“Transbordar: Transgressões do Bordado”: mostra inédita está em cartaz no Sesc Pinheiros

26/11/2020

Compartilhe:

Em cartaz até 8 de maio, a mostra Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte reúne mais de 100 obras sobre os significados da arte do bordado. Público pode realizar visita gratuitamente, mediante agendamento prévio.

Obras de arte históricas e contemporâneas, em sua maioria nacionais, que refletem sobre o lugar do bordado na arte dos séculos XX e XXI compõem a exposição inédita Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte, em cartaz no Sesc Pinheiros e com agendamento de visitas em sescsp.org.br/pinheiros.

Com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni, a mostra reúne obras de mais de 30 mulheres e homens artistas que se utilizam do bordado como um meio expressivo contestador de hierarquias estéticas e sociais. São nomes como Ana Miguel, Anna Bella Geiger, Arthur Bispo do Rosário, Beth Moysés, Fabio Carvalho, Fernando Marques Penteado, Jucelia da Silva, Karen Dolorez, Leonilson, Letícia Parente, Lia Menna Barreto, Nazareth Pacheco, Pola Fernandez, Rodrigo Mogiz, Rosana Palazyan, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Sônia Gomes, Zuzu Angel, entre outros.

Com uma escolha criteriosa, a curadoria contempla, sobretudo, obras de artistas já reconhecidos no meio artístico e que utilizam o bordado em seus processos criativos, mas de modo crítico e subversivo, questionando os sentidos tradicionalmente atribuídos a essa arte, tais como “feminina”, “doméstica” e “dócil”.

A exposição discute ainda a ideia do bordado como um ornamento tido como fútil ou pouco funcional por meio de obras que incitam a pensar sobre diversos tipos de violência – contra a população infanto-juvenil, violência de gênero, violência racial, violência manicomial, gordofobia e LGBTQIA – tão disseminados na sociedade contemporânea.

Trans.bordando, Teresa Margolles. (Foto: Cortesia da artista e Gabinete TM)

“O bordado é uma prática artística carregada de significado. Frequentemente é associado a uma produção feminina, doméstica e artesanal.  Essas associações, no entanto, não devem ser vistas como naturais, e sim como fruto de uma história da arte e da cultura que se construiu a partir de divisões e hierarquias que, hoje, precisam e podem ser questionadas” – diz Simioni.

Estruturada a partir de dois módulos – Artificando o Bordado e Transbordamentos – a exposição traz ao público mais de 100 obras. A disposição dos trabalhos no espaço expositivo é, simultaneamente, histórica e temática. São criações realizadas por artistas mulheres e homens que têm no bordado um meio expressivo e um contestador social. 

Entre os destaques da mostra, há criações de Arpilleras, uma técnica chilena usada sobretudo por mulheres durante o período da ditadura como forma de denúncia e resistência. 

Fado indesejado, 2013/2016, Fábio Carvalho. Xale industrial bordado à mão. (Foto: Cortesia do artista)

No making of da exposição, a curadora  conta ainda sobre seu processo de pesquisa do bordado como professora e pesquisadora da USP desde 2005, até então pouco estudado dentro do campo da história da arte, e explicita melhor sobre as possibilidades subversivas dessa prática na arte contemporânea.

O público poderá visitar a mostra gratuitamente de terça a sexta, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo portal sescsp.org.br/pinheiros. O uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas, durante toda a visita.

Orientações de segurança para visitantes

O Sesc São Paulo retoma, de maneira gradual e somente através da reserva de horário e ingresso virtual, a visitação gratuita e presencial a exposições em suas unidades na capital, na Grande São Paulo, no interior e no litoral.

Para tanto, foram estabelecidos protocolos de atendimento em acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal:

• A entrada na unidade é permitida após a confirmação do horário reservado através do Portal do Sesc São Paulo.

• A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, são obrigatórias.

• Não será permitida a entrada de acompanhantes sem ingressos.

• Todas as unidades permanecem fechadas para visitação espontânea, exceto Interlagos e Itaquera.

• A proteção de todos é prioridade! Sugerimos que pessoas dos grupos de risco, conforme definido pelas autoridades de saúde, sejam preservadas neste momento.

Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, a capacidade de atendimento das exposições foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança foram distribuídas pelo local.

Serviço

Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte

Local: Sesc Pinheiros –  Rua Paes Leme, 195, Pinheiros

Período expositivo: 26 de novembro de 2020 a 8 de maio de 2021

Funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 20h. Sábado, das 10h às 14h. 

Reserva de horário: www.sescsp.org.br/pinheiros (acesse preferencialmente pelo computador)

Classificação indicativa: Livre

Grátis 

Limite de 4 ingressos por CPF. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.