TRAÇOS URBANOS | Arquitetura reflete os desafios da cidade contemporânea

01/09/2022

Compartilhe:

PROJETOS ARQUITETÔNICOS REFLETEM DESAFIOS DA CIDADE CONTEMPORÂNEA

Por Luna D’Alama

A arquitetura espelha a sociedade e pauta a vida coletiva. É uma manifestação cultural muito antiga que traduz desejos e possibilidades dos grupos sociais. Tanto que muitas pessoas viajam para conhecer cidades e visitar seus marcos arquitetônicos, edifícios, parques e bairros. “No Brasil, porém, mais de 70% das construções são realizadas sem arquitetos. Essa é uma contradição que vivemos, por isso ainda temos tanto a fazer”, afirma Cristiane Muniz, diretora da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura e urbanismo fundada em 2001 na capital paulista.

Assim, observar a diversidade de propostas, formas, projetos e materiais utilizados nas construções – como vidro, aço, concreto etc. – é também um meio de refletir sobre as urgências urbanas, sobretudo em grandes cidades como São Paulo. “Entre as questões contemporâneas da capital paulista, estão edifícios vazios, abandonados ou subutilizados em áreas centrais, os quais poderiam amparar o direito fundamental à moradia. A arquitetura pode, sem dúvida, contribuir para resolver esses problemas”, defende Cristiane.

Dentre os princípios que pautam o trabalho do arquiteto contemporâneo, está a visão da arquitetura em três pilares: ela deve ser pública, democrática e inclusiva. “Os arquitetos atuam para garantir qualidade e sentido público aos espaços, seja uma casa, um edifício comercial, uma escola, uma praça ou um planejamento urbano. Mas sempre surgem novas demandas, pois a cidade é um território em constante transformação e disputa de poder”, pontua Fabio Valentim, coordenador da Editora Escola da Cidade, que, em coedição com as Edições Sesc São Paulo, lançou a Coleção Arquitetos da Cidade (2021/2022). “A arquitetura não é um assunto encerrado em si, mas o espaço onde todos nós vivemos”, completa.

Entre estéticas e técnicas

Coedição entre as Edições Sesc São Paulo e a Editora Escola da Cidade celebra o trabalho de escritórios de arquitetura que repensam a função das construções urbanas 

Os três primeiros livros da Coleção Arquitetos da Cidade (SIAA, gruposp e MMBB), lançados entre 2021 e 2022 pelas Edições Sesc São Paulo em coedição com a Escola da Cidade, concentram-se no trabalho dos escritórios paulistanos que dão nome aos volumes e que se dedicam ao enfrentamento dos desafios socioculturais dos centros urbanos. Cada obra foi organizada, respectivamente, pelos arquitetos Francesco Perrotta-Bosch, Marta Bogéa e Guilherme Wisnik.

O livro MMBB (2022), mais recente volume do trio de lançamentos, evidencia o projeto de transformação de uma antiga loja de departamentos, no centro de São Paulo, para abrigar a unidade do Sesc 24 de Maio – projeto encabeçado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e inaugurado em 2017 [Leia o Perfil O arquiteto dos encontros, publicado na Revista E nº 298, de agosto de 2021]. “Nesses livros, também contemplamos as unidades [do Sesc em] Franca, Ribeirão Preto, Marília e Limeira, ainda em processo de construção ou reformulação”, destaca Fabio Valentim.  

SERVIÇO

Coleção Arquitetos da Cidade – Edições Sesc São Paulo e Editora Escola da Cidade

Três primeiros volumes já lançados (entre 2021 e 2022): SIAA, gruposp e MMBB

Próximos volumes, ainda sem previsão de lançamento: H+F (org. Francesco Perrotta-Bosch), Apiacás (org. Alexandre Benoit) e Nitsche (org. André Scarpa). Mais informações: bit.ly/colecao-arquitetos

A EDIÇÃO DE SETEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, a reportagem principal (Palcos por todos os lados – LEIA AQUI) conta como espaços não convencionais, como hospitais, barcos, apartamentos e estações de trem, viram protagonistas de espetáculos criados para serem encenados fora do teatro. Esses trabalhos subvertem a lógica da tradicional caixa cênica, fomentam novas narrativas e borram as fronteiras entre artistas e plateia. Conheça, ainda, os destaques da edição 2022 do Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, que acontece de 9 a 18 de setembro, em Santos (SP).

Além dessa reportagem, a Revista E de setembro/22 traz outros conteúdos: especialistas da área da saúde e do esporte defendem que a escolha da atividade física mais apropriada para cada pessoa pode ser definida com a ajuda do autoconhecimento; entrevista com a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz que propõe um novo olhar para o passado, incluindo outras narrativas e protagonistas na trajetória recente de nosso país; conheça a trajetória de Letieres Leite, maestro baiano cuja sonoridade ancestral ampliou as bases da música afro-brasileira; a jornalista e cofundadora da Agência Pública Natalia Viana é a convidada do Encontros desta edição e fala sobre os desafios do jornalismo investigativo; conheça projetos arquitetônicos que, com o objetivo de pautar a sociedade e a vida coletiva, refletem os desafios da cidade contemporânea; depoimento da atriz e roteirista Cláudia Abreu, que esteve em cartaz no Sesc 24 de Maio, em julho, com o monólogo Virginia, de sua autoria – sobre a obra da escritora britânica Virginia Woolf; artigos de Fernanda Kaingáng e André de Paiva Toledo refletem sobre conceito, história e questões jurídicas da biopirataria, que consiste na exploração ilegal da biodiversidade e dos saberes tradicionais associados a ela; na seção literária, texto do psicanalista e escritor Caio Garrido sobre os dilemas existenciais de um bebê nascido em maio de 2020; o Almanaque desta edição dá seis dicas de lugares em São Paulo para desconectar da cidade, olhar para dentro de si e relaxar.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / YouTube

A seguir, leia a edição de SETEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E com você para onde quiser!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.