Sesc SP

postado em 01/12/2023

Afeto, uma homenagem a Carlos Lyra

afeto

Em 2023, Carlos Lyra completou 90 anos de vida com uma carreira que deixa uma marca indelével na música do Brasil. O compositor, cantor e violonista foi agente e testemunha da efervescência cultural da Bossa Nova e das transformações da música brasileira desde os anos 1960. É para marcar essa trajetória que o Selo Sesc lança o álbum Afeto, com 14 faixas que reconhecem a grandeza de Lyra na voz de intérpretes que são seus fãs, parceiros e amigos. Disponível nas principais plataformas digitais de áudio, no Sesc Digital, e, em CD, na Loja Sesc.

Nascido em 11 de maio de 1933, no Rio de Janeiro, Carlinhos, como o chamam os mais próximos, emergiu como um dos principais expoentes da Bossa Nova, ao lado de artistas como Tom Jobim e João Gilberto. Sua parceria com Vinicius de Moraes resultou em clássicos como “Minha Namorada” e “Sabe Você”, que moldaram a sonoridade e o espírito da música brasileira.

Foi junto com Vinicius que Lyra compôs o hino da União Nacional dos Estudantes, na época em que ajudou a criar o Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE. A contribuição de Lyra à nossa música se estende, portanto, para além da Bossa Nova. O compositor envolveu-se ativamente na criação de músicas engajadas politicamente, enxergando a arte como uma maneira de transformação a realidade social do país.

Afeto, o tributo em comemoração aos 90 anos de Carlos Lyra, é mais do que uma homenagem; é uma reverência à riqueza de sua contribuição para a música brasileira. Cada faixa é uma manifestação do carinho que músicos têm por seu legado, reinterpretando suas composições clássicas com um toque contemporâneo.

Muitos artistas encontraram na obra de Lyra uma fonte inesgotável de inspiração. Assim, a presença deles no álbum é mais uma mostra da grandeza dessa artista. A lista não nos deixa mentir: Gilberto Gil, Joyce Moreno, Ivan Lins, Edu Lobo, Wanda Sá, Fernanda Abreu, Mônica Salmaso, Lulu Santos, Marcos Valle, Paula Morelenbaum, Roberto Menescal, Caetano Veloso, Patrícia Alví, Leila Pinheiro, Mart’nália, Ney Matogrosso e Djavan. Eles dão voz a canções eu receberam os arranjos de João Donato, Marcos Valle, Gilson Peranzzetta, Antônio Adolfo, Leila Pinheiro e Jaques Morelenbaum.

Afeto está disponível nas principais plataformas de áudio, no Sesc Digital e, em CD, nas Lojas Sesc


Querido Carlinhos Lyra,

Sua inspiração foi, é e será – sempre – inesgotável.

Você é um ser encantado. Um criador de sublime raiz herdada de nossa sensibilíssima lírica. Somos contemporâneos. E eu agradeço aos Deuses e a Deus o milagre de termos em nossas mentes e corações, no melhor dos nossos verdes anos e para sempre, sua criatividade tão plena ao cantar a vida, o amor.
“O Bem do Amor”, Carlinhos.

Como saudação pelos seus 90 anos, usando alguns títulos de suas inesquecíveis canções, receba esta cartinha de um namorado para uma namorada:

Minha “Menina”, “Coisa Mais Linda”,
“Aonde Andou Você”?
Eu sou um “Patinho Feio”, Um “Lobo Bobo” num “Barquinho de Papel”.
Dei uma “Vacilada”. “Tem Dó de Mim”. “Se é Tarde, Me Perdoa”. “É Tão Triste Dizer Adeus”. “O Bem do Amor” é o que eu peço. “Nada Como Ter Amor”. “Só Amor”. Eu sou um “Rapaz de Bem”. “Só em Teus Braços”, “Sou Feliz”.
“Você e Eu & Coisa Mais Linda”, “Minha Namorada”.
“Quando Chegares”, tu saberás que “Amar é Viver”.
“Só em Teus Braços”, “Sou Feliz”.
Tu és a minha “Primavera”!
CL

P.S. Glorioso Carlinhos Lyra,
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
FELIZ SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE!

Grande Abraço,
Fernanda Montenegro

Produtos relacionados