Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um esporte que nos dá orgulho

foto: Christian Kadgien
foto: Christian Kadgien

O Brasil é o país do futebol - e isso todo mundo sabe!

Quantos que estão lendo esse texto já não sonharam em fazer o gol da vitória aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo? Ou de jogar ao lado de Neymar e até levantar a taça da Copa do Mundo?
Enfim, como já dizia a música do Skank, “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”.

Para alguns, a várzea certamente foi o mais próximo disso – já para outros, o que mais se aproximou foi o tradicional gol caixote, feito com chinelos mesmo, em plena rua.

Certamente isso se repete com os amantes – e praticantes – de outros esportes tidos como convencionais.
Se você, caro leitor, se identificou com os parágrafos acima, tranquilidade. Existem mais coisas entre o céu e a terra do que os peladeiros de rua que perdem o tampão do dedo.

Para você, que tem curiosidade ou vontade de iniciar uma prática esportiva “pouco abrasileirada”, preparamos um passo a passo de uma modalidade que vem ganhando os gramados do Brasil: o Punhobol (faustball, em alemão, ou fistball, em inglês). É um esporte coletivo semelhante ao voleibol, com pontuação e jogabilidade muito próxima do esporte que consagrou Giba, Nalbert, Bruninho, entre tantos outros. Com uma diferença: para golpear a bola, a mão do atacante deve estar fechada, daí seu nome – PUNHObol.

E para espanto geral (sim, como nunca ouvimos falar disso?), o Brasil é um dos maiores campeões de Punhobol dos Jogos Mundiais. Foi nesta modalidade, no ano de 1985 em Londres, que a seleção conquistou sua primeira medalha nos Jogos, seguida de uma prata em 1989 na Alemanha. Depois de uma longa trajetória entre pratas e bronzes, em 2009, na edição de Taiwan, a seleção Brasileira faturou o primeiro ouro no torneio.

Para os Jogos Mundiais de 2017, o Brasil é um dos favoritos ao lado da Alemanha e  Polônia.

Agora que a tradição ”brazuca “foi enraizada nessa modalidade, vamos ao passo a passo de como jogar.