Territórios do Comum reúne iniciativas da sociedade civil para solucionar questões socioambientais

24/03/2023

Compartilhe:

Hospital das Plantas (foto), Urban Farm e Recifavela são alguns dos parceiros que atuam no Ipiranga e região e lideram iniciativas socioambientais

Territórios do Comum é um projeto voltado ao tema da cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilidades de colaboração, com foco nas ações realizadas por organizações não governamentais, coletivos e indivíduos engajados para transformar positivamente territórios e comunidades, bem como as políticas públicas. Diversas iniciativas da sociedade civil atuam de forma colaborativa e, constituem espaços de diálogo e de criação de tecnologias com mobilização social, que apontam soluções para questões emergentes em seus territórios. 

Baseado nisso, o Sesc Ipiranga reuniu três parceiros do bairro do Ipiranga, que são essenciais para o desenvolvimento de sustentabilidade na região. 

Criada em 2018, a Urban Farm Ipiranga promove a utilização de espaços ociosos dos grandes centros para a produção de alimentos sem uso de produtos químicos e agrotóxicos, com valorização da biodiversidade regional, resgate e preservação de hábitos culturais e alimentares. Além do cultivo de alimentos, propõe visitas, palestras, oficinas de cultivo e feiras de produtos orgânicos. 

O Hospital das plantas (Chácara Paraíso do Ipiranga) é uma iniciativa criada pela paisagista Marisa Carneiro e situada no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP. Exatamente como em um hospital, há internação, tratamento – geralmente feito com aplicação de nutrientes naturais, podas, adubagem, medição de ph do solo, troca de vasos e muito mais – até a recuperação dos pacientes. Também é possível a hospedagem de plantas no local para os devidos cuidados. Todos os dias, Marisa monitora a saúde dos “pacientes” que vão desde flores mais simples à árvores frutíferas e ornamentais. 

Formada por moradores da comunidade Vila Prudente, uma das mais antigas de São Paulo, a Recifavela é uma cooperativa de reciclagem que funciona em um galpão de fábrica desativado. Presidida por Cristiano Gonçalves Cardoso, a iniciativa atua na gestão de resíduos, no descarte e destino adequado de materiais e reúne movimentos sociais de catadores de recicláveis, que tem um papel fundamental na construção de um cenário mais sustentável para a sociedade.  

Além disso o programa de Minimização e Destinação Responsável de Resíduos do Sesc São Paulo, intitulado “Lixo Menos é Mais”, tem como missão contribuir para incorporação de princípios da sustentabilidade nas empresas. Seguindo o princípio dos 3Rs – Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos, o Programa associa as estratégias de gestão de resíduos aos parâmetros do consumo responsável, promovendo também oficinas, rodas de conversa e cine debates de sensibilização das pessoas para o tema. A programação completa das ações do Território do Comum e Lixo Menos É Mais está no Portal Sesc, em www.sescsp.org.br. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.