Prato da Casa

16/10/2017

Compartilhe:

José Pinto é cozinheiro no Sesc Carmo há 27 anos.

José Pinto da Silva é um baiano que em 1987 se mudou para São Paulo e, depois de trabalhar na indústria metalúrgica, veio parar no coração do Sesc Carmo – a cozinha. Depois de 27 anos exercendo a função, Zé ainda demonstra sua modéstia ao dizer que não se considera um grande cozinheiro, pois acredita que nessa área nunca se sabe de tudo, sempre há algo de novo para aprender.

Ao resgatar memórias de sua infância, ele se lembra de um sabor que há muito tempo já não sente: o bolo de Puba preparado em forno à lenha por sua mãe. Feito com farinha de mandioca, o bolo é vendido nas casas do norte espalhadas por São Paulo, mas ele garante que não é a mesma coisa: “Tinha que deixar a massa de mandioca de molho por vários dias”. O empenho, a responsabilidade e o carinho aplicados nessa receita que sua mãe preparava, se refletem no que hoje ele acredita ser essencial para o trabalho com alimentação. 

Junto a mais dois cozinheiros e três nutricionistas do Sesc Carmo, Zé Pinto participa do “Prato da Casa”, programação integrante do projeto “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”, que irá apresentar pratos inspirados na exposição “Guaraná da Amazônia”, revelando o universo místico, cultural, político e econômico da fruta.

Confira o cardápio:

16/10 – Segunda-feira
Lombo de filhote ao molho de guaraná com farofa de agrião e castanhas.
Por José Pinto da Silva

Sobremesa de mandioca com creme de coco.
Por Raquel Oliveira Monteiro

18/10 – Quarta-feira
Contrafilé com chimichurri de guaraná
Por José Augustinho dos Santos

Mousse de chocolate com geleia de cupuaçu
Por Michele Lopes Rodrigues

20/10 – Sexta-feira
Tilápia ao molho de açaí com granola salgada
Por Adriano Ferreira da silva

Prestígio gelado com mandioca
Por Suméia Mohamad H. B. Assi


Exposição Guaraná da Amazônia estará disponível para visitação de 02/10/2017 à 12/01/2018, e apresentará através de uma mostra fotográfica a história do guaraná, suas mitologias e lendas; a origem e deslocamento geográfico realizado ao longo do tempo; o modo de produção; o homem e a sua relação com o trabalho; e seu impacto na economia e na cultura.
 

>>>> Comida para ouvir:  escute a nossa playlist inspirada no Experimenta! 

Bruno Kelly e Michel Dantas

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.