O Circuito Sesc de Artes está chegando na sua cidade!

06/10/2023

Compartilhe:

O Circuito Sesc de Artes é um projeto itinerante que percorre ruas, praças e parques de diversas cidades do litoral, interior e Grande São Paulo, de 21 de outubro a 26 de novembroapresentando mais de 700 ações nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. 

A programação é totalmente gratuita e traz espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas. Pertinho de Guarulhos, as cidades de Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Arujá, Mairiporã, Santa Isabel e Atibaia vão receber atividades bem especiais. Se você é morador ou está ali por perto, dê uma olhada no roteiro e participe com a gente!

Todas as atividades são abertas para todo mundo. Não é necessário possuir a Credencial Sesc, basta chegar e convidar quem você conhece! Vem ver:

Bom Jesus dos Perdões
Dia 21/10, sábado, das 15h às 19h
Na Praça de Eventos Manoel Vicente da Costa Neves

Nazaré Paulista
Dia 22/10, domingo, das 15h às 19h
Na Praça Álvaro Guião

Arujá
Dia 28/10, sábado, das 15h às 19h
No Ginásio Habib Tannuri (Rua Maranhão, 386)

Mairiporã
Dia 29/10, domingo, das 15h às 19h
No Parque Linear (Rodovia Pref. Luiz Salomão Chamma, 429 – 475)

Santa Isabel
Dia 11/11, sábado, das 15h às 19h
Na Praça da Bandeira

Atibaia
Dia 12/11, domingo, das 14h às 18h
Na Praça da Matriz/Praça Claudino Alves (Em frente ao Centro Cultural André Carneiro)


As cidades de Bom Jesus, Nazaré, Santa Isabel e Atibaia vão receber atividades de artes, tecnologias e cinema como por exemplo oficinas de xilogravura e fotografia que trabalham grafismos indígenas, cinema em realidade virtual e mediação de leitura com a Cia Bambuzal de Histórias (SP/BA). Também recebem os DJs El Gato negro e Musicultura, que mostram um eclético cardápio musical com samba, bossa nova, rock, jazz, forró, cumbia, baião, reggae e rap.

Para quem é fã de samba, as mulheres do Samba de Dandara convidam Ayô Tupinambá e Raquel Tobias para dar voz a canções imortalizadas na história do samba e do país, com indiscutíveis raízes afro-brasileiras e indígenas. O espetáculo de teatro fica por conta do Terreiro Encantado (SP), que com bonecos, máscaras e muita música contam uma história baseada na antiga lenda do Negrinho do Pastoreio.

Já Arujá e Mairiporã recebem o Coletivo Malungo (SP), com uma oficina de autorretrato que busca motivar as crianças a se reconhecerem e valorizarem suas características únicas. Ainda na área de artes visuais e tecnologias, a oficina cordel de geladeira mostra como produzir ímãs de geladeira personalizados com xilogravuras. O espetáculo de circo fica por conta das Rainhas do Radiador (SP), três excêntricas palhaças que executam muitas acrobacias.

O grupo Batakerê (SP) também apresenta um espetáculo de dança que une a beleza da música, da dança e das brincadeiras afro-brasileiras numa combinação de saberes ancestrais. A mediação de leitura do Movimento Vem Brincar (SP) trata a literatura como um jardim: os livros são as sementes que germinam saberes e ideias. Pra melhorar, as praças recebem a discotecagem de DJ Tati Laser, com seleções de soul, r&b e rap underground.

O que é o Circuito Sesc de Artes?

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes concentra todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, e convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas. Estar em ruas, praças e parques e surpreender a rotina das pessoas de todas as idades, estilos e gostos. Esta é a vocação do Circuito Sesc de Artes, projeto que percorre, de 21 de outubro a 26 de novembro123 cidades do litoral, interior e Grande São Paulo e apresenta mais de 700 ações gratuitas nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. 

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o Circuito Sesc de Artes proporciona experiências e sensibiliza o encontro com a arte e a cultura. 

Veja como foi o Circuito Sesc de Artes em 2022!

Em 2022, também conversamos com diversas personalidades, ativistas e artistas das cidades visitadas para contarem um pouco sobre sua relação com seus territórios e sobre a importância de fomentar atividades de arte e cultura nesses espaços. Foi a série DESTINO: ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS. Dá uma olhada:

Confira a programação completa do Circuito 2023 no site.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.