…Silênsons… – Sons e silêncios em torno de Inori, de Stockhausen

25/11/2023

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Nos dias 25 e 26 de novembro, o Sesc Pompeia apresenta Inori, obra do alemão Stockhausen, apresentada por Christopher Clarino e dirigida por Flo Menezes. Abaixo, você confere o programa do concerto.

KARLHEINZ STOCKHAUSEN (1928-2007)
INORI

Christopher Clarino solista
Flo Menezes difusão eletroacústica

Escrita entre 1973-74, INORI é baseada em uma Fórmula musical que Stockhausen associa à magia. Nessa obra absolutamente ímpar, o compositor faz dos silêncios e dos gestos algo tão importante quanto os sons que a compõem.

Em sua minuciosa partitura, Stockhausen especifica em detalhes cada gesto que o intérprete deve fazer, sua duração precisa e o momento exato de sua execução. O solista gesticula movimentos ritualísticos de reza, conectando cada gesto a um determinado momento da Fórmula musical que estrutura toda a composição.

O único som emitido pelo intérprete, ao final da peça, é a sílaba mística HU, que, segundo Stockausen, é o mais sagrado de todos os sons, sejam eles emitidos por homens, pássaros, animais ou coisas. HU não pertence a nenhum idioma, mas todos os idiomas pertencem a HU. HU é o nome verdadeiro de Deus: um nome que nenhum povo e nenhuma religião podem reivindicar como seu.

Karlheinz Stockhausen (Alemanha, 1928-2007) é um dos mais importantes compositores da música contemporânea. Durante os anos 1960, participou do grupo Fluxus de arte e performance e criou o “grupo Stockhausen” para performances musicais eletrônicas. No final dos anos 1970, começou a utilizar sintetizadores e a explorar novas formas de composição através da música eletrônica. Entre os diversos prêmios que recebeu estão a “Medalha Picasso” da UNESCO e o “Polar Music Prize”.

Christopher Clarino é norte-americano. Percussionista, educador e performer, é formado pela Universidade da California em San Diego, Stony Brook University e Eastman School of Music. Sua dissertação de doutorado, “At the Intersection of American Sign Language and the Performer-Percussionist: A Hybrid Practice”, discorre sobre os papeis do gesto e da linguagem no repertório para percussão.

Flo Menezes especializou-se em Composição Eletrônica com Hans Ulrich Humpert no Studio für elektronische Musik de Colônia. Foi aluno de Pierre Boulez, Luciano Berio e Stockhausen. Ganhou os principais prêmios mundiais de composição da área, como Ars Electronica, Prêmio Luigi Russolo e Giga-Hertz Preis. É Professor Titular da Unesp e diretor do Studio PANaroma, por ele fundado em 1994.

…SILÊNSONS… – SONS E SILÊNCIOS EM TORNO DE INORI, DE STOCKHAUSEN

Idealização e Direção Artística: Flo Menezes
Performance: Christopher Clarino (gestos) e Flo Menezes (difusão eletroacústica)
Iluminação: Mirella Brandi
Técnico de Som: Vinicius Baldaia
Apoio: Studio PANaroma e PUTS (PANaroma/UNESP – Teatro Sonoro)
Assistente de Produção: Bordô Andrade
Direção de Produção: Jeanne de Castro

Foto: Christopher Clarino e Flo Menezes / divulgação

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