Sesc SP

postado em 29/01/2020

Teatro, literatura, pessoas

teatro-literatura-pessoas-fb

      


Críticas, artigos, resenhas, entrevistas e perfis escritos por Jefferson Del Rios refletem parte importante da história da arte levada aos palcos do país

 

A crítica teatral é um campo historicamente cercado de polêmicas, afinal envolve grandes egos e critérios subjetivos. Nenhum criador, seja dramaturgo, diretor ou ator, gosta de receber críticas negativas sobre suas obras; mas os grandes, como Juca de Oliveira, sabem reconhecer “a crítica certeira que empurra o artista para a frente e para o alto”. Ao insistir no rigor e na isenção, o jornalista Jefferson Del Rios inseriu seu nome entre os maiores mestres desse ofício no Brasil e, após cerca de cinquenta anos de crítica, ele tem agora seu trabalho reunido no livro Teatro, literatura, pessoas. O volume integra a Coleção Críticas, com a qual as Edições Sesc buscam perenizar a rica diversidade da produção de críticas publicada na imprensa brasileira.

A primeira parte do volume inclui críticas publicadas sobretudo nos jornais Folha de S.Paulo (1969 a 1983) e O Estado de S. Paulo (1988 a 2015). Essa produção coincide com uma das fases mais férteis da história do teatro brasileiro, em resposta ao arbítrio da ditadura militar, caracterizado pela censura e pela repressão que sobrevieram ao AI-5, ao período de abertura, no final dos anos 1970, e à redemocratização, a partir da década seguinte. Entre as montagens históricas a que Del Rios assistiu e sobre as quais escreveu, destacam-se Torre de Babel, de Fernando Arrabal, por Luís Carlos Ripper (1977); as versões de Antunes Filho para Esperando Godot, de Samuel Beckett (1977), e Macunaíma, de Mário de Andrade (1978) – esta, elogiada com entusiasmo; Trate-me Leão, do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone (1978); Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra (1980); Shirley Valentine (1991), com Renata Sorrah; The Flash and Crash Days (1992), de Gerald Thomas, com as Fernandas Montenegro e Torres; e, já neste século, a versão de Zé Celso para Os sertões, de Euclides da Cunha (2003); o Hamlet dirigido por Aderbal Freire-Filho, com Wagner Moura no papel principal (2008) e Bom Retiro 958 metros, do grupo Teatro da Vertigem (2012). 

 


Trecho do livro

 

A segunda parte traz entrevistas, perfis e textos opinativos sobre teatro e literatura, publicados nos jornais citados acima, nas revistas Bravo!, Vogue, Nova e aParte, além de um livro e um catálogo da APCA. Segundo Jefferson, esta parte é abertamente afetiva, “porque a crítica a sério exige o máximo de isenção”. Entre as figuras notáveis abordadas nos textos mais ensaísticos estão Oduvaldo Vianna Filho, Cláudio Abramo, Julio Cortázar, Consuelo de Castro, Edward Albee e Leilah Assumpção. Um dos mais marcantes narra um passeio com o espanhol Fernando Arrabal por São Paulo, da Praça da Sé ao Museu do Ipiranga. A capital paulista, aliás, emerge como uma das principais personagens dos escritos do crítico. As entrevistas incluem nomes como os atores Fernanda Montenegro e Raul Cortez, em 1981, e os escritores portugueses António Lobo Antunes e José Saramago, entrevistado em 1999, após receber o Prêmio Nobel de Literatura; e o cubano Pedro Juan Gutiérrez. Completam o volume perfis de Marília Pêra, Sônia Braga, Gianfrancesco Guarnieri, Pedro Nava, Cacilda Becker (três perfis póstumos, de 1979, 1994 e 2013), Augusto Boal, Maria Della Costa, Sábato Magaldi, Ruth Escobar e um encontro com Paulo Autran pouco antes da morte do ator, em 2007. 

No geral, as críticas, artigos, resenhas, entrevistas e perfis compiladas no livro têm um ponto em comum: o foco nas pessoas que produzem arte, seu trabalho, suas histórias de vida e idiossincrasias. Jefferson Del Rios – autor que pertence à mais notável geração de críticos do Brasil, figurando ao lado de nomes como Décio de Almeida Prado e Sábato Magaldi – nos permite revisitar o trabalho de dramaturgos, diretores, atores e escritoras cuja obra transcende gerações. Como os demais títulos da Coleção Críticas, Teatro,literatura, pessoas nasce como uma abrangente obra de referência, cumprindo um importante papel de resgate da memória do teatro brasileiro e de valorização do teatro contemporâneo.

 


Veja também:

:: Victor Garcia: um mestre dos palcos | Fundamental para os estudos teatrais, livro de Jefferson Del Rios vai ao encontro de um mito do teatro moderno

 

*Serviço:

o que:

Lançamento do livro Teatro, literatura pessoas

Bate-papo com Jefferson Del Rios e o ator Ivam Cabral, seguido de  sessão de autógrafos.

onde:

Livraria Martins Fontes Paulista | Av. Paulista, 509 - Paraíso, São Paulo - SP

quando:

10 de março de 2020 - terça-feira, 19h

quanto:

Grátis

 

Produtos relacionados