Para contemplar e cuidar

06/12/2021

Compartilhe:

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

CAPTAM A BELEZA E A POESIA

DA RESERVA NATURAL

SESC BERTIOGA, NA MATA ATLÂNTICA

A natureza surpreendente do litoral de São Paulo é generosa com visitantes e moradores. Paisagens de tirar o fôlego, emolduradas pela Mata Atlântica, dão a tônica da região. Desde 2016, a Reserva Natural Sesc Bertioga é parte desse conjunto privilegiado. Localizado na zona urbana do município de Bertioga, a 113 quilômetros da capital paulista, o espaço reúne mais de 580 espécies de plantas e animais, em uma área de aproximadamente 60 hectares de floresta de alta restinga (ecossistema típico de regiões costeiras), e possui uma equipe de educadores ambientais que realiza diversos projetos educativos envolvendo as comunidades da vizinhança e públicos interessados no tema.

Observadas de perto, a flora e fauna impressionam pela beleza peculiar, resultado do trabalho contínuo de proteção dos remanescentes de vegetação nativa desenvolvido pelo Sesc, por meio de múltiplas ações educativas que são vitais para estimular a atuação cidadã e, assim, garantir qualidade de vida atual e futura.

Planta nativa da Reserva Natural Sesc Bertioga | Crédito: Gustavo Xavier

PROTEGER E CONSERVAR A BIODIVERSIDADE

A Reserva é uma área natural protegida privada e de uso sustentável. Em outras palavras, é um espaço geográfico planejado e gerido pelo Sesc SP com a finalidade de conservar e cuidar do patrimônio natural, integrando a sociedade neste processo.
De acordo com seu plano de manejo, documento de referência para sua gestão, a Reserva tem como objetivos a ação educativa, a proteção da biodiversidade, a valorização das comunidades e culturas locais, além do incentivo às pesquisas científicas e o diálogo com outras Unidades de Conservação.


Gabriela Graça Ferreira, da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo avalia a importância desse processo. “A ação realizada é uma contribuição concreta para a agenda socioambiental local, ao promover vivências educativas que fortaleçam os vínculos das pessoas com os ambientes naturais. Além disso, cria-se um corredor
ecológico que amplia a conexão dessa reserva urbana com outras áreas naturais protegidas do município, como os parques estaduais Serra do Mar e Restinga de Bertioga.”


Essa diversidade foi também registrada no livro Aves de Bertioga (Edições Sesc São Paulo), de 2012. A obra, organizada por Cristiane Demétrio e Luiz Sanfilippo, traz mais de 100 espécies de aves que habitam a área verde do Sesc Bertioga, mapeadas pelo projeto Avifauna. Composta por imagens e informações sobre características físicas, hábitos alimentares e reprodução das aves, a publicação ainda orienta como atraí-las e observá-las em seu habitat.

Artrópode da Reserva Natural Sesc Bertioga | Crédito: Gustavo Xavier
Perereca-do-litoral (Scinax littoralis) | Crédito: Acervo Ecofuturo/João Giovanelli

ACESSO AOS ENCANTOS DA NATUREZA

TRILHA ACESSÍVEL DO SENTIR PROPÕE VIVÊNCIAS SENSORIAIS COM A VEGETAÇÃO NATIVA

No meio da floresta, 950 metros de trilha suspensa levam o visitante a caminhar pelo arvoredo, para observar, sem pressa, espécimes de um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, a Mata Atlântica. Essa é a proposta da Trilha Acessível do Sentir (faça um passeio em realidade virtual), que irá reabrir em momento seguro em termos sanitários, e foi planejada e executada com base na arquitetura com desenho universal, que busca permitir o acesso à pessoa com ou sem deficiência.

Com pisos e corrimãos em madeira, o local está sinalizado com placas interpretativas, possui recursos de acessibilidade e conta com a mediação de educadores ambientais. “A concepção do traçado e dos atrativos da trilha foi realizada de forma participativa, com representantes comunitários, especialistas em acessibilidade e em trilhas, membros do poder público, pesquisadores universitários e funcionários de diferentes equipes do Sesc”, explica Gabriela Graça Ferreira.

Essa área natural protegida também incluirá um espaço receptivo, composto por estruturas expositivas sobre a Reserva, uma geodésica para rodas de conversa e atividades artísticas, e o Jardim das Brincadeiras, que será voltado ao público infantil. A comunidade, por sua vez, foi a responsável pela escolha do nome da trilha, em votação realizada pelas redes sociais. Enquanto isso, as pessoas podem visitar virtualmente a Reserva pelas plataformas digitais do Sesc SP: Mais informações: sescsp.org.br/reservanatural.

Conheça mais sobre a relação das pessoas com a biodiversidade da Reserva na série de 10 episódios Eu Vivo Aqui.

Recentemente, foram identificadas 62 espécies de plantas na Reserva,
segundo o botânico Luccas Rigueiral, que realizou o estudo | Crédito: Gustavo Xavier
Espécie de louva-a-deus (Dyctioptera: Mantidae) | Crédito: Acervo Ecofuturo/Rafael Vieira Nunes
A restinga é um importante ecossistema do bioma Mata Atlântica, presente ao longo de todo o litoral brasileiro | Crédito: Mar Franz
Orvalho em teia de aranha na Reserva Natural Sesc Bertioga | Crédito: Gustavo Xavier
Espécie da família dos besouros conhecida como “gorgulho” (Amerhynus aff. inca – Coleoptera: Curculionidae)
Crédito: Acervo Ecofuturo/Rafael Vieira Nunes
Espécie de besouro | Crédito: Gustavo Xavier
Borboleta (Archaeoprepona demophoon antimache) | Crédito: Acervo Ecofuturo/Bruno Ferreira & Marcio Uehara Prado
Aranha (Araneae) | Crédito: Acervo Ecofuturo/João Giovanelli 
Orvalho na Reserva Natural Sesc Bertioga | Crédito: Gustavo Xavier 
Detalhe de folha (esq.) e vasculares da Reserva | Crédito: Gustavo Xavier 
Líquen (esq.) e folhas no crepúsculo da Reserva | Crédito: Gustavo Xavier
Flores da árvore Jacatirão (Huberia ovalifolia DC) | Crédito: Acervo Ecofuturo/Luís Vicente Bufo
Gavião-bombachinha (Harpagus diodon) | Crédito: Gustavo Xavier
Reserva Natural Sesc Bertioga em dia de sol | Crédito: Gustavo Xavier
Rãzinha-do-folhiço (Physalaemus bokermanni) | Crédito: Gustavo Xavier
A trilha suspensa protege e permite a observação do solo, que é arenoso,
cheio de raízes expostas, com matéria orgânica incorporada sob camadas de folhas  | Crédito: Fotonativa
Árvores de copa achatada são emblemáticas na Reserva e podem servir de moradia temporária a diversos animais.
A imponente Timboúva (Albizia pedicellaris) se destaca na paisagem de Mata Atlântica | Crédito: Fotonativa
Árvores de copa achatada são emblemáticas na Reserva e podem servir de moradia temporária a diversos animais.
A imponente Timboúva (Albizia pedicellaris) se destaca na paisagem de Mata Atlântica | Crédito: Fotonativa
Trilha Acessível do Sentir | Crédito: Fotonativa
“Queria ser uma ave para lá do alto observar as belezas naturais de Bertioga com seus rios que formam cachoeiras
na sua serra e deságuam no mar, não sem antes serpentearem sua planície rica em ecossistemas,
que temos a responsabilidade de proteger, como parte da alta restinga que forma a Reserva Natural Sesc Bertioga” – Emerson Luis Costa, Supervisor da Reserva | Crédito: Ignácio Aronovich


Este artigo foi originalmente publicado na edição Nº 298 de agosto de 2021 da Revista E

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.