Projeto “Esporte e Diversidade” promove pluralidade no esporte

31/08/2022

Compartilhe:

O ciclo “Esporte e Diversidade: abordagens pedagógicas”, desenvolvido conjuntamente pelo Sesc Pompeia, Centro de Pesquisa e Formação e Sesc Itaquera, acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro e traz atividades como rodas de conversa, abordagens pedagógicas e práticas cotidianas que refletem a diversidade cultural no esporte.

O objetivo do projeto é abordar o esporte e a diversidade articulando as dimensões do “pensar” e do “fazer”. Enquanto fenômeno social, o esporte também acaba reproduzindo certos padrões pré-estabelecidos de comportamento e relações de convivência.

Nesse sentido, há muitas tensões que passam, inclusive, pela exclusão social. O intuito do projeto é pensar sobre as mais variadas expressões como as práticas corporais, as atividades físicas, os jogos e as formas institucionalizadas e regradas de prática do esporte moderno. Para, assim, questionar quem pratica esportes e para quem os esportes são direcionados.

Em consonância, o preconceito e a seletividade também se apresentam no dia a dia de pessoas que praticam esporte com finalidades recreativas e de qualidade de vida, e se faz necessário suscitar diálogos e mediações para cessar a reprodução de comportamentos excludentes.

Para participar da programação, inscreva-se em inscricoes.sescsp.org.br.

Programação Esporte e Diversidade

Bate-papo online: Coletividade, território e práticas corporais
30 de agosto, às 19h
Transmissão no YouTube do Sesc São Paulo: youtube.com/sescsp
Grátis | 18 anos
Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br

Bate-papo online: Corpo e Identidade
31 de agosto, às 18h
Transmissão no YouTube do Sesc São Paulo: youtube.com/sescsp
Grátis | 18 anos
Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br

Vivência: Abordagens Pedagógicas

1 de setembro, das 9h30 às 17h30
No Sesc Itaquera

Vivência: Abordagens Pedagógicas
2 de agosto, das 10h30 às 15h40
Encerramento “Corpos Diversos, Diversos Corpos”
16h, no Ginásio Verão

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.