Se joga no esporte, Rio Preto! –  a 29ª edição do Sesc Verão vai começar!

03/01/2024

Compartilhe:

O Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 06 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Para esta edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Jogos de Lutas – Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

Jogos de Marca – Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

Jogos de Rebater – Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

Destaques da Programação no Sesc Rio Preto

No Sesc Rio Preto teremos a programação focada em duas tipologias de jogos: os Jogos de Expressão e os Jogos de Lutas. A programação começa já subindo com força e muita garra com a escalada, e para tal, teremos a presença do atleta paulista Renan Denardo @renandenardo, campeão paulista 2023 e campeão da Copa do Brasil de Boulder 2023, que começou a escalar muito cedo, por volta dos 3 anos com seu pai, que também é escalador.

Renan Denardo (foto arquivo pessoal) – Marina Dias (foto Juka Ferr)

Marina Dias @marinaparaclimber também está na programação, ela que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2009, escala desde 2018 e desde 2020 compete em campeonatos de paraescalada. É a maior medalhista brasileira de competições mundiais de escalada, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Paraescalada em 2023, além de 3 medalhas de Ouro e 2 medalhas de Bronze em Copas do Mundo de Paraescalada.

Na Ginástica Artística, um circuito será apresentado para que o público possa experimentar essa modalidade, com a participação da atleta carioca multimedalhista Lorrane dos Santos @loloo_santos. A ginástica artística é também muito conhecida por ginástica olímpica. Isso se deve ao fato de ela, durante muito tempo, ter sido o único tipo de ginástica a integrar os Jogos Olímpicos. Após a inserção da ginástica rítmica às competições olímpicas, a antiga ginástica olímpica passou a ser denominada de ginástica artística, e as duas modalidades atualmente são olímpicas. Nessa modalidade que combina ginástica e dança, (a ginástica rítmica também é chamada de GR), a atleta Jessica Maier @sayonaramaier é o destaque que o Sesc Rio Preto traz no dia 21, ela que já foi da seleção brasileira de GR e é campeã panamericana.

Lorrane dos Santos, Jessica Maier e Alice Gomes (fotos: divulgação)

Vamos receber também a ginasta de trampolim, Alice Gomes @_alicehgomes, da seleção brasileira. A partir de 1999, o trampolim passou a ser de comando da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que também organiza as ginásticas artística e rítmica desportiva. Nas olimpíadas de Sydney, em 2000, o trampolim acrobático ganhou lugar nos jogos Olímpicos.

Nos jogos de lutas, o Sesc Rio Preto destaca atletas paralímpicos, como a judoca Alana Maldonado @alanamaldonadooficial, Ouro no Mundial de Baku 2022; ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019; ouro no Campeonato Mundial 2018 em Portugal; prata na Copa do Mundo 2018 na Turquia; ouro na Copa do Mundo 2019 e 2017 no Uzbequistão; prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; bronze nos Jogos Mundiais da IBSA 2015 na Coreia do Sul; prata nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015. Alana descobriu aos 14 anos uma doença degenerativa que afeta a visão central, ela possui apenas 10% da visão em cada olho.  Na esgrima, vamos receber Carminha Oliveira @carmemoliveira_2017. Carminha tem uma atrofia na parte inferior da perna direita por causa de uma vacina de poliomielite vencida que ela tomou quando tinha apenas três anos. Ela conheceu o Movimento Paralímpico ao assistir os Jogos Rio 2016 pela televisão. Carminha praticou o tênis de mesa antes de migrar para a esgrima. Ela foi prata na espada no Regional das Américas em Saskatoon (Canadá) 2018.

Alana Maldonato (foto: arquivo pessoal), Carminha Olievira (foto: divulgação) e Nathan Torquato (foto: Guilherme Taboada)

Outro atleta paralímpico de lutas que vamos receber é o taekwondista Nathan Torquato @nathan_torquato nasceu com uma má-formação no braço esquerdo. Aos três anos, quando voltava da escola de bicicleta, acompanhado pela mãe, viu uma academia. Insistiu para a mãe matriculá-lo até ela atender seu pedido. O atleta treina no mesmo local até hoje. Ele foi bronze na categoria até 63kg no Mundial do México 2023; ouro no Pan-Americano no Rio de Janeiro 2022; prata no Grand Prix Riad 2022; prata no Grand Prix Paris 2022; ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; ouro no Pan-Americano da Modalidade em Heredia, na Costa Rica, 2020; ouro nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

No Sesc Rio Preto teremos ainda atividades entorno da mais nova modalidade olímpica, o Breaking, além da sensação entre tantos jovens, o skate. Nando Araújo @skatistacego, skatista cego que  possui apenas 20% de visão em um dos olhos vai estar na nossa programação. Praticante do skate park, que entrou nas Olimpíadas 2020, ele frequenta as pistas cariocas da Praça do Ó, na Barra da Tijuca, e do Condomínio Ilha Pura, em Jacarepaguá, para ensaiar suas manobras. Outro destaque que compõe a programação da unidade é Felipe Nunes @felipenunesskate, skatista amputado que perdeu as pernas ainda pequeno em um trágico acidente; é muito conhecido por suas manobras incríveis, e por ter participado de um videocliple da banda Metallica. A história inspiradora do curitibano Felipe Nunes é registrada ao longo do vídeo da música “Too Far Gone”, no qual é possível ver, além de imagens inéditas do skatista, a evolução do atleta ao longo dos anos.

Nando Araújo e Felipe Nunes (fotos: arquivos pessoais)

Além dos paratletas do skate, teremos ainda as presenças do Bboy Perninha @bboyperninha94 e da BGirl Maia @maiamajestic no Breaking. Esse estilo de dança mais conhecido como break dance, será incluído como uma das modalidades nos Jogos Olímpicos que serão realizados em Paris 2024. A ideia de incorporar o breaking nos Jogos de Paris é uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de trazer a audiência dos jovens para a competição. Na edição de Tóquio, o surfe e o skate tiveram esse papel.

Bboy Perninha e Bgirl Maia (fotos: arquivos pessoais)

Em fevereiro, a programação do Sesc Verão traz aulas abertas de LPO LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO (LPO) E PARALÍMPICO. O levantamento de peso tem origens antigas. Ele era praticado pelas antigas sociedades egípcia e grega. Desenvolveu-se como um esporte internacional principalmente no século XIX e é um dos poucos esportes que participaram dos primeiros Jogos Olímpicos modernos em Atenas, em 1896. Em rio Preto vamos contar com a presença de com Letícia Lucas @leticialucas.ferreira (paratleta), Jaqueline Ferreira (campeã panamericana), Rogério Ricardi (campeão sulamericano master) e Alan Lima @alanlima12c (campeão brasileiro).

Letícia Lucas e Alan Lima (fotos: arquivos pessoais)

Programação em Rio Preto

divulgação

ESCALADA – com a participação dos atleta Renan Denardo e Marina Dias
A escalada se tornou rapidamente uma sensação nos Jogos Olímpicos e o Sesc Verão não poderia deixar trazer a experimentação dessa modalidade empolgante. Venha se arriscar em diversas vias e se inspirar com a presença do atleta Renan Denardo, campeão paulista 2023 e campeão da copa do Brasil 2023 e Marina Dias, campeã mundial de para-escalada.
Dias 6 e 7/1, sábado e domingo, das 9h30 às 18h30
Ginásio de Esportes. Livre. Inscrições no local. Grátis.


ESCALADA NA ÁGUA – com Equipe Altitude
A escalada pode ser considerada um jogo. O escalador tem que decifrar os mistérios e os segredos da via que vai subir e principalmente a maneira de como vai ultrapassá-los, é uma mistura de força, equilíbrio, resistência e principalmente inteligência. Nesta atividade, dois educadores convidarão o público do parque aquático a se aventurar na parede de escalada instalada na piscina semiolímpica.
De 6 a 12/1, terça a domingo, das 14h às 18h
Parque aquático – piscina semiolímpica. A partir de 7 anos. Grátis. Nos finais de semana, exclusivo para credenciais plenas. Atenção: para atividades no conjunto aquático todos devem ter o exame dermatológico válido.

Divulgação

GINÁSTICA ARTÍSTICA E DE TRAMPOLIM – com participação das atletas Alice Gomes (ginástica de trampolim) e Lorrane dos Santos (ginástica artística)
Circuito de ginástica artística para experimentação da modalidade em suas várias possibilidades. No dia 13, da atleta medalhista em mundial, Lorrane dos Santos, e no
dia 14, com a atleta Alice Gomes, da seleção brasileira de ginástica de trampolim.
De 9 a 12/1, terça a sexta, das 14h30 às 21h30
Dias 13 e 14/1, sábado e domingo, das 10h às 18h30
Ginásio de Esportes. Livre. Inscrições no local. Grátis.

ÁGUAS BRINCANTES – com GAL (Grupo de Apoio à Loucura)
Aqua Performers jogam com teatro, música, dança e diversão nas áreas da piscina do Sesc Rio Preto. As ações com interação ativa do público, referenciam esportes que integrarão os Jogos Olímpicos 2024 e contam histórias, movimentam o espaço e alertam sobre a importância de hábitos simples como usar filtros solar e beber água durante as brincadeiras de verão.
De 13/1 a 4/2, sábados e domingos, das 14h às 18h.
Parque Aquático. Livre. Grátis. Exclusivo para credenciais plenas. Atenção: para atividades no conjunto aquático todos devem ter o exame dermatológico válido.

Divulgação

GINÁSTICA RÍTMICA – com presença da atleta Jéssica Maier
A Ginástica Rítmica, ou simplesmente GR, vem ganhando destaque no país com expressivos resultados internacionais. Venha experimentar essa belíssima modalidade que une ginástica e dança, com monitoria de atletas locais.
No dia 21, teremos a participação da ex-atleta da seleção brasileira de GR, Jessica Maier, campeã panamericana e participante das Olimpíadas Rio 2016.
De 16 a 19/1, terça a sexta, das 14h30 às 21h30
Dias 20 e 21/1, sábado e domingo, das 10h às 18h
Ginásio de Esportes. Livre. Grátis.

SURFITNESS BOARD – com Abajur Eventos
Que tal experimentar as movimentos corporais necessários para surfar sem precisar entrar na água? Com um design diferenciado, as pranchas de surfitness board são desenvolvidas para mimetizar as sensações do esporte obtidas na água. A instabilidade proporcionada pelo sistema do equipamento gera um grau de dificuldade único na execução de cada exercício. Durante esta experiência também é possível experimentar exercícios relacionados ao treinamento funcional, yoga, entre outros.
Dia 26/1, sexta, das 16h às 20h
Dias 27 e 28/1, sábado e domingo, das 14h às 18h
Sala de Expressão Corporal 1. A partir de 7 anos. Grátis.

TRANSTIF – com Abajur Eventos
Idealizado para momentos de lazer, esporte, serviço, travessias, translado e outros, o Transtif possibilita a você realizar uma caminhada tranquila e segura sobre qualquer superfície aquática ou pantanosa. Nesta atividade, os participantes poderão experimentar essa forma diferente de se locomover na água.
Dias 27 e 28/1, sábado e domingo, das 14h às 18h
Parque aquático – piscina semiolímpica. A partir de 7 anos. Grátis.

divulgação

LUTAS PARALÍMPICAS – com a participação de Alana Maldonado (judô), Carminha Oliveira (esgrima) e Nathan Torquato (taekwondo)
Teremos a oportunidade de vivenciar e experimentar modalidades paralímpicas como o judô, a esgrima e o taekwondo.
Participações dos atletas Alana Maldonado e Carminha de Oliveira no dia 27, e Nathan Torquato no dia 28.
De 23 a 26/1, terça a sexta, das 14h30 às 21h30
Dias 27 e 28/1, sábado e domingo, das 10h às 18h
Ginásio de Esportes. Livre. Inscrições no local. Grátis.

Divulgação

SKATE E BREAKING – com a participação de Nando Araujo (skatista cego), Felipe Nunes (skatista amputado), Vitória Mendonça (das principais skatistas do país), Bbboy Perninha e da Bgirl Maia.
Manobras do street skate e do breaking prometem movimentar o Sesc Rio Preto, em uma pista de street montada no ginásio para quem quiser experimentar e se envolver com as modalidades.
Participações especiais de atletas de ambas as modalidades, sendo:
– Nando Araújo, skatista cego muito conhecido nacionalmente no dia 4.
– Felipe Nunes, skatista amputado também muito conhecido por suas manobras e por participar de clipe do Metallica, dias 3 e 4.
– Bboy Perninha (Lucas Machado), que uma má formação deixou uma das pernas mais curta, não o impediu de atuar no breaking com altas manobras e virar referencia mundial na modalidade; e Bgirl Maia, das principais bgirls do país, vem diretamente de Brasília representar as mulheres na modalidade. Ambos nos dias 1, 2, 3 e 4.
De 30/1 a 2/2, terça a sexta, das 14h às 21h30
Dias 3 e 4/2, sábado e domingo, das 10h às 18h
Ginásio de Esportes. Livre. Inscrições no local. Grátis.

ESCALADA COM TOBOGÃ AQUÁTICO –  com Fluture Arte e Cultura
Duas sensações em uma única atividade, você escala uma parede com pontos de fixação por um lado até o topo e desce escorregando por uma rampa inclinada pelo outro lado.
Dias 10 e 11/2, sábado e domingo, das 14h às 18h
Parque aquático – piscina semiolímpica. A partir de 7 anos. Grátis. Exclusivo para credenciais plenas. Atenção: para atividades no conjunto aquático todos devem ter o exame dermatológico válido.

LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO (LPO) E PARALÍMPICO –  com Letícia Lucas (paratleta), Jaqueline Ferreira (campeã panamericana), Rogério Ricardi (campeão sulamericano master) e Alan Lima (campeão brasileiro).
Não apenas força, mas muita técnica e treino para conseguir levantar peso como esses atletas que representam ou já representaram o Brasil em competições nacionais e internacionais.
Quer experimentar e aprender um pouco dessas técnicas? Então não perca essa oportunidade!
Letícia Lucas, vice-campeã brasileira de para-halterofilismo e Jaqueline Ferreira, campeã panamericana e campeã mundial universitário, vão estar presentes no dia 17 de fevereiro, às 15.
Rogerio Ricardi, campeão sulamericano master, e Alan Lima, campeão brasileiro e paranaense estarão conosco nos dias 17 e 18 de fevereiro, às 15h.
Dias 15 e 16/2, quinta e sexta, das 14h30 às 21h30
Dias 17 e 18/2, sábado e domingo, das 10h às 18h
Ginásio de Esportes. Livre. Inscrições no local. Grátis


SERVIÇO

Sesc Verão 2024

De 6 de janeiro a 18 de fevereiro 

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.