Série Cultura Imaterial Warao

16/06/2022

Compartilhe:

Buscando valorizar o protagonismo das pessoas que vivenciam a condição de migração e refúgio, compartilhando suas histórias, saberes e valores, a partir da representatividade de cada uma, o Sesc São Paulo conta o ano todo com ações socioeducativas sobre esta temática.

Assim, no âmbito das ações preparadas especialmente para o Dia Mundial do Refugiado, que acontece no dia 20 de junho, o Sesc São Paulo apresenta uma série de vídeos produzidos pela Agência da ONU para Refugiados – ACNUR, com a qual mantém um acordo de cooperação desde 1995.

Trata-se da série Cultura Imaterial Warao, que apresenta a diversidade cultural e os amplos conhecimentos dos Warao – povo indígena originário do Delta Amacuro, no nordeste venezuelano, que se deslocou de forma forçada para o Brasil em busca de proteção e meios dignos de vida.

É nesta perspectiva que o ACNUR desenvolve iniciativas que buscam garantir o acesso a direitos da população indígena em situação de refúgio por meio de abordagens específicas de acolhimento e estratégias diferenciadas de integração local.

Assim, como forma de reconhecimento de toda a ancestralidade e de seus saberes tradicionais, o ACNUR elaborou esta série, agora apresentada pelo Sesc São Paulo, registrando modos de vida e patrimônios imateriais dos Warao, resgatando suas tradições e fomentando um entendimento mais amplo sobre essa população.

Os vídeos que compõem a série são divididos em cinco diferentes abordagens, sendo elas: mito, alimentos e cura, língua, dança e canto. Veja a seguir:

Série Cultura Imaterial Warao – Mito

A história de Etoare, amigo de Auralá, aquele que é reconhecido como o primeiro ancestral Warao, representa o início dos acontecimentos que levaram os indígenas Warao – originários do Delta Amacuro, no nordeste venezuelano -, descerem à Terra.

Série Cultura Imaterial Warao – Língua

A língua Warao é livre, sem normas e regras, e possui sete dialetos de sete diferentes regiões. Para os indígenas, todos eles devem falar a língua com orgulho, independente do lugar, mantendo-a sempre viva e a ensinando às novas gerações.

Série Cultura Imaterial Warao – Dança

Na dança Warao, entre os indígenas, tanto os homens quanto as mulheres participam. É, principalmente, na presença de Yuruma, um alimento muito especial para eles, que a dança é realizada. Assim, os anciãos se reúnem e promovem uma grande festa feita para ser feliz, o baile.

Série Cultura Imaterial Warao – Canto

Para os indígenas de etnia Warao, o canto é um resgate dos antepassados. Muitas vezes, acompanhada pela dança, são feitas oferendas aos espíritos, de forma a restringir as doenças onde vivem.

Série Cultura Imaterial Warao – Alimentos e Cura

A natureza exerce um grande papel tanto na alimentação Warao como também na cura de suas doenças, causadas por desiquilíbrios espirituais e físicos. Dessa forma, diferentes plantas, como a folha de praia e o cariaquito, são utilizadas para combater os espíritos malignos, como diarreias e vômitos.

Clique aqui para ver mais sobre assuntos ligados à migração e refúgio.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.