Quintais Negros: Histórias da Vila Industrial

13/01/2023

Compartilhe:

Documentário conta histórias e vivências registradas em programação do Sesc Mogi das Cruzes

Em novembro de 2022, o Sesc Mogi das Cruzes realizou a segunda edição do projeto Quintais Negros, que trouxe reflexões sobre os processos de urbanização da Vila Industrial, um dos mais conhecidos e queridos bairros da cidade.

Na ocasião, os moradores Mara Vidal e Xavier Filho conduziram um bate-papo preparatório e um circuito a pé pela vila, que passou por diversas transformações sociais após a chegada da Mineração Geral do Brasil na década de 40, com o do Grupo Jafet.

Em campo, os participantes puderam conectar-se às memórias de locais como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, construída após a demolição da igreja do Centro de Mogi, processo semelhante ao de templos de outras regiões do Brasil que acolheram a população preta. Outros pontos de parada importantes foram as passagem pela Quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Industrial, as indústrias ao redor, as margens do Rio Tietê e o Estádio Municipal Nogueirão.

Neste documentário, que registrou toda a ação, é possível descobrir como essas pessoas chegaram de outros estados, em sua maioria negras, e como são as dinâmicas sociais que ocorrem nos dias atuais, influenciadas pela cultura afrodescendente, por meio de manifestações culturais, artísticas e religiosas.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.