Sesc SP

postado em 21/11/2023

Vinicius de Mariana celebra afetos atemporais

vinicius de mariana

Em um tributo emocionante ao legado de Vinicius de Moraes, Mariana de Moraes nos presenteia com Vinicius de Mariana. O álbum é uma ode aos afetos atemporais e uma celebração ao seu avô, Vinicius de Moraes, no marco dos 110 anos de seu nascimento. É possível escutá-lo nas principais plataformas de streaming, no Sesc Digital e também em CD, disponível nas Lojas Sesc. São 12 faixas que mergulham nas raízes da ancestralidade, explorando temas como amizade, justiça e esperança, com um mestre da poesia brasileira.

Colaborações especiais
O álbum não apenas homenageia Vinicius, mas também aplaude o presente, contando com participações especiais de Chico Buarque e do percussionista Robertinho Silva. Mariana de Moraes se une a esses ícones da música brasileira para criar uma experiência sonora única e contemporânea de uma obra que moldou nossa cultura.

Repertório que emociona
O repertório abraça os maiores ídolos de Vinicius, que também foram seus amigos e parceiros, como Pixinguinha, Edu Lobo, Carlos Lyra e Baden Powell. “E também os que se encantaram, como meu pai, Pedro de Moraes, os mestres Gal Costa, João Gilberto, Miúcha, José Celso Martinez Corrêa e João Donato, que assina os arranjos.”, complementa Mariana. 

Um coro de gerações
Vinicius de Mariana não apenas olha para trás, mas também para frente. Na canção Maria Moita incorpora um coro íntimo e ancestral. Com a participação de mulheres excepcionais, como Camila Pitanga, Luciana Alves, Mart’nália e outras, o álbum se torna uma celebração da continuidade da música brasileira através das gerações. Como detalha Mariana: “São sete mulheres do meu coração: Camila Pitanga, Luciana Alves, Jussara Silveira, Mart’nália, Maria Luiza, minha filha, Antônia, minha filha postiça, filha de Camila Pitanga, Clara Buarque, neta do Chico, e mais as ancestralidades de Vinicius, Martinho da Vila, Antônio Pitanga, Chico Buarque e de todas…”.

Maria Luiza e Antônia Pitanga também participam de “Eu não existo sem você”, célebre parceria com Tom Jobim, que tem em sua introdução um trecho da fala de Tom Jobim no documentário Vinicius de Moraes – Um rapaz de família (1983) e ainda inserções de barulhos de bebê por Rara Bernardes Jeneci, filha do músico Marcelo Jeneci, que participa tocando sanfona. Também participam dos coros: Nina Becker, Joana Queiroz, Nina Wirtti, Aurora Alves (filha de Lu Alves e Guto Wirtti e neta do Maestro Zé Pitoco) e Luisa Moraes.

Maria Moita
No ano em que Carlos Lyra completou seus 90 anos, a música “Maria Moita” que ele compôs em parceria com Vinicius de Moraes foi lançada como single do álbum de Mariana. A música segue atual em suas denúncia à histórica opressão feminina (“Meu pai dormia em cama/ Minha mãe no pisador”) e clama pela justiça social (“O rico acorda tarde, já começa resingar / O pobre acorda cedo, já começa trabalhar”). Confira o videoclipe da música no canal do Selo Sesc no YouTube.

Produtos relacionados