Sesc Piracicaba e Rotas Afro promovem ação educativa étnico racial.

06/10/2023

Compartilhe:

Entre os meses de outubro e novembro, o Rotas Afro e o Sesc Piracicaba se unem para proporcionar aos estudantes da rede estadual de ensino de Piracicaba uma ação educacional enriquecedora sobre a cultura afro-brasileira. A parceria resultará em 20 edições do roteiro afro para escolas estaduais gratuitamente. Além disso, quatro edições serão abertas para professores, que podem se inscrever através do email rotasafro@gmail.com

Os roteiros culturais do Rotas Afro, realizados mensalmente, oferecem uma oportunidade única para os alunos conhecerem a história afro-brasileira por meio de caminhadas turísticas, culturais e tecnológicas. Esta iniciativa não apenas enriquece o currículo dos estudantes, mas também, contribui para o cumprimento da Lei 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas do país.

Ao destacar a importância da parceria, Julia Madeira do Rotas Afro, observou: “É fundamental promover a valorização da cultura afro-brasileira e o respeito à diversidade. Acreditamos que essa parceria proporcionará uma experiência enriquecedora para os estudantes e professores da nossa comunidade, colaborando com a construção de imaginários positivos baseados no pertencimento e na admiração acerca das culturas negras.”

A atividade integra a programação do projeto institucional Do 13 ao 20: (re)existência do povo negro, realizado pelo Sesc São Paulo em todas as suas unidades, que em 2023 tem como recorte temático as Ensinagens Negras, em referência aos 20 anos da Lei 10.639/03.

De acordo com Iuri Domarco Botão, responsável por esta programação no Sesc Piracicaba, oferecer a experiência amplia o repertório dos estudantes e educadores, e permite acessar a história da cidade de outra forma. “Propor a rota afro, que hoje cresceu e é realizada inclusive de forma independente do Sesc, tem como objetivo uma reparação histórica, um destaque a elementos e pessoas da história que foram ocultadas pela escravidão, racismo e eurocentrismo no mundo, no Brasil, e na cidade de Piracicaba”.

Sobre o Rotas Afro

O Rotas Afro é um movimento de preservação e valorização da memória afro-brasileira que realiza caminhadas turísticas e culturais que contam as histórias negras de quatro cidades do interior Paulista, sendo elas: Piracicaba, Campinas, Vinhedo e Rio Claro. O objetivo é contribuir com a construção de imaginários positivos acerca da história do povo negro no Brasil e promover espaços de descoberta de uma nova cidade.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.