brinca, dança, estuda, trabalha e ama, em busca da qualidade de vida e do prazer da experiência.

Desde os anos 1970, Ivaldo Bertazzo trabalha com a educação do corpo e a transformação do gesto como manifestação da própria individualidade, viajando o mundo para pesquisar a cultura gestual de diversos lugares. Em 1976, ele criou a Escola de Reeducação do Movimento, onde passou a desenvolver um método próprio de educação corporal. Hoje em dia, Ivaldo trabalha com o objetivo de formar cidadãos e profissionais das mais diversas áreas capacitados na aplicação do Método Bertazzo em suas atividades cotidianas. Para isso, ministra cursos, oficinas e workshops de norte a sul do país. Ivaldo Bertazzo é, sem dúvida, um dos maiores estudiosos brasileiros do movimento. Inquieto, extremamente criativo e imprimindo a marca da ousadia em tudo o que faz, ele não somente dá aulas, como também cria grupos de dança, publica livros, monta espetáculos e pesquisa o que especialistas escrevem sobre a motricidade, a anatomia, as características dos gestos e o equilíbrio do corpo em funcionamento.

O livro Cérebro ativo: reeducação do movimento, lançado pelas Edições Sesc São Paulo em parceria com a Editora Manole, é mais um trabalho resultante da intensa atividade que Ivaldo Bertazzo desenvolve. Trata-se de um livro escrito de forma didática para servir de manual não apenas a profissionais da área, mas principalmente para todos os interessados em aprender como adquirir a consciência dos movimentos realizados no dia a dia, corrigir posturas defeituosas, evitar desequilíbrios e, sobretudo, fazer uso pleno da mobilidade harmoniosa para a qual o corpo foi desenhado.

Contando com a colaboração das fisioterapeutas Ana Marta Nunes Zanolli, Geni Gandra, Juliana Storto e Liza Ostermayer, a obra está organizada em sete capítulos que aliam rigor conceitual e objetividade didática, temperados com muito bom humor: “Uma bússola para a reeducação do movimento”, “Respirar não engorda e faz crescer”, “O homem em pé”, “Lá vem o Pedro descendo a ladeira... A favor da gravidade”, “Ferramentas de equilíbrio e precisão”, “Manter-se na vertical” e “Manter o desenho do corpo”. Em cada capítulo, o leitor encontra uma descrição clara e ilustrada dos exercícios propostos. Dos movimentos mais complexos e extraordinários que o homem é capaz de executar aos mais simples que ele repete sem saber – como levantar o queixo ou dirigir os olhos a determinada direção – nada escapa ao exame atento do autor e de sua equipe.

Como o próprio Ivaldo adverte, entretanto, o livro não foi escrito como um simples manual para ensinar técnicas de posicionamento e de movimentação de músculos, ossos e articulações. O objetivo da publicação é mais abrangente: levar o leitor ao “território da organização motora no qual o pensamento nasce e se constrói”. Cérebro ativo: reeducação do movimento é o segundo título de Ivaldo Bertazzo sobre o método próprio que ele desenvolveu (o primeiro é Corpo vivo: reeducação do movimento, também editado pelas Edições Sesc São Paulo). Está previsto, ainda, o lançamento de um terceiro título que, na companhia dos anteriores, formará as “pedras de base” do método.

O desafio da obra é desenvolver um modelo único de transmissão de conhecimento, informando, ao mesmo tempo, aluno e professor. Para o primeiro, a linguagem direta, de fácil compreensão, estimula o envolvimento na prática dos exercícios nos momentos mais inusitados de seu cotidiano. Já para o profissional especializado, o estilo didático do livro certamente ajudará a controlar o desempenho de seus alunos durante a execução dos exercícios. O grande mistério para o ensino do movimento reside na possibilidade de o instrutor perceber como cada indivíduo entende e interioriza as imagens dos gestos que lhe são propostos, e como atingir com precisão o campo perceptivo, a fim de melhorar os resultados da experiência. Pautado por essa preocupação, o livro organizou alguns fios condutores para o aluno e o professor, de modo que ambos, a partir de imagens corporais próprias, participem juntos da realização do movimento propriamente dito.

Amplamente ilustrados por desenhos e fotografias, os capítulos de Cérebro ativo: reeducação do movimento apresentam conceitos e informações a respeito do funcionamento do corpo humano. Cada exercício é introduzido por uma explicação sobre seus objetivos e os materiais necessários para sua realização, recursos úteis principalmente para idosos como preparação para um envelhecimento saudável do ponto de vista motor. O item “Preparação” contém aspectos importantes para a aplicação do método, organizando a postura que favorece o arranque apropriado do movimento. Seguem-se, então, os itens “Execução” – que ensina o exercício propriamente – e “Desaceleração” – que orienta o executor a retornar à posição de origem. Por fim, o item “Evite” visa a ajudar o executor a compreender os cuidados a ser tomados.

A ordem das sequências de exercícios não é aleatória, seguindo, antes, os princípios do aquecimento das estruturas musculares e articulares e dos estímulos necessários para a conquista do equilíbrio no desenvolvimento performático dos exercícios finais de cada capítulo. A proposta é que cada exercício desperte sensações neuromotoras a ser transferidas para o exercício seguinte e para o subsequente, até que se instale no executor um novo esquema de movimento (uma nova imagem corporal), chamado por Bertazzo de feedback.

Em Cérebro ativo: reeducação do movimento, Ivaldo Bertazzo oferece ao leitor uma preciosa síntese de suas reflexões e de tudo o que aprendeu com a teoria, a convivência com seus alunos e os espetáculos que dirigiu. Tal experiência, adquirida em mais de quarenta anos de atividades, está agora ao alcance de alunos e professores, levando cada leitor a olhar para seu próprio corpo como se estivesse diante dele pela primeira vez. 

 

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