Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

CatanduPedras!

A gente não pode sair de casa e curtir um show na unidade, junto com os amigos, mas isso não é empecilho. Se as pessos não podem vir ao Catandupedras, a edição de 2020 inova e vai até a casa dos amantes do rock! O Sesc Catanduva traz de volta o projeto de música Catandupedras, que apresenta muitas variações do bom e velho rock and roll, através do trabalho de bandas locais, da cidade de Catanduva e da região. Nessa inédita edição online, a programação celebra neste mês de julho o Dia Mundial do Rock, data que ficou mundialmente conhecida e registrada após a realização do grande encontro de músicos e bandas chamado Live Aid, em 13 de Julho de 1985. De lá pra cá, julho não poderia ser diferente: O mês do Rock no mundo, e o mês do Catandupedras no Sesc Catanduva!

Devido à pandemia do COVID-19, nesses tempos de isolamento social para prevenção da disseminação do vírus, as bandas que compõem o projeto terão a experiência de levar seus trabalhos a um número ainda maior de pessoas, através da internet, cada um na sua casa, com shows publicados  semanalmente na página do facebook do Sesc Catanduva. Todos os eventos vão acontecer nas quartas, às 20h30, pela rede social da unidade. Ou seja, é rock grátis e acessível pra todo mundo. 

O Catandupedras traz quatro bandas de rock e mais uma bate papo com o roqueiro e apresentador de TV Nasi, vocalista da banda Ira!, que vai estar em uma conversa virtual ao vivo no final do mês, com músicos e toda galera que gosta de rock. Ele vai trazer sua experiência pessoa, falar de sua carreira e dos desafios que os músicos enfrentam no cenário atual. 

Sente só a pedrada:

Abrindo a programação, no dia 1 de julho, tem a banda Mr. Maze Rockgrass. O grupo é composto por jovens músicos de longa data, e trazendo os clássicos do rock n' roll desde a década de 1950 até 1990, de uma forma diferente do habitual: ao invés do tradicional “power trio”, os artistas trazem a sonoridade de instrumentos atípicos ao estilo, como banjo, contra-baixo acústico, bandolim, violão e percuteria.

Seguindo com os shows em formato digital, a banda Shout Sisters! se apresenta no dia 8, com um repertório de releituras de clássicos do rock e em especial um tributo as “Mulheres do Rock”. A banda, composta exclusivamente por mulheres, musicistas há mais de 10 anos, surgiu da busca por espaço e representatividade feminina no cenário musical local. O nome da banda aliás, é inspirado em uma música da cantora, compositora e guitarrista americana Sister Rosetta Tharpe, artista responsável por misturar junto ao gospel o ritmo que seria futuramente conhecido como rock.

No dia 15 é a vez da galera da Motocircus botar para quebrar. Com  clássicos do rock que resgatam as origens do estilo e sua identidade, a banda chega trazendo um  repertório repleto de músicas e referências, com grandes nomes do rock. A parceria mais conhecida da banda é ao lado do guitarrista carioca Big Gilson, sendo as duas últimas turnês, shows de lançamento do cd ‘Aqui pra você’ indicado ao Grammy Latino 2014. A banda lançou seu primeiro CD autoral ‘Requiem for The Rockets’ em 2013 e em 2018 lançou o segundo album ‘The Greatest show on Earth’.

Completando a grade de shows do projeto, a banda Mother Jo’s House apresenta uma mistura de elementos e sonoridades. Para essa apresentação, a banda traz um repertório musical de músicas de Guns N’ Roses, Kiss, Alice Cooper, Skid Row, Aerosmith, entre outros grandes nomes do estilo. O grupo surgiu em 2018 , formado por Japa na bateria, Léo Barbeiro no baixo e Filipe Garcia na guitarra. No vocal, Jeff Stars, que entre outros feitos em sua carreira, já acompanhou Edu Falaschi (ex-Angra, Almah) em três shows da turnê 'Temple of Shadows In Concert’. Este último show do projeto acontece no dia 22, sempre às 20h30 no facebook do Sesc Catanduva. 

No final do mês, dia 29, fechando essa edição online do projeto, um convidado de peso na história do rock brasileiro. Em um bate-papo virtual e descontraído, Nasi, dá seu depoimento sobre o rock no Brasil, conta sobre suas influências na música, e fala um pouco de sua biografia, trocando experiências com roqueiros e roqueiras de Catanduva e com quem quiser participar. O encontro acontecerá por meio de plataforma virtual de reuniões. As inscrições poderão ser feitas antecipadamente, em link disponibilizado na página do Facebook do Sesc Catanduva, e estará disponível dez dias antes do evento, com vagas limitadas.

foto by Ana Karina Zaratin
Nasi. Foto: Ana Katina Zaratin.
 

As pedras rolarão no Sesc Catanduva! Se puder, fique em casa, e melhor ainda, fique com o Sesc Catanduva!