Semana Move: faça desse movimento um hábito

12/09/2023

Compartilhe:

De 23 de setembro a 1º de outubro acontece a Semana Move, um dos principais movimentos globais de combate ao sedentarismo. A campanha que, em 2023, chega a sua 11ª edição, é uma iniciativa da ISCA (International Sport and Culture Association), com coordenação do Sesc SP no continente americano e apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

Hábito que começa com um movimento

Com o tema “Faça desse movimento um hábito”, que convida a incorporar mudanças positivas e duradouras ao dia a dia, a Semana Move contará com a participação de diversos países da América Latina visando estimular reflexões e estratégias para a aquisição do hábito da prática de esportes e atividades físicas na rotina dos indivíduos, considerando o seu contexto social e o diálogo entre os parâmetros estabelecidos pela OMS e buscando promover a saúde física e mental dos participantes. 

As centenas de atividades ofertadas durante a semana, tanto nas unidades do Sesc quanto nas instituições parceiras, serão divididas em seis blocos, respeitando os interesses dos participantes, promovendo a interação dos públicos e fomentando a divulgação estratégica dos cursos:  

  • Move Academia
  • Move Esportes
  • Move Água
  • Move Criança
  • Move Zen
  • Move Empresa

Dentre as opções, o público vai encontrar aulas abertas, cursos, bate-papos com importantes nomes do esporte nacional, entre outras. 

Pedalada noturna

Com largada e chegada no Sesc Pinheiros, atividade marca o lançamento da Semana Move 2023 (Foto: Ricardo Ferreira)

Para o lançamento da Semana Move 2023 o Sesc Pinheiros realiza a tradicional Pedalada Noturna, um passeio ciclístico com um percurso de aproximadamente 20 km, passando pelas principais vias e pontos turísticos da cidade de São Paulo (como Dr. Arnaldo, Consolação, Teatro Municipal, Catedral da Sé, Av. Liberdade, Vergueiro, Paulista, Cardeal, entre outras). 

Clínica de Basquete, com Mahmoud Abdul Rauf

Ex-atleta da NBA circula por unidades do Sesc São Paulo contando trajetória no esporte e na militância contra o racismo (Divulgação)

Clínica esportiva que acontece nas Unidades Ipiranga, Itaquera, Rio Preto, Catanduva, Araraquara, Pinheiros e Consolação, além do município de Franca (no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes), em que o ex-atleta de basquete, que foi jogador da NBA nos anos 1990, conta sua trajetória no esporte e na militância contra o racismo, a discriminação e a intolerância religiosa.

Na água com Daniel Dias

Daniel Dias é Campeão Mundial e vencedor do Prêmio Laureus do Esporte Mundial (Divulgação)

Detentor do incrível recorde de 27 medalhas em Jogos Paralímpicos na natação. Campeão mundial e vencedor do Prêmio Laureus do esporte mundial por três vezes, Daniel Dias participa de programação no Sesc Mogi das Cruzes e convida o público a conhecer sua trajetória e suas conquistas. 

Atletismo paralímpico

Orgulhosas, Verônica Hipólito (esquerda) e Rosinha Santos (direita) exibem suas medalhas (Foto: Tânia Rego)

O Sesc Santo Amaro recebe as medalhistas paralímpicas Rosinha Santos e Verônica Hipólito, para um bate-papo sobre a inclusão pelo esporte, seguido por um treino com o público presente.

Vivência esportiva, com Tifanny Abreu

Acompanhada pela equipe feminina de vôlei sentado do SESI SP, Tifanny Abreu comanda vivência esportiva no Sesc Campo Limpo

A jogadora Tifanny Abreu, um dos destaques da maior liga de vôlei nacional, realiza uma apresentação e uma vivência esportiva no Sesc Campo Limpo, acompanhada pela equipe feminina de vôlei sentado do SESI SP.

Para além da prática, a proposta da programação é reforçar o papel do esporte como espaço de representatividade e de respeito à diversidade, valor fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.

Com atividades dentro e fora das unidades do Sesc, especialmente em diálogo com os territórios em que atuam, a Semana Move amplia experiências que possibilitem a continuidade na prática, reafirmando o seu papel como um agente de combate ao sedentarismo, promoção da saúde e bem-estar. 
 
Conheça a programação do Sesc SP na Semana Move em sescsp.org.br/semanamove 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.