Programação Sesc Piracicaba

19/12/2024

Compartilhe:

Editorial


Olê, olê, olê, olá…

Está de volta a maior festa popular brasileira, o Carnaval. Há quem diga, que as Festas Juninas são maiores. Será?! No Sesc, já lhe digo já, serão três dias de muita alegria para toda a família. Em seu “Carnávarios”, a variedade dá o tom da marchinha. Zeh Rocha, um cantautor pernambucano faz convite para o público mergulhar na vibrante e multicultural celebração do carnaval de Pernambuco apresentando frevos autorais e clássicos de mestres como Capiba, Alceu Valença e Naná Vasconcelos, evocando a magia dos blocos líricos, e maracatus. Tião Carvalho apresenta seu Carnaval das Raízes, um show-percurso que celebra os ritmos carnavalescos de todo o Brasil; do frevo ao axé, das marchinhas ao samba-enredo, passando por cirandas, coco, maracatu e outras pulsações da festa popular. E O Paranga – Quando o Carnaval Chegar, de São Luis do Paraitinga, considerado um dos dez melhores carnavais do país traz em seu repertório marchinhas de seu novo disco, mescladas com músicas dos principais blocos do carnaval luizense, além das tradicionais marchinhas brasileiras. Chega mais!

Para os que curtem ficar de “boa” no mês do carnaval, o Sesc traz filmes super bem criticados na Sala Sesc: O retrato de Norah, que retrata a resistência feminina na Arábia Saudita; Cloud – Nuvem de Vingança, inspirado em um caso real de  violência virtual; Um Completo Desconhecido, que conta a história do início da carreira de Bob Dylan; Manas, que narra a saga de Marcielle, garota de 13 anos que decide romper com o ciclo de violência que cerca sua família e o clássico Paris, Texas, de Win Wenders, no Cineclube. Tá massa demais!

O Sesc Verão continua com o CarnaZen propondo o Dia do Ar, Sopro que movimenta a vida; da Terra, fazendo Máscaras de Argila; da Água, com Escalda Mãos e do Fogo, com movimentos vibrantes que celebram o calor interno. E depois de tudo isso, tem a oficina Tudo se cozinha com (c)alma, um convite ao tempo presente, ao cuidado e à escuta dos sentidos na hora de fazer o seu alimento.

Mariana Feltrin, historiadora e pesquisadora, ensina na oficina Narrativas Recortadas, o uso da colagem manual como ferramenta para desconstruir a visão de uma história totalizante, permitindo que os participantes justaponham tempos, personagens e eventos. O Clube da Leitura “Entrelinhas”, com Rebeca Chibeni, promove um espaço de diálogo e reflexão sobre livros de escritoras brasileiras contemporâneas. Esse mês, o escolhido é “A cabeça do Santo”, de Socorro Accioli. Tem a vivência “Aves Daqui”, com Valdir Felipe, especialista em observação de aves e um Aquário Digital, onde a criança vai lançar seu peixe feito no papel em um aquário virtual. Muito legal!

Em fevereiro o Sesc tem programação para todos os ritmos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.