Sesc SP

postado em 06/10/2020

A aventura de 'O método'

aventura-metodo-dest

      


Livro apresenta as ideias-chave do conjunto de seis volumes que compõem O método, do filósofo francês Edgar Morin, acrescido do texto inédito “Por uma racionalidade aberta”

 

Nesta obra, que pode ser chamada de livro-síntese, o filósofo francês Edgar Morin percorre sua trajetória do conhecimento, da juventude até a maturidade intelectual, passando por livros clássicos, escritores, pesquisadores, professores e grandes acontecimentos históricos e pessoais que o impactaram, em um conjunto de referências socioculturais acadêmicas e não acadêmicas de escopo universal. Nessa “meditação” de vida e de intelectualidade, destaca-se o constante diálogo interno reflexivo e analítico-crítico, no sentido da compreensão de si e do processo que convergiu na escrita de O método, entre as décadas de 1970 e 2000. Nesse exercício, o autor apresenta suas principais ideias, descobertas e contribuições para o conhecimento humano sobre o próprio ser humano.

As ideias-chave de O método, concebidas ao longo de trinta anos de pensamento e escrita, são aqui revisitadas sob a perspectiva do intelectual que mira a própria existência de modo poético e filosófico. A Segunda Guerra Mundial, a ocupação da França pela Alemanha nazista, a disputa global entre os regimes comunista e capitalista e os projetos de socialismo foram alguns dos contextos nos quais Morin talhou seu espírito, por meio da crítica, do ceticismo e da busca por uma terceira via de interpretação do mundo.

Integra este livro um texto fundamental e inédito “Por uma racionalidade aberta”, previsto no conjunto de proposições do autor e múltiplas vezes reelaborado, conforme prosseguia a escrita do conjunto de seis obras de O método, nas quase três décadas que levou para ser concluído. A orelha do volume é assinada por Edgar de Assis Carvalho, professor de antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade e correpresentante brasileiro da cátedra Unesco Edgar Morin.

 


Trecho do livro

 

Veja também:

::  sescsp.org.br/edgarmorin | Sesc São Paulo dedica um novo website a um dos mais importantes filósofos vivos, considerado o criador do pensamento complexo.

Produtos relacionados