Sesc SP

postado em 25/10/2020

A biblioteca

Biblioteca Codrington, 1751. All Souls College. Oxford, Reino Unido.
Biblioteca Codrington, 1751. All Souls College. Oxford, Reino Unido.

      


Primeiro livro a narrar a história arquitetônica das bibliotecas, registrando desde as primeiras estruturas até os edifícios do mundo moderno, ganha reimpressão

 

Através dos tempos, as coleções de livros serviram para refletir a cultura e o conhecimento de seus donos, assim como os prédios que as abrigam representam sua riqueza e poder. Em sua forma mais primorosa, a biblioteca torna-se uma obra de arte, combinando pintura, escultura, decoração e arquitetura. A biblioteca: uma história mundial é o primeiro livro a apresentar o desenvolvimento desse tipo específico de construção a partir de sua configuração arquitetônica e cultural. O volume registra a história das bibliotecas desde o início da escrita até os dias atuais, da antiga Mesopotâmia ao Japão do século XXI.

De autoria dos britânicos James Campbell (texto) e Will Pryce (fotografias), a obra foi publicada originalmente em 2013 pela editora inglesa Thames & Hudson. Traduzida em 2015 pelas Edições Sesc, a reimpressão que chega agora às livrarias tem nova capa, mas preserva o projeto gráfico do conteúdo, composto por prefácio, introdução e oito capítulos: Bibliotecas na Antiguidade, Bibliotecas na Idade Média, Bibliotecas no século XVI, Bibliotecas no século XVII, Bibliotecas no século XVIII, Bibliotecas no século XIX, Bibliotecas no século XX e O futuro das bibliotecas na era digital.

O autor e o fotógrafo viajaram ao redor do planeta juntos, visitando mais de vinte países e registrando por volta de oitenta bibliotecas ao longo de três anos de pesquisa: nenhum outro livro se aproxima dessa ambição e esforço. Suas fotos capturam as mais belas e diversificadas bibliotecas do globo, desde as salas do Trinity Hall em Cambridge, passando pelas da Library Of Congress em Washington e chegando até à Malatestiana, na Itália – considerada a mais antiga do mundo, datando de 1452.

 


Biblioteca Malatestiana, Cesena, Itália, 1452

 

James Campbell é arquiteto especializado em história da arquitetura. Atuou como arquiteto no Reino Unido, em Hong Kong e nos Estados Unidos. É presidente da Sociedade de Construções Históricas e diretor do Departamento de Estudos em Arquitetura e História do Queens’ College, da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Will Pryce graduou-se em arquitetura pela Universidade de Cambridge e trabalhou como arquiteto e fotojornalista. Atualmente é fotógrafo de arquitetura e de interiores, trabalho pelo qual já recebeu vários prêmios.

 


Universidade de Tecnologia de Brandemburgo, Cottbus, Alemanha, 2004

 

As melhores bibliotecas são repositórios não apenas de livros, mas de conhecimento, de criatividade e de imaginação, encarnando algumas das maiores conquistas da humanidade. Com fotografias espetaculares e texto acessível, A biblioteca: uma história mundial propõe-se a ser o livro definitivo sobre o caráter arquitetônico desses espaços, proporcionando tanto ao leitor comum quanto ao especialista uma perspectiva histórica e artisticamente privilegiada sobre as bibliotecas e o contexto sociocultural em que elas surgiram.

Produtos relacionados