Duração: 50 minutos
atividade presencial
Local: Centro Cultural Português
O artista Mauricio Lima parte de memórias vividas e inventadas durante sua infância e adolescência no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, para criar esta performance. Cruzando esse material com vídeo-depoimentos realizados com jovens que compõem o projeto Museu dos Meninos, o trabalho questiona o que o corpo fala, quais corpos são vistos e ouvidos e quem tem direito de narrar suas próprias histórias. Formando um mosaico imagético-sonoro e político-poético, aponta para potências de vida e o futuro – não o que há de vir, mas o que já é – de corpos vivos e em movimento.
Museu dos Meninos é uma plataforma transdisciplinar criada por Mauricio Lima em colaboração com diversos artistas. Investiga e desenvolve procedimentos artísticos a partir de mapeamento, coleta e preservação de memórias negras.
Mauricio Lima é ator e performer. Seu trabalho autoral tensiona questões ético-estéticas relacionadas às negritudes contemporâneas e periféricas, memórias, fabulação e performance.
Dadado de Freitas é artista da cena. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, tem como foco de pesquisa a encenação, a performance, a política e a presença de corpos dissidentes.
FICHA TÉCNICA
Performance: Mauricio Lima⠀⠀⠀⠀
Direção: Dadado de Freitas e Mauricio Lima
Dramaturgia sampleada: Dadado de Freitas e Mauricio Lima
Direção de arte: Evee Ávila⠀⠀⠀⠀
Direção de produção: Nely Coelho⠀⠀⠀⠀
Trilha sonora: Novíssimo Edgar e Beá Ayòóla⠀⠀⠀⠀
Sonoplastia, mixagem e master Artefato 3: Vinicius Guelfi
Videoartista: Caio Casagrande⠀⠀⠀⠀⠀
Iluminação: Dadado de Freitas
Video mapping: Fagner Lourenço⠀
Operação de luz: GIVVA
Imagens Homem-Bola: Diogo Nascimento
www.museudosmeninos.com.br | @omuseudosmeninos
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.