Sesc SP

postado em 05/05/2020

Nosso idioma

bandeira lusofona

      


Confira dicas de livros e assista a um bate-papo entre Isabel Lucas e Mbate Pedro no Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona


Somos cerca de 280 milhões de pessoas, habitantes de nove países cujo português é a língua oficial – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É com esse idioma que nos conectamos com nossas origens, com nossos semelhantes, que transmitimos conhecimentos e que aprendemos também. E é por ele que celebramos hoje, 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona.

E como sabemos bem, os livros são peças fundamentais nessa ligação idiomática. Tenham sido escritos em português ou sejam traduções, acabam por falar uma língua só, a unir e ampliar o fascínio que exercem em páginas e mais páginas. Não por menos que, recentemente, as Edições Sesc e a Ateliê Editorial se uniram para lançar a Coleção Bibliofilia, série concebida para celebrar o prazer proporcionado pela leitura e a importância social, cultural, econômica e simbólica do livro.

Organizada por Marisa Midori Deaecto e Plinio Martins Filho, a coleção estreou com três títulos: O que é um livro?, de João Adolfo Hansen; Da argila à nuvem, de Yann Sordet, e A sabedoria do bibliotecário, de Michel Melot.

Ecos do Brasil – Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas é mais uma excelente sugestão. Organizado por Benjamin Abdala Junior, o livro, publicado originalmente em 2000, tem nessa uma edição ampliada. São duas partes: uma com artigos de estudiosos brasileiros e portugueses sobre a obra eciana; outro com textos não ficcionais de Eça de Queirós.

Outro convite que fazemos para marcar essa data é assistir a um gostoso bate-papo sobre língua portuguesa e cultura moçambicana, realizado na Casa Sesc durante a Flip 2019. Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, por meio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) e com apoio do Prêmio Oceanos de Literatura, a conversa foi entre a escritora portuguesa Isabel Lucas e o poeta moçambicano Mbate Pedro. Assista logo abaixo:

 

Produtos relacionados