Sesc SP

postado em 06/03/2017

Alcance dos Sentidos - Ivaldo Bertazzo

bailarina dentro de bola de plástic

 

Alcance dos Sentidos é o nome do segundo DVD de Ivaldo Bertazzo pelo Selo Sesc. Sucedendo Infinito Movimento, o título amplia o debate e a discussão sobre a consciência do nosso corpo. De trajetória ímpar na dança e no estudo dos movimentos, desenvolvendo método que leva seu nome e já ajudou várias pessoas a despertarem para a consciência corporal, Bertazzo inova mais uma vez. Confira! 

 

 

 

 

Alcance dos Sentidos - Ivaldo Bertazzo

 

O corpo humano é uma das criações mais bonitas que já andou pela terra. Para além dos critérios estéticos, das façanhas físicas, se é capaz de correr 100 metros em menos de 10 segundos ou saltar 2 metros do chão, nosso corpo é uma usina de sensações e sentidos. Fica aí a pergunta: vivemos essas sensações e possibilidades em sua plenitude?

Antes de responder, é interessante olhar para o caminho que essa máquina perfeita percorreu até o ponto de você estar sentado do jeito que está agora, lendo este texto. Bertazzo, na abertura do "Alcance dos Sentidos", tensiona:

"Ah, o ser humano! Dizem que sua origem iniciou-se através de uma gota de proteína arremessada há milênios aqui na terra, vinda do universo... Durante milhões de anos, moléculas orgânicas acumularam-se em nossos mares, formando uma sopa primitiva, até que essas moléculas se organizaram em células capazes de se reproduzir e transmitir informação genética"

Percebe quão intricado e harmonioso é o corpo que sustenta essa nossa consciência? Foram milhões de anos, mutações, adaptações e evolução em troca contínua com o universo, respirando e respondendo aos seus estímulos numa simbiose mais ou menos perfeita. Estar atento a isso é o primeiro passo para tomar ciência dos nossos gestos, do quanto emanamos e somos afetados por frequências diversas e não restringir o alcance dos sentidos do corpo.

 

O ser está nos ossos. O agir está nos músculos

 

Em "Alcance dos Sentidos", Bertazzo olha para o corpo em todas as suas fases: do recém nascido até a velhice, para propor formas de ativar nossos sentidos, lutando contra a restrição que o ambiente da forma como é fruido hoje nos impõe.

"Flertando com a ideia de corpo pleno da filosofia pós-moderna que o descreve como materialização, fica mais tangível a constatação de que o corpo registra um acúmulo de saberes físicos, psíquicos, afetivos e culturais, e é capaz de se transformar ao longo de um processo de reeducação, inclusive de uma geração à outra. Um dos desencadeadores dessas mudanças é o estímulo da consciência corporal por meio dos movimentos, desde os mais simples até os mais complexos"

Nessas palavras, Danilo Santos de Miranda descreve a abordagem e dá a tônica da potência que esta obra possui. O texto na íntegra, você confere abaixo. Conheça, leia, assista. Na jornada para despertar a consciência sobre o corpo, você é nosso convidado.

 

 

 

 

Produtos relacionados