Sesc SP

postado em 14/10/2015

Boulez +

capa flo

Idealizada pelo maestro Ricardo Bologna e pela flautista Cássia Carrascoza, a Série + tem como proposta o incentivo à produção de peças inéditas de compositores brasileiros por meio do diálogo com obras consagradas do repertório da música do século XX. Seu mais novo título, Boulez +

 

 

"É a primeira gravação mundial do Anthèmes 1 pra violino solo, porque não existe gravação comercial dessa obra até agora, e a primeira gravação surround do Anthèmes 2. Ou seja, nós estamos fazendo, estamos dando um presente de noventa anos pro Boulez, duplo, pra valer - presentão"

 

Flo Menezes, compositor brasileiro, aluno de Pierre Boulez no Centre Acanthes em Villeneuve les Avignon, na França, empresta as aspas deste texto para ilustrar um pouco da complexidade da obra. Flo também é o criador deste projeto.

 

Boulez é um nome plural na música: maestro, compositor, diretor musical de orquestras consagradas mundo afora. Sua concepção e trabalho acerca da música de concerto lhe trouxe a alcunha de enfant terrible num campo pouco dado à subversão de formalismos - para ilustrar: quando diretor musical da Filarmônica de Nova York, Boulez conseguiu atrair multidões de jovens de jeans para uma série especial de concertos no tapete, os Rug Concerts, ocasião em que os assentos eram removidos e os músicos tocavam à mesma altura do público. O repertório? Música do século XX - Bártok, Copland. A plateia de assinantes? Resmungou enquanto ele foi diretor da orquestra.
 

 

As escolhas de Boulez o levaram a criação, nos anos 70, do IRCAMInstitut de Recherche et Coordination Acoustique Musique que, para Flo e outros iniciados, é a grande Meca da música eletroacústica. Para explicar, em resumo condensado, a música eletroacústica, Flo Menezes de novo:

 

"Música eletroacústica é a composição dentro da música chamada erudita ou clássica, a composição experimental contemporânea, moderna, radicalmente moderna, feita com recursos eletrônicos em estúdio ou fora do estúdio [...] Ela nasce com a Musique Concrète, em 1948, com Pierre Schaeffer e em 1949, com a Elektronische Musik alemã, que surgiu com a mão do Herbert Eimert. Depois de alguns anos, a partir de 1958, as duas escolas começam a se hibridizar sem perder a filiação. A partir desta data você tem então o que se chama de música eletroacústica, que é um termo guarda-chuva, que pega todos esses gêneros, com as suas diferenças, mas que tenta dar um chão comum para uma prática musical que é a composição feita em estúdio, integrando a escritura do instrumento acústico - ou de vários instrumentos, ou até mesmo da orquestra - com recursos eletroacústicos"

 

Retornando a Meca, por vezes, o IRCAM realiza fóruns e seminários fora da França - em 2015, São Paulo recebe o IRCAM Forum. Não por acaso, Flô está envolvido no evento e o lançamento do DVD Boulez + se dará no evento, dia 5/11.

 

Sim, DVD. Um CD não comportaria a qualidade e os arranjos de áudio do projeto sem comprimir e interferir na obra. Apesar de DVD, é possível desfrutar apenas do espectro sonoro das obras de Sergio Kafejian, Alexandre Lunsqui, Martin Herraiz, Tiago Gati, Marcus Siqueira, que compõe o projeto, além é claro, das peças de Flo Menezes e Pierre Boulez. 

 

Entretanto, aproveitando-se do suporte, Flo convocou o videomaker Raimo Benedetti para interpretar visualmente as obras que compõem o DVD. É interessante observar a leitura que Raimo fez, partindo, talvez, de um mesmo princípio eletroacústico ao utilizar softwares que leem o espectro sonoro para interpretar imagens a partir da música - é possível ter uma prévia do que estamos falando pelo projeto gráfico da peça, que você vê aí embaixo, com textos do próprio Flo e um faixa-a-faixa elucidador de Maurício Ayer.

 

 

O que não pode deixar de ser mencionado é o tour de force que foi a interpretação de todas as peças do DVD por Cláudio Cruz.

 

"Quando eu fui convidado, vi o tamanho desse projeto e já falei pro Flo Menezes, que aliás é um gênio, eu falei pra ele ‘olha isso aqui é um projeto pra um ano, um ano e pouco’ e é sem dúvida algo que vai assustar muito meus colegas violinistas: as peças são extremamente difíceis, complexas e a parte da eletroacústica, ela nos remete a algo completamente diferente do que a gente tá acostumado"

 

Para entender do que Cláudio está falando, somente fruindo da obra: assistir ao concerto de lançamento no IRCAM Forum, com certeza, será uma experiência única. Apreciar as diferentes nuances que a música pode adquirir quando abordada com rigor e paixão, partindo de um lugar que não nos é comum mas que, provavelmente, levará a ouvir e usufruir da arte de outra maneira. Portanto, prepare-se!

Produtos relacionados