Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os 8 Passos do Yoga

Inspira. Respira. E não pira. O Sesc Pompeia apresenta sua nova websérie, Os 8 Passos do Yoga, que mostra os caminhos para quem pretende entender um pouco mais sobre esta prática milenar.  

Se você acha que yoga é apenas ter postura e contorcer o corpo, você se enganou. Yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de cinco mil anos que traz atividades integrativas para harmonizar o corpo com a mente por meio de técnicas de postura, respiração e meditação.  

Para que você conheça os pilares que sustentam essa prática indiana, o Sesc Pompeia apresenta uma série de vídeos semanais com dicas dos educadores de atividades físico-esportivas da Unidade. 

O primeiro vídeo explora os Yamas, pilar que fala sobre a nossa relação com o outro e se divide em cinco pontos: Aihimsa, a não violência, que pode ser a física, pensamentos ou palavras; Satya, que é a verdade; Asteya, que é não roubar os bens materiais ou ideias alheias; Brahmacharya, a moderação das nossas ações, ou seja, sabermos usar a energia física, mental e sexual; e Aparigraha, a não ganância, o desapego, saber atender as nossas reais necessidades.  

No segundo episódio, o tema são os Nyamas, pilar que contempla, para além da prática física, a conduta ética relacionado ao Yoga. Esse pilar também é dividido em cinco pontos: Saucha, que é limpeza; Santosha, que é gratidão; Tapas, determinação; Svadhyaya, que é o autoconhecimento; e Ishvara panidhana, força maior que rege e que está dentro de cada um de nós. 

O que vem por aí?

Lançada em 21 de junho, Dia Internacional do Yoga, a websérie 8 Passos do Yoga foi pensada especialmente para o ambiente digital e tem o objetivo de proporcionar conhecimento sobre essa prática, principalmente em tempos de pandemia e de isolamento social.  

Com episódios publicados semanalmente nas redes sociais do Sesc Pompeia, os próximos passos do yoga que comporão a websérie são os Asanas, Pranayamas, Pratyahara, Dharana,  Dhyrana e Samadhi. Todos os passos contemplados nos vídeos foram definidos por Patandjáli, conhecido como o autor dos Yoga Sutra, que são escritos milenares que compilam a prática e a filosofia do yoga e são replicados até hoje mundo afora.  

Ficou curioso para assistir aos próximos episódios? Vem com a gente descobrir a importância desses passos para a saúde e para a mente. Toda segunda-feira tem um novo passo em episódios publicados na página do Facebook e no perfil do Instagram do Sesc Pompeia. 

Namastê!