Visitas acessíveis à exposição Cartas ao Mundo, de Bia Lessa no Sesc Avenida Paulista

05/05/2022

Compartilhe:

Performer observa a maquete tátil. Foto: Laysa Elias

Com concepção de Bia Lessa, a exposição-manifesto Cartas ao Mundo está em cartaz até 29 de maio de 2022. Na Praça, localizada no térreo do Sesc Avenida Paulista, a(o) visitante vai encontrar instalações, textos, colagens, filmes e performances.

Conforme o compromisso do Sesc São Paulo com a diversidade dos públicos, além da acessibilidade física nas unidades, as exposições possuem recursos de acessibilidade, como Libras, legendas, audiodescrição e recursos táteis.

Confira os serviços de acessibilidade da exposição Cartas ao Mundo.

Audiodescrição, áudio guia, recursos táteis e tradução em Libras, acessíveis por meio de QR Codes.

QR Code para conteúdo online. Foto: Carol Vidal.

Ao longo da exposição o visitante encontrará QR Codes para acesso ao conteúdo online para os recursos de áudio e imagem. Há também um carrinho de recursos táteis (disponível por intermédio dos educadores da exposição).

A equipe educativa disponível ao atendimento de pessoas com deficiência.

Educadora atendendo o público. Foto: equipe educativa.

Maquete tátil tridimensional articulada da exposição contendo objetos imantados das três fases dos movimentos (Asfixia, Mercadoria e O Comum).

Equipe de educadoras alterando a maquete para a exposição “Mercadoria”. Foto: Carol Vidal.
Mapa tátil do Largo do Paissandu e seu entorno. Foto: Carol Vidal.

Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.

O projeto de acessibilidade foi desenvolvido pela empresa Arteinclusão Consultoria, formada por Amanda Tojal e Claudia Aoki.

Amanda Tojal é museóloga e educadora de museus. Graduada em Educação Artística pela Faculdade Armando Álvares Penteado e Pós-graduada em Museologia pela Faculdade de Sociologia e Política de SãoPaulo. Mestre em Artes e Doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Claudia Aoki é Assistente de consultoria em acessibilidade cultural e produção de recursos de acessibilidade em exposições e instituições educativas e culturais. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNICID-Universidadeda Cidade de São Paulo, técnica contábil com especialidade em gerenciamento financeiro e administrativo.

Na quarta, 11/5, às 19h, Amanda e Claudia estarão no encontro “Ações Inclusivas: proposta de Acessibilidade Comunicacional em Exposições”. No espaço Tecnologias e Artes (4º Andar). Ingressos 30 min antes no local. Grátis.

Cartas ao Mundo

Visitação: até 29 de maio de 2022  

Horários: Terça a sexta, das 12h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 18h30.  

Exibição dos filmes: Terça a sexta, às 19h30. Sábados, domingos e feriados, às 11h30, 14h30 e 17h30. Terça e sexta: “Asfixia”, quarta: “Mercadoria”, quinta: “O Comum”, sábados, domingos e feriados: 11h30 – “Asfixia”, 14h30 – “Mercadoria” e 17h30 – “O Comum”.  

Performances: Terça a sexta, às 19h e 20h30, sábados, domingos e feriados, às 10h, 11h15, 12h30, 14h, 15h30 e 17h15.  

Agendamento de grupos: agendamento.avenidapaulista@sescsp.org.br 

Local: Praça (Térreo)           

Conheça outras exposições acessíveis no Sesc SP!

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.